Ajuda com atribuição sem transcrição de casamento e óbito
julianabcorreia
Member
Olá pessoal!
Sou nova aqui no fórum e gostaria de ajuda
Apenas no ACP aceitam peocessos de atribuição sem necessidade de transcrição do casamento e óbito?
Explico o porquê da minha dúvida. Meu avô paterno veio de Funchal, casou e faleceu aqui no Brasil e não foi feita a transcrição do seu casamento e do seu óbito. Estou ajudando meu pai a requerer a nacionalidade dele para depoiis requerer a minha.
Acontece que notei que o nome do meu bisavô (pai do meu avô, também português) está errado em alguns documentos (por exemplo, na certidão de óbito do meu avô), mas em outros está correto, como é o caso da certidão de nascimento do meu pai (meu avô foi o declarante).
Queria evitar ter que fazer a transcrição do casamento e óbito neste momento porque vou precisar retificar as certidões (e o cartório informou que terá que ser por via judicial).
O que vocês me aconselharm?
Obrigada!
Sou nova aqui no fórum e gostaria de ajuda
Apenas no ACP aceitam peocessos de atribuição sem necessidade de transcrição do casamento e óbito?
Explico o porquê da minha dúvida. Meu avô paterno veio de Funchal, casou e faleceu aqui no Brasil e não foi feita a transcrição do seu casamento e do seu óbito. Estou ajudando meu pai a requerer a nacionalidade dele para depoiis requerer a minha.
Acontece que notei que o nome do meu bisavô (pai do meu avô, também português) está errado em alguns documentos (por exemplo, na certidão de óbito do meu avô), mas em outros está correto, como é o caso da certidão de nascimento do meu pai (meu avô foi o declarante).
Queria evitar ter que fazer a transcrição do casamento e óbito neste momento porque vou precisar retificar as certidões (e o cartório informou que terá que ser por via judicial).
O que vocês me aconselharm?
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Confira se o nome do seu avô está igual nas certidão de nascimento portuguesa e na certidão de nascimento do seu pai. Nessas certidões não deve haver divergência.
Se seu avô foi o declarante do nascimento de seu pai faça pelo ACP sem transcrição de casamento.
Agora a saga é conseguir o número de registro do nascimento do meu avô, já que a Conservatória de Funchal não responde meu email e o Civil Online tá com problemas com pagamento por cartão de crédito.
Olá pessoal, boa tarde.
Sou novo aqui, estou com umas duvidas e preciso de ajuda.
Meu caso é quase idêntico a solicitação de esclarecimento da @julianabcorrea;
Meu avó materno veio de Leiria, casou-se com brasileira e faleceu aqui em São Paulo e não foi feita a transcrição de casamento e também do seu óbito.
Acontece que na certidão de nascimento do meu avó o nome da mãe dele (minha bisavô) consta como Maria Angelina e na certidão de nascimento de minha mãe consta o nome dela como sendo Maria Margarida Angelina.
Minha duvida é: vou ter que retificar a certidão de nascimento da minha mãe excluindo o MARGARIDA que surgiu aqui não sabendo de onde veio?
Foi meu avó que registrou minha mãe,
A Certidão de Nascimento da minha mãe é de inteiro teor.
Tenho que providenciar a certidão reprográfica ou a de inteiro teor com firma do tabelião reconhecida e apostilada atende as exigências?
Esclarecidas as duvidas acima, vou enviar a documentação para Processo de Atribuição para o ACP do Porto
O que vocês me aconselham?
Obrigado.
Estou com uma duvida que preciso esclarecer. Estou tratando do processo de atribuição de minha mãe filha de cidadão português. Estou com todos documentos exigidos devendo terminar o apostilamento na próxima semana.
Ocorre que fiz o pagamento de 175,00 euros através de cartão que achei muito bom, porem na
primeira linha, coloquei o meu nome completo e depois como interessada o nome da minha mãe, depois veio o numero do cartão e foi processado o pagamento, Recebi a ficha 1C da conservatória com numero para acompanhar o processo, mas nela veio o meu nome e não o nome da minha mãe á que em nome dela sera preenchido o requerimento.Só vi que o requerimento estava em meu nome quando chegou o formulário, Não abriu nenhuma tela para verificar possíveis erros de interpretação. Vou encaminhar o processo para ACP Porto na próxima semana.
Tenho que fazer tomar alguma providencia, algum esclarecimento?
Obrigado a todos que possam me ajudar.
Meus avós eram portugueses: minha avó de Tras os Montes e eu avô da Ilha da Madeira. Com muito pesquisa encontrei apenas a certidão de nascimento do meu avô, quando solicitei à conservatória da Ilha da Madeira fui informado de que para fins de obtenção de nacionalidade deveria ter a transcrição do casamento e óbito. Li nos tópicos que de óbito não é necessária e a de casamento a conservatória de Porto não está exigindo, ainda continua dessa forma?
O fato de avô também ser portuguesa me obriga a ter a certidão dela também ou posso fazer a atribuição do meu paí apenas com a certidão do meu avô?
Quando se tratam de dois Portugueses é exigida a Transcrição em Portugal do Casamento dos Portugueses que foi realizado no estrangeiro...(Óbito não precisa se for enviar o processo direto para a Conservatória em Portugal)...No caso do ACP que você citou só se enquadram os casos em que SOMENTE O NUBENTE **O PAI** é Português...
iane Alegria, obrigado pela informação, fiquei aliviado.
Então não precisarei da certidão de nascimento da minha avó, somente a transcrição do casamento e a certidão do meu avô?