Tempo para atribuição

Boa tarde grupo!

Vou dar entrada essa semana no processo de atribuição da minha vó...(que logo após entrarei com o meu pai e depois eu).
Vou entrar diretamente pela conservatória em Portugal (não sei o nome exatamente, mas sei que é do Norte).
Quería saber se tem algum modo para acelerar-se o processo (sendo 3 meses o prazo) teria como? Minha vó já tem 89 anos e eu queria que ela pudesse ter a cidadania o quanto antes!

Comentários

  • @Alex17

    Seus bisavós são,ambos,portugueses? Casados no Brasil ou em Portugal?
    Quem foi o declarante do nascimento da sua avó?
  • @marianelida
    Ambos portugueses, casados no Brasil e o declarante foi meu bisavô!
  • @Alex17
    O casamento dos seus bisavós já foi transcrito em Portugal? Sendo os dois portugueses, a transcrição é obrigatória, mesmo quando o pai é o declarante. Se precisar fazer, faça por Ponta Delgada que é bem rápida.

    Certifique-se de enviar no pedido de nacionalidade da sua avó um RG com menos de 10 anos de emissão (RG ou passaporte modelo novo, que tem informação de filiação). Dos que aceitam pedidos de atribuição por Correios, ACP é mais rápido, mas não sei se pessoalmente alguma outra Conservatória no Norte faz mais rápido (vale verificar antes se a Conservatória tem autonomia para decidir processos de nacionalidade ou se envia para Lisboa. Se a Conservatória envia processos para Lisboa, procure outra, Lisboa costuma demorar um ano ou até mais!)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.