AVISO: Transcrição de casamento + cartão cidadão + passaporte demorando demais no Consulado SP

Alguém já deve ter avisado por aqui que fazer esses processos pelo consulado de SP não valia a pena, mas eu não imaginava que seria um processo TÃÃÃÃÃÃO demorado. Eu já tenho cidadania portuguesa, já tinha passaporte, já tinha cartão cidadão mas me casei no Brasil e precisava transcrever meu casamento, juntei toda a papelada (que juro estava corretissima e sem nenhuma falha) e enviei para o consulado, paguei a taxa de urgência num processo que custa por volta de R$ 1.500.


Bom, passou dezembro, janeiro, chegou em fevereiro e eu nunca ouvi uma noticia do consulado. Comecei a me preocupar e ligar incansaveis vezes pra saber o que estava havendo, eles alegavam que tinha muita demada e que logo chegaria a minha vez. Chegou em março e nada, eu liguei novamente e um dos funcionários me explicou o processo: " A gente digitaliza e ai entra no sistema de todos os consulados"

Eles estavam levando tres meses para digitalizar um papel (?), ok. FInalmente hoje, liberaram para agendamento...

As únicas datas disponiveis são uma semana no final de Junho... E depois de ir lá, e eles pegarem minha altura, foto, biometria e talz, eu tenho que voltar lá para dar prosseguimento com o passaporte, ou seja, outro agendamento, de provavelmente mais tres meses?

Ou seja, quase 1 ano para fazer esse processo, sendo que minha amiga que mora em Portugal disse que levou 24h esse processo dela em Portugal e pela metade do preço que eu paguei aqui. Tinha planos de viajar mas tive sorte de não ser nada urgente ou extremamente necessário, mas me senti lesada e prejudicada pelo consulado.

Achei que precisava avisar as pessoas para que não passem pelo o que eu passei, se eu soubesse teria viajado com o passaporte brasileiro e feito o processo em Portugal, o desgaste (já que o consulado nunca te atende) + o tempo, não valem que esse processe seja feito aqui.

Comentários

Esta discussão está fechada.