Como faço se não tenho certidão de nascimento

Olá...Eu to vendo que vai ser praticamente impossível tirar minha dupla cidadania...Mas espero que alguem possa me ajudar;...
O meu bisavô veio de portugal no Navio Times em 1895. O único registro que temos é o que ele preencheu quando chegou ao brasil. Não consta nada de "útil".
Ele só preencheu a função, a idade e o nome completo.
Meu primo fez um tour por portugal em busca de documentos para fazer a arvore genealogica da família e nao encontrou nada sobre nosso bisavô...
Minha avó já faleceu.>E minha mãe está vivinha ....
Será que eu conseguiria a dupla cidadania? Antes terei que requerer a da minha mae certo?
O nome do meu bisavô: Manoel da Silva Leal
Idade quando chegou ao brasil: 21 anos
Profissão: Lavrador
Se for válido este unico registro que temos dele, como eu faço para requerer a minha cidadania?

Comentários

• Ai que tá

Oi rosângela..Eu não tenho muita coisa sobre ele...

Meu primo me repassou um email hoje..e até vi que algumas informações que postei estavam erradas...Culpa da minha mãe...
    Obrigado pela força!!!

Vamos lá..as unicas coisas que temos, são as informações abaixo:

Manoel da Silva Leal (seu bisavô), português, entrou no Brasil pela cidade de Santos no dia 10 de janeiro de 1891 a bordo do navio Times conforme consta da certidão de desembarque No. 8566 que possuo. Neste documento, ele declarou ter 24 anos e ser lavrador.

Manoel da Silva Leal casou com Maria Catharina da Silva (filha de portugueses – nasceu em Petrópolis/RJ), deste casamento nasceu sua avó materna, Eurides da Silva Oliveira.

Seu avô materno, Roberto Oliveira (nasceu em Resende) , também tinha o pai português – João Bento de Oliveira, mas não consegui achar a certidão dele.
  • Entao vai ficar muito dificil né...Porque ele so informou idade, profissao e nome completo...
    To vendo que vai ser impossivel tirar minha cidadania...
  • Eu começaria dando alguns chutes tipo, ligue para Conservatória de Bragança 90% dos portugueses vieram de lá.
  • Rosangela

sera que a Samantha tem direito? A linha de tranmissao dela foi quebrada.
    O bisavo q era portugues. E a avo ja morreu nao eh isso?

Acho que no caso dela somente a mae teria direito por naturalizacao se achassea certidao do bisavo.

E mesmo assim, nao daria para passar pra Samantha pois ela eh maior de idade. To certa?

Me corrija se estiver errada.

abs
  • Obrigado pela informação Eliana....Vou tentar!!
    Minha avo faleceu, mas eu tenho certidao de obito, casamento, nascimento, dela...
    E faria a cidadania da minha mae e minha....
  • samanta

boa tarde
    eu passei por varios dcs "de idas e vindas nos cemiterios e cartorios
    obito,certidão de casamento,RE memorial do imigrante ate mesmo dcs
    que nem iria usar"

primeiro liga no CONSULADO E TENTA ...localizar algum resgistro

no memorial do imigrante pode pedir segunda via da modelo 19
    e na P F o doc que chama sincre

tente localizar a certidão de casamento
    (pessa no cartorio a habitaçao de casamento)
    lá consta tudo sobre o imigrante

CASO não encontre o cartorio
    tente um palpite de 10 em 10 anos
    e faça a busca atraves (arpen ou corregedoria do estado é gratuito)

BOA SORTE

ATT:marcelo carvalho
  • Pessoal alguem responda aqui para tirar minha duvida.

Acho que no caso da Samantha nao ha jeito. A avo era brasileira e ja morreu!
    Somente para a mae dela que seria por NATURALIZACAO. Confere?

SE a Samantha for maior de idade nao havera como passar a cidadnaia para ela,mesmo a mae adquirindo.

abs
  • entao não tem como mesmo..
    MInha avó (filha do meu bisavô) faleceu....
    Que pena, gostaria muito de tentar pegar a cidadania;;..
    Obrigado pela ajuda de todos!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.