Transcrição de casamento... está difícil!! Help

Olá, pessoal! Consegui a cidadania portuguesa de minha mãe e preciso averbar ou transcrever o casamento dela com meu pai para conseguir entrar com o processo da minha cidadania.. Juntei toda a documentação para entrar com os dois processos concomitantemente, mas, esbarrei num problemão: Preciso anexar  tb a certidão de nascimento de inteiro teor de meu pai, mas ele não sabe em que cartório do Rj está este registro. Tentei saber esta informação no cartório aonde eles se casaram mas a tabeliã disse que somente os cartórios de registro civil  de pessoas naturais tem a OBRIGAÇÂO de guardar  a certidão de nascimento por todo o tempo ( Pensei de existir uma cópia ou esta info lá, já que somos obrigados a apresentar a cert. de nasc. por ocasião do casamento...) Papai tem 76 anos... na identidade dele tb não tem nenhuma info que ajude... é daquelas antigas!! Estou estressada pois se não conseguir perderei o prazo de todas as outras certidões que já estão certidões comigo. Já tentei até no antigo quartel onde ele serviu como soldado... tá difícil!! Será que vcs teriam uma luz para mim?

Comentários

  • Gilcéia,

                   seu pai tinha carteira de motorista do Rio. Se sim e tirou ainda solteiro, é provável que encontre no site do detran. Quando tirei a minha ainda era daquelas sem foto e está lá a informação do cartório, livro, nº registro, folha.

                   http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

  • Cara Glicéia,

    tenho 3 sugestões para voce, pois passei ela mesma situação:

    - vá na igreja, se souber onde ele foi batizado, pois eles costumam ter direitinho os dados nos livros.
     
    - vá diretamente ao Instituto félix Pacheco, no estácio, onde era o presidio, em frente ao hospital da PM.No meu caso não deu certo, pois houve um incendio no IFP, e a parte dos meus dados foi queimada (sic..).

    - vá no arquivo nacional na pça da república, ao lado do hosp Souza Aguiar, se cadastre, e terá acesso aos livros de registro, onde estão registrados todos os nascimentos ocorridos no Brasil.Dará um pouco de trabalho, porque você não sabe qual o cartório, mas sabe a data (esperemos que seja o ano correto do registro).Tente saber ao certo qual o local (bairro) em que ele nasceu, pois isso ajudará a restringir os cartórios envolvidos (deu certo pra mim).

    Boa sorte.

    Abços

    Carlos Ferreira
  • Acho que é falta de vontade da mulher do cartório... A certidão de Casamento de inteiro teor deve constar essa informação.
  • É exatamente como o Serginho disse: Má vontade!!!

    Eu tbm não encontrava a certidão de nasc da minha avó (casada com meu avô Portuga). Liguei no Cartório da Vl Prudente (onde eles casaram) e ela me informou todos os dados, me deu até o telefone do cartório que ela foi registrada!
  • image* $€®ginho *:
    Acho que é falta de vontade da mulher do cartório... A certidão de Casamento de inteiro teor deve constar essa informação.
    Na minha certidão Casamento de IT consta somente: "com a apresentação dos documentos exigidos pelo art. 180 do Código Civil, números 1, 2 e 4."
  • Eu consegui a da minha mae de 78 anos procurando nos cartorios do bairro onde ela nasceu.
    Da minha avó, cuja data sempre esteve errada, consegui investigando o batizado e logo por eliminacao pedi no cartorio onde ja havia pedido, mas por nao procurar haviam dito que nao estava. Com os cartórios ha que insistir, pois por excesso de trabalho ou por pura ma vontade nao podem nao fazer as buscas.
  • image* $€®ginho *:
    Acho que é falta de vontade da mulher do cartório... A certidão de Casamento de inteiro teor deve constar essa informação.
    Obrigada, Serginho. Mas, infelizmente não tive esta info na certidão de casamento de int. teor...
  • Pessoal, obrigada!! Como na identidade dele consta " Distrito federal" como local de nascimento e considerando que o rj em 1936 era sede do governo e ele diz ter nascido no centro do Rio eu comecei a busca pelo cartório da Graça Aranha que inclusive soube que juntou-se a mais 2 cartórios ( 2º, 3º e 6º circ PN). O cartório me deu o singelo prazo de 30 DIAS para finalizar a busca... considerando que tenho mais uns 10 para ir... deprimente!! Se tiver sorte não perderei novamente as validades das outras certidões que já estão em meu poder!  Aliás, as dicas do Carlos Alberto e Guilherme são preciosas! Vou á luta!  Depois informo a vcs... bjs 
  • Eu iria tb na 6ª Circ. - Rua Teófilo Otoni, 188. Talvez esse centro em 1930 fosse Saúde, Gamboa, Pça Mauá, etc.
  • Não espere a resposta desse para ir nos outros, continue a busca sem desanimar. Vc vai conseguir!!!
    Boa Sorte.
  • Gilcéia,

    Entre no site: https://familysearch.org/search/  - Um exelente meio de pesquisa, foi atraves dele que descobri a certidão de casamento do meu avô. Após achar a data de casamento entre no site: http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/ - Onde possui todos os meios pesquisa sobre genologia.

    Ou você pode pesquisar diretamente nos cartórios de registros cívis - entre nesse site  veja qual cartório de uma Circunscrição de Registro das Pessoas Naturais se encontra a certdidão que você procura: http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/

    Achei a certidão do meu avô no Cartória da Ilha do Governador e pedi via postal.

    Boa Sorte!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.