Transcrição de casamento e óbito em Portugal.
Não sou novo na comunidade e já tenho um certo conhecimento aprendido graças a todos dessa comunidade. Mais uma coisa que me deixou meio confuso ,foi que eu fiz a transcrição do casamento e óbito do meu pai do através do consulado e lá me informaram que a certidão de batismo do meu pai seria substituida por uma nova de assento e óbito expedida pela conservatória de registro civil. Porém , a conservatória de registro civil m/ informou através do email que o assento do meu pai ficou com o n°018/2008 e óbito n°120/2008 faltando apenas averbar na certidão de batismo que se encontra arquivada no arquivo distrital; ai eu pergunto?será que fica com duas certidões uma de batismo e outra emitida pela conservatória de registro civil e qual é a que vale para efeito de pedido de atribuição.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pede uma nova pelo portal do cidadão, que ja vem com tudo averbado e o numero que vc vai precisar é o so o numero de assento.
Como que eu peço, eu nunca pedi certidão pelo portal cidadão paga pelo vale postal?eu só tenho experiência em pedir certidão pelo arquivo distrital no qual já sou cliente cadastrado.
voce precisa se registrar no portal do cidadao para poder usufruir dos servicos, os pagamentos sao feitos atraves de cartao de credito.
voce ja sabe que se foi seu pai quem te registrou, nao precisa esperar pela transcricao de casamento.
Acabei de receber um email. do portal do cidadão dizendo o seguinte: Que eu só poderia pedir a certidão de assento através do arquivo distrital pois a mesma se encontra arquivada mesmo eu tendo o n° do assento e óbito fornecido pela conservatória de registro civil.
se voce quer dar entrada no seu pedido de atribuicao, eu fiz para os meus filhos da seguinte forma: nao tive tempo de esperar averbar meu casamento n minha certidao de nascimento, eu tinha a minha certidao de nascimento sem averbamentos e a certidao de casamento portuguesa que veio da conservatoria, peguei e mandei as duas certidoes, depois eles se viram por la e pedem uma ja com os averbamentos.
Pode ser uma saida pra voce tambem !
Na duvida, peca orientacao ao arquivo, acredito que eles irao dizer como fazer.
A certidão de nascimento do avô da minha esposa também já estava no Arquivo Distrital, como na certidão de batismo que estava com a minha esposa, constava o endereço do arquivo distrital, a partir disso conseguimos achar o telefone.
Ligamos lá, a certidão foi localizada e eles irão enviar a certidão sem custo, só é preciso pagar o correio para que enviem.
Se você conseguir o telefone do Arquivo Distrital, basta ligar para eles e passar as informações sobre o assento, pelo menos o Arquivo Distrital de Beja agiu desta maneira.
Vejam o que me responderam na 1a. CRC em Lisboa quando fiz uma consulta sobre se podia apresentar a certidão de batismo do meu avô para transcrição de casamento:
Para transcrever tem que ter certidão de nascimento do seu avô, da sua avó se estrangeira a certidão tem que ser devidamente legalizada pelo consulado português no Brasil, certidão de casamento também legalizada e pode tratar no Consulado da transcrição, e 100,00 euros.
1º tem que tratar da transcrição e só depois é que pode tratar da nacionalidade.
Cumprimentos
Não perguntaram quem era o declarante nem nada e eu já havia dito que o avô NAO tem registro de nascimento.
Estou preocupada, pois parece que tratam cada caso de uma forma. Parece que não sabem que se o declarante é o portugues não é necessário transcrever.
E agora?
e pq vc quer transcrever o casamento de seus avós? (desculpa, não lembro sua história, rss)
Não entendi.... quando você deu entrada na transcrição de casamento eles primeiro te enviaram uma certidão de casamento e depois eles fazem a transcrição? é isso? quanto tempo demorou para eles fazerem a certidão de casamento?
a certidao eh emitida apos a transcricao, mas simples, como eu sou a portuguesa, eu fui pessoalmente a Lisboa fazer e nao precisou meu marido estar presente.
Voce leva os documentos necessarios devidamente legalizados ( certidao de nascimento do conjuge, certidao de casamento e sua certidao de nascimento portuguesa ). Entrega pra funcionaria, ela preenche um formulario, soh assinar e pronto, assim que fizerem a transcricao eles mandam a certidao para o endereco que foi fornecido no formulario.
Eu não quero transcrever sabendo através de vocês que não é necessário sendo o português o declarante. Entretanto respondendo a uma pergunta que fiz, a funcionária da CRC respondeu, ampliando, que a transcrição deve ser feita antes do pedido de cidadania. Dai minha re-pergunta: será que não vão implicar que a transcrição não foi feita quando a minha mãe chegue para entregar os documentos?
