Processos de Atribuição 2019

Prezados, Boa dia !

Li vários e vários posts neste fórum e de antemão já gostaria de agradecer a todas as pessoas que tem ajudado tanto os interessados na cidadania portuguesa. É muito legal tanta gente se ajudando assim, com dicas as vezes bem específicas.
Nessa procura, vi que existem diversos cenários que culminam em diversas formas e etapas de solicitar a cidadania desde posts de 2015. Eu diria que minhas dúvidas são bem simples, comparada com a maioria no fórum.
É o seguinte, estou ajudando a mãe da minha namorada a tirar a cidadania dela por ATRIBUIÇÃO, pois ela é filha de portugueses (ambos falecidos). E em seguida, também por ATRIBUIÇÃO pedir a dela.

Saímos enviando emails com os dados do RNE (só o que tínhamos) procurando/pedindo pelos n° de Assento para várias Conservatórias na região onde achamos que eles haviam nascido.

Recebemos apenas os respectivos números de Assento da CONSERVATÓRIA DOS REGISTOS CIVIL, PREDIAL E COMERCIAL DE RESENDE/LOJA DO CIDADÃO e que o pai está EM LIVRO e a mãe INFORMATIZADO.

Nesse momento nos alegramos pois o mais importante havia sido encontrado. Entretanto a partir daí surgiram as dúvidas e ambiguidades. Mas tentando resumir, seria isso:

1) Precisamos solicitar primeiro a certidão de nascimento dos pais portugueses (seja por qual meio for), ou conseguimos fazer o processo apenas com o preenchimento do número do assento no formulário 1C? Ou ter a certidão física facilita/agiliza o processo?

2) Alguém conhece se a Conservatória de Resende (Distrito de Viseu) possui bom histórico de agilidade no processo de cidadania, já que eles já encontraram/possuem as informações necessárias. Vi que em geral muitos recomendam a ACP de Porto. Essa ainda é a mais recomendada atualmente?

3) Ambos os pais são portugueses, independente de quem foi o declarante na certidão de nascimento, precisa fazer obrigatoriamente a transcrição de casamento? Eles se conheceram e casaram aqui no Brasil. Li já no fórum que a transcrição do óbito seria desnecessária, certo?

Seria isso, muito obrigado desde já !

Samir Bressane

Comentários

  • @Samir

    1-Antes de fazer o processo de atribuição da mãe da sua namorada ,vai precisar transcrever o casamento dos pais portugueses e vai precisar da certidão de nascimento de ambos os portugueses e tb a certidão de casamento de inteiro teoro apostilada.
    2-ACP é a mais recomendada para atribuição e Ponta Delgada para transcrição de casamento.
    3-quando ambos os pais são portugueses é obrigatória a transcrição de casamento.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Show, muito obrigado ! Para solicitar a certidão dos portugueses pelo portal do cidadão (o pai está EM LIVRO e a mãe INFORMATIZADO), vejo que informa validade de 6 meses. É isso mesmo? Caso precise de mais tempo para fazer o resto do processo, preciso reemitir?
  • @Samir certidões portuguesas tem prazo indeterminado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.