Dúvidas sobre nova lei

Boa tarde, gente. Desculpa o inconveniente mas fiz o processo de atribuição da minha mãe há uns 3 anos por aqui e desde então não acompanhei mais a página e então, estou por fora das novas leis e com dúvidas sobre o processo para eu adquirir minha cidadania.
Minha mãe é a portuguesa, meu pai o declarante na minha certidão. Ele me registrou com menos de 3 meses após nascida. Eu preciso fazer a transcrição de casamento deles?
-->O problema é que eles nunca casaram. Meu pai já era casado na época com outra mulher. Após a morte da esposa dele, eles se aproximaram e recentemente fizeram uma declaração de união estável registrando que vivem juntos há menos tempo do que de fato vivem. Ou seja, eu não tenho documento comprobatório da união deles na época do meu nascimento, e eles não tinham contato para prova de que viviam juntos, pq na época que nasci, de fato eles não se viam.

Outra dúvida é sobre essa apostila, qualquer cartório faz? E sobre o selo, como funciona? Não precisa agora ir no consulado?

Comentários

• @Fernanda, se vc nasceu posterior a 1978, a maternidade ja está estabelecida.Apostilamento atualmente qualquer cartório faz.
  • Olá, @Fernanda Veloso, tudo bem?

como seus pais não se casaram, não há o que transcrever.
    Na sua certidão de nascimento reprográfica, qual o estado civil que aparece dos seus pais?

Apostilamento é feito em cartório de notas.
    Não precisa ir mais no consulado, como em 2016.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.