julianafrg Duvidas

ola boa tarde, recebi o numero de assento da minha mãe, gostaria de saber se tem algum lugar para que eu possa consultar?
Outra duvida, vou transcrever o casamento dela para Portugal,(meu pai ja falecido que me registrou, envio a certidão de obito ou consigo pedir a certidão dele de nascimento normal, para que eu possa enviar? a certidão dele tem que ser apostilhada?). Para poder iniciar o meu processo de atribuição preciso esperar a transcrição e so depois posso enviar ate 2 processos juntos correto? desde ja agradeço.

Comentários

  • @julianafrg, para consultar tem que solicitar uma certidão. Pelo civilonline é o meio mais rápido, tem um custo de 10 euros. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Para transcrição de casamento tem que enviar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro, consegue solicitar normalmente no cartório aonde foi feito o registro de nascimento dele, tem que ser certidão inteiro teor apostilada.
    Para todas as informações sobre transcrição de casamento leia as duas primeiras postagens em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    "Para poder iniciar o meu processo de atribuição preciso esperar a transcrição e so depois posso enviar ate 2 processos juntos correto"
    Sim, primeiro tem que transcrever o casamento para depois poder fazer seu processo. Não entendi a quais dois processos você está se referindo, são dois processos de atribuição de nacionalidade?
  • julianafrgjulianafrg Member
    editado March 2019
    Ola @Daniel Henriques, obrigada pela explicação me ajudou bastante.(quando me referi a 2 processos me refiro a dois pedidos de uma vez só , meu e do meu irmão) outra duvida, se puder me ajudar. Preenchendo o requerimento de transcrição de casamento, me surgiu uma duvida, sigo continuando colocando a naturalidade dela Brasileira correto?
  • editado March 2019
    Sim, você pode enviar os dois processos, de atribuição para você e para seu irmão, já que um não depende do outro. Atente que não é possível compartilhar/aproveitar documentos entre esses dois processos, ou seja, cada conjunto de documentos para cada processo deve conter todos os documentos. Sugestão, use dois envelopes pardos, um para cada com a identificação "Atribuição Juliana" "Atribuição Fulano"

    Naturalidade é referente ao local de nascimento, essa nunca muda. Nacionalidade da sua mãe no requerimento de transcrição de casamento dela será "Portuguesa", porque a atribuição de nacionalidade (se esse foi o caso dela) retroage ao nascimento. No tópico de Ponta Delgada linkado acima tem algumas perguntas e respostas sobre dúvidas de preenchimento do formulário.
  • julianafrgjulianafrg Member
    editado March 2019
    @jhmelman estava lendo agora,mas na explicação esta escrito que não(NATURALIDADE: cidade, estado e país de nascimento. Mesmo que um dos nubentes tenha adquirido a nacionalidade portuguesa originária, o local de nascimento é de acordo com os dados da certidão de casamento.
    O assento português indicará a nacionalidade) Na transcrição só existe o campo NATURALIDADE. e depois se nasceu em Portugal ou no Brasil. me desculpe a pergunta, mas fiquei confusa, pq pela explicação deles, eu entendo que preencho tudo do Brasil mesmo, por ser de acordo com a certidão de casamento.
  • @julianafrg, pode tanto ser ela a solicitante como você. Quem for o requerente terá que ir ao cartório assinar e reconhecer firma por autenticidade do requerimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.