dúvida - estado civil desatualizado
Sou filha de português. Meu pai já mudou de estado civil duas vezes - casou-se e divorciou-se - e infelizmente fazer a transcrição dessas mudanças será impossível.
Minhas dúvidas são: 1) é necessário que averbar casamento e divórcio para que eu tenha a nacionalidade atribuída e 2)na minha certidão de nascimento de inteiro teor consta o estado civil do meu pai?
Minhas dúvidas são: 1) é necessário que averbar casamento e divórcio para que eu tenha a nacionalidade atribuída e 2)na minha certidão de nascimento de inteiro teor consta o estado civil do meu pai?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Seu pai é o prtugues e se foi ele quem fez o seu registro de nascimento, não há necessidade de averbar nada, voce precisa apenas informar o numero e ano de acento, nome da freguesi, concelho e conservatoria onde ele foi registrado, quando preencher o formulario 1C.
Outra dúvida que eu tenho é a seguinte: depois que se consegue o assento, para pedir o BI e o passaporte, se trata direto no consulado? Enfim, depois de findo o processo em Portugal, recebemos uma carta e na posse dessa podemos ir ao consulado?
Não importa qual o estado civil dele, ja que foi ele quem te registrou e é ele o portugues.
Quando concretiza o processo de atribuição, eles enviam uma certidão com o seu numero de acento e ela serve para dar entrada no BI, que pode ser feito em Portugal, pessoalmente ou atraves do consulado portugues.
Primeiro informe por onde vc vai fazer esses processos, direto por Portugal, via correios ou pelo consulado?
Se vc for fazer enviando tudo pelo correio, como a maioria aqui da comunidade, vc não precisa enviar a certidão de seu pai, somente anotar o numero e ano de acento e o nome da freguesia, concelho e conservatoria de onde ele foi registrado, mas se vc quizer pode enviar uma copia simples da certidão dele, juntos com os seus documentos,não ha necessidade de ser a original,vcs vão fazer processos separados e basta anotar esses dados e se quizer tira copia da certidão dele e envia junto a cada processo.
mas que maravilha!
eu tenho a certidão dele, estava já quase preenchendo os dados do cartão de crédito quando li seu post!
então vou enviar um cópia a eles da certidão, que tenho aqui, e é só colocar os dados no C1.
Posso enviar dois processos de uma vez, com dois vales postais, ou separadamente?
Voce so pode fazer os processos separados, tem que ser 1 para cada uma e o vale tambem, coloque cada processo em um envelope com o nome de cada uma e depois pode colocar todos dentro de um envelope so, para gastar menos de correio, pelo SEDEX MUNDI.