Transcrição de casamento de avós falecidos

Oi gente! Pesquisei no fórum e não consegui achar um caso igual o meu, e pra ser sincera, começo a ficar zonza de tantas informações, regras e exceções. Então peço desculpas se minha dúvida já tiver sido respondida em outro tópico.

Vou pedir a nacionalização do meu pai por atribuição. Ele é filho de mãe portuguesa com pai brasileiro, ambos já falecidos. Já tenho o número de assento dela e os documentos do meu pai. Ela se casou com meu avô aqui no Brasil e mudou o sobrenome pro dele, sendo assim meu pai e eu temos o sobrenome da família do meu avô. Meu avô foi o declarante na certidão do meu pai. Minha avó faleceu em 2016 e meu avô em 1998.

Minha dúvida é: em quais conservatórias em consigo fazer a atribuição sem a transcrição (se houver alguma)? A certidão de óbito será necessário em algum dos casos?

Comentários

  • @Natália Colombo, não tem como fazer sem a transcrição do casamento. Para transcrição envie para Ponta Delgada e, depois, faça o processo do seu pai pelo ACP do Porto.
    Não é necessária certidão de óbito para os processos feitos nas conservatórias.
  • @Daniel Henriques Entendi. Só pra confirmar se são esses documentos:

    > número do assento da certidão da minha avó
    > certidão de nascimento do meu avô brasileiro (é realmente necessário?)
    > certidão de casamento, de inteiro teor e apostilhada
    > vale postal
    > requerimento
    > cópia do documento (pode ser CNH?) do requerente (pode ser eu ou tem que ser meu pai?)
  • @Natália Colombo,

    > número do assento da certidão da minha avó
    Se estiver informatizado sim, se não estiver informatizado tem que enviar cópia certificada emitida em Portugal.

    > certidão de nascimento do meu avô brasileiro (é realmente necessário?)
    Nenhuma conservatória está aceitando transcrição de casamento com supressão da certidão de nascimento do nubente estrangeiro e, se conseguir fazer pelo consulado sem a certidão de nascimento de seu avô, terá que juntar certidões negativas de todos os cartório da região aonde ele nasceu.


    > certidão de casamento, de inteiro teor e apostilhada
    OK

    > vale postal
    Valor de 120 euros

    > requerimento
    > cópia do documento (pode ser CNH?) do requerente (pode ser eu ou tem que ser meu pai?)
    Requerimento com firma reconhecida por autenticidade em cartório. Se você assinar terá que enviar também sua certidão de nascimento inteiro teor apostilada para comprovar que é descendente deles.

    Modelo de requerimento e instruções em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • Ok, obrigada pela ajuda @Daniel Henriques
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.