por onde começo

Tenho mae Portuguesa, ela tem todos documentos em ordem por ter tido que tira-los quando fomos visitar familia em Portugal, quero ter cidadania portuguesa e nao sei como posso fazer para conseguir, por onde começo.

Obrigado.

Comentários

• Almir

Informe quem fez seu registro de nascimento, para que possamos te dar os passos seguintes.
  • Quem fez meu registro foi meu pai brasileiro ja falecido, em Portugal minha mae ja esta como viuva pois tivemos que tirar todos documentos dela para que pudesse viajar.
    Obrigado.
  • oi pessoal,
    estou aproveitando a carona para pedir um informação.... minha ti pediu para que olhasse para ela se ela tem direito... seu bisavô é portugues.... depois vem o avô o pai e ela..... mais todos já se encontram falecidos....
    acham que ela tem direito? estou em dúvida.... obrigada
  • Almir,

você primeiro tem que transcrver o casamento dos seus pais em PT, pode ser através do Consulado ou direto em PT com um procurador, se conhecer alguém lá que possa fazer isso será melhor, é bem mais rápido.

Depois que fizer a transcrição você entra com o seu pedido de nacionalidade.

E não esqueça, dá pra fazer tudo sozinho, uma transcrição em PT custa 100 euros e o processo de nacionalidade custa 175 euros.
  • Kika,

infelizmente ela não tem direito a nacionalidade, precisaria o avô dela estar vivo pra ela conseguir algo.
  • Cibele

O casamento de minha mae ja foi transcrito em Portugal, ate mesmo o de viuves pois meu pai e falecido tivemos que fazer toda a documentaçao de minha mae a dois anos pois ela nao tinha nenhum documento e meu pai ja era falecido foi feito tambem o de viuves acho que agora e so pedir minha cidadania mas nao sei por onde começo por isso peço ajuda para saber que documentos preciso e para onde devo envia-los.

Obrigado.
  • aí aí aí me ajudem por favor!

meu bissavô era Português
    meu avô era brasileiro,mas já faleceu!
    Tenho direito a cidadania portuguesa?
    li alguns topicos e percebi q o avô precisa estar
    vivo....mas encontrei um site que diz umas coisas
    que me deixou confussa! no site esta escrito o seguinte:
    " A lei mudou atualmente, já é possível solicitar a nacionalidade portuguesa se o filho ou filha do português for falecido."
    o site é o seguinte: http://www.dupla.cidadania.nom.br/port_duvidas.htm
    Oo se alguem puder me ajudar agradeço!!!
  • Almir,

se já está transcrito ficou simples. Pode enviar pelo correio, direto pra CRC.

Apenas 4 documentos são necessários.

1. Sua certidão de nascimento de inteiro teor legalizada no Itamaraty e Consulado.
    2. Cópia autenticada do seu RG, legalizada no Itamaraty.
    3. Formulário 1C de atribuição preenchido e assinado presencialmente ( legalizar no Consulado ). - Tem um link para o formulário que está no guia de ajuda aqui da comunidade.
    4. Certidão de nascimento portuguesa da sua mãe com o casamento averbado.

Enviar tudo para a CRC em Lisboa, o pagamento de 175 euros você faz no correio através de vale postal chamado dinheiro certo e pode enviar por SEDEX MUNDI que chega em 3 dias.
  • Kaísa,

infelizmente você não tem direito, o que eles quiseram dizer com isso que você postou, é que, mesmo que o filho do português seja falecido, o neto tem direito, mas não é o seu caso que é bisneta, para os bisnetos é importante que no mínimo o filho do português esteja vivo para conseguir a cidadania por naturalização.
  • Almir

Olá Almir, se o casamento dos teus pais já foi transcrito você vai precisar do seguinte (esses são os passos para se fazer pelos correios, que é a forma que mais o pessoal aqui faz):

1) Cópia da sua certidão de nascimento de inteiro teor (não é aquela comum que a gente normalmente tem em casa, mas pergunta no cartório que eles sabem do que se trata). Essa certidão tem que estar com a assinatura do tabelião reconhecida (no meu caso eu fiaz isso num cartório de notas que o eles me recomendaram, mas parece que tem cartórios de registro civil que já fazem tudo se tu pedir);

