Abrir empresa individual em Portugal

Esta questão não está relacionada diretamente com cidadania, mas como muitos aqui tem informações sobre procedimentos talvez possam me ajudar, vou explicar.
Eu tenho interesse em ter o equivalente a um CNPJ em Portugal para emitir Nota Fiscal de prestação de serviço de desenvolvimento de software, já busquei informações mas só encontro abertura de empresas para residentes em Portugal ou com vistas a pedir cidadania, o que não é meu caso por enquanto.
Como será apenas prestação de serviços, não haverá instalação física nem outras coisas pertinentes a uma pequena empresa, será individual e com trabalho a distância, se for preciso posso indicar um endereço de parente em Portugal para correspondência e já tenho NIF definitivo e conta em banco português...alguém tem alguma informação ou indicação sobre este assunto?

Comentários

  • editado March 2019
    Olá @Vlad Lopes,

    Abrir empresa é um processo que exige um pouco de paciência e nalguns casos, pode ser feito online.

    Veja os links a seguir:
    https://bde.portaldocidadao.pt/evo/Templates/GeralEO.aspx?NRNODEGUID={0AB79FDE-92FE-4BEF-84CE-962D954F4D59}

    http://pme.pt/como-abrir-empresa-online/


    Existe toda a informação para constituição de uma empresa.

    Pelo que percebi precisa ser residente ou pelo menos ter um dos sócios como residente.
  • Ola @caiodib, entendi ate agora o mesmo que voce, sempre pelo menos um dos sócios deve residir em Portugal e eu nem queria ter sócio, minha idéia é mesmo empresa individual e virtual..mas esta mesmo parecendo que não existe esta possibilidade.
    Obrigado pelo retorno
  • Uma observação: você não precisa se limitar a abrir a empresa em Portugal, você pode abrir em qualquer lugar da UE e prestar serviços para Portugal (e não tem nada de ilegal nisso*), por isso que é comum ver uma "concentração" de empresas em Irlanda, Holanda, Luxemburgo, Malta.
    *(Tem uns cursos gratuitos no Coursera, da Univesidade de Lund na Suécia, que falam sobre empreender na UE - em inglês - e questões de serviços transfronteiriços na UE)

    Existem sites, como o Clevver (e possivelmente outros) que oferecem serviços de constituição local de empresas, mas cobram por isso (não tenho nem ideia se é barato ou não). O Clevver não oferece serviço de constituição local de empresas em Portugal.

    Aparentemente você não "escapa" de ter um contador/representante local, sendo não-residente, mesmo que seja nacional português.
  • @jhmelman , obrigado pela dica, vou procurar por estas alternativas, na verdade o primeiro serviço que tenho nem é para Portugal, pensei em abrir lá por conta de já ter Conta Bancária, NIF, parentes com endereço e grande interesse de residência e cidadania (sou um neto sem ligações efetivas) no futuro, assim já iria ajustando as coisas numa boa direção.
    Como no momento o interesse maior é em prestar o serviço mesmo, vou buscar alternativas fora de Portugal também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.