julianafrg Duvidas
ola boa tarde, recebi o numero de assento da minha mãe, gostaria de saber se tem algum lugar para que eu possa consultar?
Outra duvida, vou transcrever o casamento dela para Portugal,(meu pai ja falecido que me registrou, envio a certidão de obito ou consigo pedir a certidão dele de nascimento normal, para que eu possa enviar? a certidão dele tem que ser apostilhada?). Para poder iniciar o meu processo de atribuição preciso esperar a transcrição e so depois posso enviar ate 2 processos juntos correto? desde ja agradeço.
Outra duvida, vou transcrever o casamento dela para Portugal,(meu pai ja falecido que me registrou, envio a certidão de obito ou consigo pedir a certidão dele de nascimento normal, para que eu possa enviar? a certidão dele tem que ser apostilhada?). Para poder iniciar o meu processo de atribuição preciso esperar a transcrição e so depois posso enviar ate 2 processos juntos correto? desde ja agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para transcrição de casamento tem que enviar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro, consegue solicitar normalmente no cartório aonde foi feito o registro de nascimento dele, tem que ser certidão inteiro teor apostilada.
Para todas as informações sobre transcrição de casamento leia as duas primeiras postagens em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
"Para poder iniciar o meu processo de atribuição preciso esperar a transcrição e so depois posso enviar ate 2 processos juntos correto"
Sim, primeiro tem que transcrever o casamento para depois poder fazer seu processo. Não entendi a quais dois processos você está se referindo, são dois processos de atribuição de nacionalidade?
Naturalidade é referente ao local de nascimento, essa nunca muda. Nacionalidade da sua mãe no requerimento de transcrição de casamento dela será "Portuguesa", porque a atribuição de nacionalidade (se esse foi o caso dela) retroage ao nascimento. No tópico de Ponta Delgada linkado acima tem algumas perguntas e respostas sobre dúvidas de preenchimento do formulário.
O assento português indicará a nacionalidade) Na transcrição só existe o campo NATURALIDADE. e depois se nasceu em Portugal ou no Brasil. me desculpe a pergunta, mas fiquei confusa, pq pela explicação deles, eu entendo que preencho tudo do Brasil mesmo, por ser de acordo com a certidão de casamento.