Cidadania para neto (mãe falecida)
Luma
Member
Olá! Preciso tirar uma dúvida, sei que há muitos tópicos sobre isso mas fica sempre uma dúvida...
É o seguinte: meu primo, neto de português gostaria de adquirir a cidadania, porém sua mãe (filha do português) é falecida.
Gostaria de saber qual seria a melhor maneira dele contornar essa situação? Pelo que entendi ele não teria direito à atribuição, somente à aquisição, estou certa? Ele precisa comprovar vínculo mesmo? Qual a maneria mais fácil e mais utilizada de se fazer isso.. ou qual vcs recomendam aqui no forum?
Além disso, preciso dizer que outras pessoas na família já obtiveram cidadania (descendentes do português em questão: filhos e netos), gostaria de saber se esse fato faz alguma diferença para ele ou se ele poderia usar de comprovação como vínculo já que quase toda a família se tornou portuguesa por processo de atribuição recentemente.
Por onde começar?
Grata!
É o seguinte: meu primo, neto de português gostaria de adquirir a cidadania, porém sua mãe (filha do português) é falecida.
Gostaria de saber qual seria a melhor maneira dele contornar essa situação? Pelo que entendi ele não teria direito à atribuição, somente à aquisição, estou certa? Ele precisa comprovar vínculo mesmo? Qual a maneria mais fácil e mais utilizada de se fazer isso.. ou qual vcs recomendam aqui no forum?
Além disso, preciso dizer que outras pessoas na família já obtiveram cidadania (descendentes do português em questão: filhos e netos), gostaria de saber se esse fato faz alguma diferença para ele ou se ele poderia usar de comprovação como vínculo já que quase toda a família se tornou portuguesa por processo de atribuição recentemente.
Por onde começar?
Grata!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Seu primo poderá pedir a atribuição (não existe mais aquisição para netos) ,mas terá que comprovar ligaçoes efetivas
O fato de outras pessoas da família terem conseguido a nacionalidade,não serve como provas efetivas
Veja nesse tópico algumas sugestões
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p1
Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:
A residência legal em território português nos últimos 3 anos anteriores ao pedido.
A deslocação regular a Portugal;
A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de aluguel celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis situados em Portugal;
A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no país onde resida.
A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.