Atribuição para filhos nascidos antes do pai ser cidadão

Boa tarde, pessoal.

Obtive a atribuição de nacionalidade por parte de meu pai agora em fevereiro. Tenho dois filhos, um de 2 anos e outro de 8 meses, portanto nascidos antes de obter minha nacionalidade.

Posso pedir para eles atribuição de nacionalidade por parte de pai? Essa atribuição seria gratuita?

Obrigado.

- Desculpem se for pergunta repetida, procurei aqui e não encontrei resposta.





Comentários

  • Sim;
    Sim.
    A nacionalidade deles pode ser feita da mesma forma que você fez pelo sei pai, já que você é português originário.
    Se você mesmo tiver registrado seus filhos, não precisa nem transcrever seu casamento para pedir a nacionalidade deles, se fizer pelo ACP. O processo é gratuito para menores. Se você estiver sem pressa e pretender morar em Portugal, pode transcrever antes tb... Se transcrever, Tondela costumava priorizar processo de menores, mas há muito tempo não acompanho o tópico de lá, não sei se ainda vale isso ou se outras Conservatórias tb priorizam atualmente.
  • @jhmelman, obrigado pela resposta.
    A minha maior duvida é se esse processo é mesmo gratuito considerando que eles nasceram antes de eu ser cidadão.

    Lembro de ter visto em algum lugar que nesse caso teria um custo de 200 euros para cada um. Será que procede?
  • @Arthur Carvalho, atribuição de nacionalidade retroage ao momento do nascimento portanto, legalmente, você é português desse que nasceu. O processo de menores de idade é gratuito.
  • @Daniel Henriques, obrigado pelo claro esclarecimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.