Preciso de ajuda - Falta pouco p mim.

Pessoal agradeço bastante se puderem me ajudar, estou quase lá.
Processo que estou inciando: Bisavô Portugues x Vó Brasileira.
Docs que já tenho:
Certidão de nascimento do Português
Certidão de casamento do PortuguÊs ( casou-se em portrugal)
Certidão de Nascimento da minha vó.

Pergunta: Preciso da certidão de Óbito do Português? Ele morreu no Brasil.
O formulário que preciso preencher pode ser digitado ou precisa ser a próprio punho? Minha vó já é uma idosa.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73
Se trata desse formulário?

Eu tenho um amigo que mora em Porto, estarei com ele esse mês. Posso dar entrada nessa atribuição por ele?
Preciso de uma procuração em nome da minha vó para tal?
Só encontro informações sobre valor postal, mas não do processo pessoalmente.

Obrigado pela ajuda

Comentários

  • @André,
    não precisa da certidão de óbito. Procuração só são aceitas emitidas por parentes próximos ou advogados constítuidos. Se sua avó tiver mais de 70 anos, tb vai ter que enviar prova de vida feita no consulado.Se der entrada pessoalmente , pode pagar em espécie ( euros).
  • Bom dia!

    @Vlad Pen Levamos minha vó hj para uma presença consular em Araraquara, mas ele não quis emitir um prova de vida para ela. Parece que ele queria fazer o processo dela por aqui. Já viram algo parecido ?

    Obrigado
  • Agora estou em dúvida se faço uma prova de vida no cartório, ou procuro uma conservatoria que não peça prova de vida.
    Fiz o pagamento via cartão de crédito, existe alguma que não costuma pedir ?
  • @Felipe landim, ACP não aceita prova de vida feita no cartório, nem gaste dinheiro com isso. Pode mandar pra Tondela que também aceita pagamento por cartão de credito e não é tão rotineiro exigir prova de vida por lá.
  • @Daniel, obrigado pela dica.
    Para enviar por Tondela são os mesmos documentos de acp porto?

    Preciso transcrever o casamento dos pais do filho português?

    Obrigado
  • @Felipe landim, os documentos são os mesmos só que por Tondela vai ter que transcrever o casamento, não tem como evitar.
    Se for o caso de depois ser pedida prova de vida, Tondela aceita o documento feito em cartório.
  • Obrigado pela ajuda Daniel!

    Agora estou pesquisando no Forum como realizar uma transcrição.

    Você indicaria alguma conservatória?

    Valeu !!!
  • @Felipe pode enviar para Ponta Delgada.
  • @Felipe landim, minha mãe tem 88 anos e Tondela não exigiu prova de vida, concederam a cidadania por atribuição em 6 meses, ano passado. Creio que foi pelo reconhecimento por Autenticidade da firma no Formulário 1C
  • Obrigado!
    Vocês são demais !
  • Bom dia pessoal,
    O casamento dos meus bisavós acabou de ser transcrito por ponte delgada.
    Agora vou enviar a atribuição da minha vó, só que a certidão de nascimento dela, completou 1 ano agora em janeiro.
    Preciso fazer outra?
    Obrigado!
  • @Felipe landim, eu pediria outra! O custo é insignificante frente ao desgaste de cair em exigência!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.