Documentos devolvidos

Prezados, venho pedir encarecidamente um auxilio.
No dia 28 de dezembro de 2018 enviei um envelope com os documentos para dois processos, de dois irmãos. Meu sogro e a irmã.
Na hora de fazer o vale a atendente do correio disse que precisava de um nome para o vale e que não poderia ser somente as siglas IRN IP. Eu, no calor do momento, disse um nome que havia visto no grupo, de um senhor que toma conta dos processos na ACP do Porto, pensando que não haveria de me dar grandes problemas. Pois bem, o vale não foi retirado e o documento do meu sogro foi devolvido com a carta dizendo que o vale foi indevidamente emitido e reforçando o endereço correto. Mas o documento da irmã dele não voltou, os dois vales foram feitos da mesma forma,e também já foi retirado. Não conseguimos contato de forma alguma com o cartório. Não sei mais o que fazer. Por favor, se alguém puder me dar uma luz! Desde já agradeço.

Comentários

  • editado February 2019
    @Tatiana...Bom dia...

    Se os documentos devolvidos são parte de um processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...Faça o seguinte...:

    # 1 Dirija-se á agência dos Correios e consulte se o Vale Postal já está disponível para devolução...Quando o VP é devolvido...Você pode reaver o valor pago...(Sem as taxas de serviço)...

    # 2 Verifique a validade das certidões que você recebeu de volta...
    Se as datas de emissão dos documentos são de mais de 6 meses atrás...Eu recomendo providenciar novas Certidões...(Com base em informações aqui do Fórum...Podemos entender que as certidões tem validade de até 1 ano...Eu não arriscaria pois como já vimos em várias ocasiões...Não existe um "padrão" quanto aos critérios de análise por parte dos Conservadores)...

    # 3 Com todos os documentos em ordem para o envio...Faça o pagamento à Conservatória com Cartão de Crédito...(É mais fácil de fazer e não tem as complicações do Vale Postal...)...
    Preencha o formulário que lhe será enviado por email depois da confirmação do pagamento...Faça o reconhecimento de firma do requerente no novo formulário...Junte aos documentos e reenvie para Portugal...

    Quanto ao segundo processo...(Da Irmã)...
    Você teve a confirmação de que o VP foi sacado...???
    Quando o VP é sacado significa que o processo recebeu um número e foi para análise...
    Se esse processo fosse devolvido...Seria feita a devolução do respectivo VP...(Como ocorreu com o outro processo)...




  • @Nilton Hessel, obrigada pelo retorno. Já consegui reaver o valor do vale. Os documentos ainda estão dentro dos 6 meses. Para fazer o pagamento por cartão de crédito é preciso que seja cartão internacional? E no nome do dono do processo? Se for não tenho como fazer.
    Quanto ao da irmã, o vale não foi sacado, ela já até retirou aqui. Mas não sabemos dos documentos. Não chegaram de volta e não conseguimos contato com a ACP.
  • @Tatiana Sampaio, cartão internacional e liberado para compras internacionais. Pode ser cartão de terceiros, não tem problema.
  • @Daniel Henriques, obrigada pelo retorno. Saberia me informar se a ACP do Porto está aceitando pagamento via cartão de crédito?
  • @Tatiana sim, ACP aceita pgto via cartão de crédito.
  • @Vlad Pen. Obrigada. Mas estou muito preocupada com os outros documentos que não chegaram e que foram muito trabalhosos para conseguir. Tem alguma dica de como entrar em contato com eles? Não atendem o telefone e não respondem e-mails
  • @Tatiana quais foram os outros documentos que não chegaram? não devolveram tudo?
  • @Vlad pen enviei dois processos, do meu sogro e da irmã dele. O dele voltou o dela não. Mas o vale não foi sacado, então sei que o processo não foi a frente.
  • @Tatiana ...

    Qual foi a data que os documentos do seu sogro chegaram de volta...?

    Você disse que enviou os processos juntos...OK...Mas você colocou a documentação de cada processo em um envelope separado dentro do envelope de envio...?...

    É que mesmo os documentos tendo sido enviados na mesma remessa...(Em envelopes individuais)...Quando a correspondência chega na Conservatória os processos são "distribuídos" entre os Conservadores que lá trabalham...Dessa forma o andamento de cada processo segue em ritmo diferente um do outro...

    Conhecendo a qualidade dos serviços prestados pelo Correios...Pode ser que esses documentos do processo da Irmã ainda cheguem...(Use como referência a data de chegada dos documentos do seu sogro que foram devolvidos...)...

    Como o @Daniel e o @Vlad escreveram...Você pode fazer o pagamento com cartão de outra pessoa...É só preencher corretamente os dados na hora de pagar...Tem um campo para preencher com o nome de quem está pagando...(Titular do Cartão)...E de quem é o requerente do processo...É tranquilo...!!!

  • @ Nilton
    Chegaram dia 04 de fevereiro.
    Sim, enviei em uma mesma remessa mas em envelopes separados.
    Entendi o que você disse. Vou continuar tentando contato então e aguardar, quem sabe os documentos cheguem.

    Muito obrigada pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.