2) Após isso tu tens que mandar legalizar a tua certidão no MRE ( dependendo de onde tu tá, tu pode fazer no Itamaraty em Brasília ou em escritórios do MRE da sua região). Esse passo pode ser feito pelo correio ou pessoalmente. Manda um scrap com a informacão de onde tu mora e assim podemos dar mais orientacões sobre essa parte;

3) Com a certidão já legalizada pelo MRE, tu vai precisar imprimir uma via do formulário 1C (tem o link no guia de ajuda da comunidade), preenchê-lo mas deixar para assinar e colocar a data no consulado de Portugal, lá eles vão colocar o selo branco (validacão consular) nesse formulário e na tu certidão de inteiro teor. Tem que levar também uma cópia autenticada de algum documento de identificacão (teu RG ou teu passaporte por exemplo) para eles colocarem o selo branco;

4) Fazer um vale postal no valor de 175 euros, anexar as outras documentacões mais a certidão de nascimento portuguesa da tua mãe e enviar tudo pelo correio para a CRC em Lisboa (o endereco tá no guia de ajuda).

Espero poder ter te ajudado. Isso já te dá uma boa idéia doque correr atraz Boa sorte!!! Não sou expert, recém fiz o meu processo, mas não te preocupa que o pessoal aqui da comu é muito legal e ajuda mesmo!! ( galera, se eu esqueci alguma coisa por favor completem!! )
  • Oo serio?.......puxa!!!

No caso só meu pai que é neto do potuguês poderia obter a cidadania
    portuguesa, certo?
    mas se meu pai conseguisse a cidadania portuguesa....
    eu teria direito??
  • Kaisa,

isso mesmo, seu pai pode se naturalizar, e aí você só teria direito se fosse menor de idade.
  • Oh Cibele!!!

Nesse caso menor de idade é menor de 18 ou 21 anos?
    Brigadinho....
  • Bom dia!

Moro em Sao Paulo capital, para onde posso mandar para legalizar certidao MRE
  • Almir

Orientacõe quanto a legalizacão da tua certidão de nacimento de inteiro teor (já com FIRMA RECONHECIDA):
    Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
    Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
    ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
    Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
    São Paulo, SP
    CEP 04571-010
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal
    Boa sorte!!
  • Almir,
    Tendo a mão os documentos indicados pela Cibele e pelo Lior, entre no link do escritóiro do MRE que o Lior colocou aqui e no site do Consulado Português. Neles encontrará informação precisa de como enviar os documentos para legalização. É muito simples e não é demorado.
    Lembre de assinar o formulário C1 em um cartório que deverá reconhecer sua firma por autenticidade.
    Boa sorte!
  • Kaísa,
    18 anos infelizmente.
  • [APAGADO]
  • VIni

oi Vini...
    quer dizer entao que no caso mnha tia também teria o direito...
    nossa fiquei super interessada....
    teria como me enviar alguma coisa falando a respeito?
    (eu sou descendente de italianos e esou prestes a conseguir a minha.... mais minha tia me pediu ajuda para olhar o caso dela...)

Obrigada!
  • Bom dia!
    Como faço para legalizar RG no Itamaraty, e so mandar copia autenticada.
  • Almir,

o Rg não precisa ser legalizado no Itamaraty, apenas no Consulado, só mesmo a certidão de nascimento deve ser legalizada no Itamaraty.
  • Almir

Não é preciso legalizar a xerox autenticada do RG no Itamaraty.
    Vc deve legalizar no Itamaray as certidões de nascimento ou casamento (se for o caso).
    E para legalizar basta vc enviar o documento e colocar um papel com o seu nome, endereço, e-mail, telefone, a quantidade de documentos que deverão ser legalizadas e o motivo da legalização.
  • Vini,

só ressaltando que bisnetos tem sim direito a cidadania se a linha de descendência não for quebrada ( filhos e netos do português vivos ), ou apenas é necessário que pelo menos o filho do português esteja vivo ( no caso o avô ou avó do bisneto ) para que tenha o direito assegurado sem precisar de comprovação de vínculos com Portugal.

No seu caso a sua avó não é viva, por isso o direito não é assegurado, mas é possível tentar, não custa, aliás, até custa, mas é melhor tentar do que não, se eu estivesse na sua situação, faria o mesmo, tentaria !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.