Prazo de validade dos docs no Brasil e os enviados a Portugal

editado March 2019 em Outros assuntos
Olá!
Não me.lembro quem me passou uma informação de que os documentos para processos de atribuição, que são enviados do Brasil, no formulário 1C, tem a validade de 6 meses, é isso mesmo?
Como é isso? esse prazo é a partir da data em que os documentos são retirados aqui no Brasil, ou a partir de quando chegam em Portugal? Se tirei os documentos apostilados, em novembro de 2018 (ano passado) posso enviar para Portugal até quando?

Comentários

  • @Suzie Figueiredo, as certidões devem até um ano da data de emissão quando da abertura do processo.
  • @Daniel Henriques,
    desculpe minha ignorância, mas não entendi direito; as certidões devem o que?

    Espero que vc possa compreender minha dúvida, assim; entendi que a partir da data que envio o processo para Portugal, ou seja, quando eles começam a trabalhar nele, é que contam o prazo de validade dos documentos, até um ano, que eles tem pra enviar de volta pra mim, é isso?
    Mas suponhamos que eu tire os documentos hoje e apostile, e não tenho ainda o dinheiro para enviar, até quando posso ficar com eles aqui, sem que eu perca a validade dos carimbos?
  • @Suzie Figueiredo, quando a certidão é emitida vem a data da emissão nela e as conservatórias pedem certidões emitidas até, no máximo, um ano. Não é a data de envio dos documentos e sim é a data dos documentos chegarem na conservatória. E também não tema nada relacionado com a conclusão do processo, quando seus documentos chegarem na conservatória seu processo será aberto e terá o trâmite normal, não importando mais a data da certidão.
    Suas certidões emitidas em novembro passado tem validade até novembro deste ano.
  • @Daniel Henriques,
    ah tá, agora entendi, que alívio, rs
    Muito obrigada pela instrução, Deus te abençoe.
    Boa noite.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.