dúvida - estado civil desatualizado

Sou filha de português. Meu pai já mudou de estado civil duas vezes - casou-se e divorciou-se - e infelizmente fazer a transcrição dessas mudanças será impossível.

Minhas dúvidas são: 1) é necessário que averbar casamento e divórcio para que eu tenha a nacionalidade atribuída e 2)na minha certidão de nascimento de inteiro teor consta o estado civil do meu pai?

Comentários

• Mariana

Seu pai é o prtugues e se foi ele quem fez o seu registro de nascimento, não há necessidade de averbar nada, voce precisa apenas informar o numero e ano de acento, nome da freguesi, concelho e conservatoria onde ele foi registrado, quando preencher o formulario 1C.
  • sim, só para esclarecer: quando eu nasci, meu pai já era divorciado, e ele viveu em união estável com a minha mãe, então eu não sou uma filha havida no casamento. Por isso não sei se isso seria um óbice no processo.

Outra dúvida que eu tenho é a seguinte: depois que se consegue o assento, para pedir o BI e o passaporte, se trata direto no consulado? Enfim, depois de findo o processo em Portugal, recebemos uma carta e na posse dessa podemos ir ao consulado?
  • Mariana

Não importa qual o estado civil dele, ja que foi ele quem te registrou e é ele o portugues.
    Quando concretiza o processo de atribuição, eles enviam uma certidão com o seu numero de acento e ela serve para dar entrada no BI, que pode ser feito em Portugal, pessoalmente ou atraves do consulado portugues.
  • outra dúvida: no meu caso, irei fazer 3 processos, porque somos três irmãs - eu preciso de 3 originais da certidão do meu pai?
  • Mariana

Primeiro informe por onde vc vai fazer esses processos, direto por Portugal, via correios ou pelo consulado?
    Se vc for fazer enviando tudo pelo correio, como a maioria aqui da comunidade, vc não precisa enviar a certidão de seu pai, somente anotar o numero e ano de acento e o nome da freguesia, concelho e conservatoria de onde ele foi registrado, mas se vc quizer pode enviar uma copia simples da certidão dele, juntos com os seus documentos,não ha necessidade de ser a original,vcs vão fazer processos separados e basta anotar esses dados e se quizer tira copia da certidão dele e envia junto a cada processo.
  • mentira, sério???
    mas que maravilha!

eu tenho a certidão dele, estava já quase preenchendo os dados do cartão de crédito quando li seu post!

então vou enviar um cópia a eles da certidão, que tenho aqui, e é só colocar os dados no C1.

Posso enviar dois processos de uma vez, com dois vales postais, ou separadamente?
  • Mariana

Voce so pode fazer os processos separados, tem que ser 1 para cada uma e o vale tambem, coloque cada processo em um envelope com o nome de cada uma e depois pode colocar todos dentro de um envelope so, para gastar menos de correio, pelo SEDEX MUNDI.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.