A cidadania da minha mãe ficou pronta. Posso dar entrada na minha?

Boa noite pessoal!

Primeiro quero agradecer muito pela ajuda de vocês!! Deu tudo certo com a atribuição da minha mãe!!

Minhas dúvidas agora são:
1) eu preciso fazer alguma coisa antes de dar entrada no meu processo de atribuição, por exemplo, precisa fazer Cartão do Cidadão dela ou já posso repetir o processo com a minha documentação?

2) Vi alguns posts de mudança de regra, mas não entendi muito bem. Mudou alguma regra/documentação pra atribuição?

3) Fiz o da minha mãe por Tondela e demorou 9 meses. Vi aqui no fórum que está muito demorado por lá. O mais rápido agora é Porto, é isso?

Obrigada!!

Comentários

• @Jadde..antes de fazer a sua atribuição terá q trancrever o casamento dos seus pais.
  • gbrgbr Member
    Como o OP não informou, primeiro seria interessante saber se os pais de fato foram casados. Uniões estáveis já representam um terço dos casamentos em certas classes sociais.

Vejo muito aqui no fórum falaram de transcrição como se fosse certeza que os pais se casaram, o que na época que fui fazer o meu processo só atrapalhou o entendimento do que eu tinha que fazer.

Fonte: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=1&idnoticia=2240&busca=1&t=censo-2010-unioes-consensuais-ja-representam-mais-13-casamentos-sao-frequentes-classes
  • Caro @gbr,

obviamente que o casamento só pode ser transcrito, se tiver ocorrido.
    Nós, aqui no fórum, falamos o caso comum. O forista que tem que identificar as exceções que permeiam seu caso, para que possamos ajudar melhor.
  • JaddeJadde Member
    Não entendi... Eles são divorciados há 5 anos e a certidão dela já foi feita com essa informação.
  • @Jadde, ao final do processo de atribuição o registro de nascimento é feito. Nesse momento a pessoa está registrada como solteira (assim como no nascimento). Após a atribuição tem que fazer as atualizações do estado civil na ordem que ocorreram, isso não é feito automaticamente. A transcrição de casamento é um processo a parte
    e acredito que não tenha sido feito ainda. Veja as duas primeiras postagens para as instruções http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    O divórcio tem que ser feita a homologação de sentença judicial estrangeira em Portugal e esse processo somente por meio de advogado que atue em Portugal.
  • @vladpen se o pai português for declarante precisa fazer a transcrição do casamento? Ou pode dar entrada direto?
  • JaddeJadde Member
    Boa tarde, pessoal! Eu li algumas postagens sobre a transcrição do casamento, mas ainda não entendi sobre o divórcio. Pelo que eu li, se o divórcio já está averbado, isso já é suficiente para transcrever o casamento. Mas onde do formulário eu informaria que eles são divorciados?
  • @Jadde, no requerimento para transcrição de casamento (link da postagem acima) não é informado o estado civil atual. Leia com atenção as duas primeiras postagens que tem as instruções de preenchimento e a documentação necessária.
    O divórcio, como já te falei, somente por via judicial em Portugal. Não tem como fazer sem advogado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.