Li que você "convenceu" o "tiozinho" da triagem, mas não sei se a minha mãe terá a mesma simpatia, facilidade de palavra e sorte que você!!!!!! Entendeu a preocupação agora?
Abraços.
não fui eu que convenci o tiozinho não rss, quem confirmou o que eu estava dizendo pra ele e deu a palavra final foi uma secretária que levou meus documentos para serem conferidos na hora por uma conservadora. A conservadora olhou e confirmou e então a secretária voltou e disse bem assim "na sua certidão de nascimento está comprovado que seu pai português foi o declarante de seu nascimento, isso já basta para sua atribuição" (era o que eu já sabia) e confirmou que realmente não era necessário transcrever o casamento de meus pais antes de dar entrada no meu pedido de atribuição.
Depois eu fui pra outra sala e novamente meus docs foram checados, meu processo foi montado numa pastinha, eu assinei, paguei e deu tudo certo e em 1 mês meu processo foi despachado!
Isso é informação HIPER oficial e já foi várias vezes confirmada aqui na comu. Eu não transcrevi nenhum casamento, e fiz 2 processos de atribuição, de meu pai e o meu (pois meu avô declarou o nasc. de meu pai e meu pai declarou meu nasc.) e hj sou portuga. E há vários outros casos recentes aqui.
Qq dúvida que ocorrer na hora que sua mãe estiver lá, os docs podem ser conferidos e todas as dúvidas são esclarecidas, o atendimento da CRC é ótimo! Se foi seu avô que declarou o nascimento de sua mãe, não precisa se preocupar. boa sorte!!
Obrigada pela paciência e disponibilidade! Realmente foi uma brincadeira que fiz quando falei de "convencer o tiozinho"!!!! Tenho lido TODOS os posts que são super interessantes e muito ilustrativos.
Abraços.
eu sei que foi brincadeira, rsss mas eu fiz questao de explicar isso de novo para nao restar duvidas, pelo menos isso eu tenho certeza absoluta do que estou falando, entao o pessoal pode confiar e ficar tranquilo
Tem algum modo que posso pedir a transcrição do óbito e do casamento do meu avô em Portugal, sem passar pelo consulado em São Paulo.
Ele faleceu a 25 anos, estou providenciando todas as certidões que pedem no site do consulado. Já consegui as certidões de óbito dele e da minha avó brasileira.
Senao me engano foi meu avô que foi o declarante do nascimento do meu pai.
a transcrição pode ser feita em Portugal através de um procurador, se você conhece alguém lá fica fácil, mas a boa notícia é que você não precisa transcrever nada se você confirmar que foi o seu avô o declarante do nascimento do seu pai, nesse caso é só entrar direto com o pedido de atribuição.
Obrigado, vou solicitar a 2 via de certidao de nascimento dele amanha.
Só mais uma duvida não irei precisar transcrever o casamento do meu avó mesmo constando na certidão de óbito dele que ele era casado com minha avó desde certa data.
Essa certidão eu tenho que validar ela em algum lugar.
não tem problema algum a data do casamento, inclusive, por ser seu avô o declarante, caso eles não fossem casados, seu direito ainda estaria assegurado.
Essa certidão de nascimento deve ser de INTEIRO TEOR, legalizada no ITAMARATY e CONSULADO.
Se seu avô era o portugues e foiele quem declarou o nascimento de seu pai, vc não precisa transcrever o casmento e enm o obito dele, vc pode fazer o processo de sei por atribuição, basta o numero e ano de acento do seu avô, nome do concelho, freguesia e conservatoria de onde seu avo foi registrado.
Quiz dizer a certidão de óbito, porque tenho uma amiga que mora em Lisboa e iria pedir para ela transcrever o óbito para mim.
não dá para transcrever o óbito sem antes transcrever o casamento.
De qualquer forma, fica despreocupado com o casamento e o óbito, pode esquecer na verdade, faça a atribuição do seu pai pelo correio ( através do Consulado eles vão exigir todas as transcrições ), é bem simples, só providenciar a documentação que a Sandra colocou.
... ou seja, se o avô não tiver sido o declarante do nascimento do pai, será preciso, além do casamento, averbar também o óbito, meninas?? Obrigada.
o averbamento de obito eh de graca, nao eh exigido fazer, mas pra quem precisa fazer a transcricao de casamento nao custa fazer a de obito tambem, o processo eh um soh e o tempo sera o mesmo fazendo ou nao.