Transcrição de novo casamento em português viuvo, é necessária ?

Boa tarde, estou iniciando o processo de cidadania por naturalização e me surgiram algumas duvidas, meu bisavô saiu de Portugal viuvo e ao chegar no brasil casou-se com minha bisavó que era brasileira, a época de seu falecimento ela já havia falecido, então quando faleceu ele era viuvo novamente, eu acredito que ele tenha realizado a transcrição do casamento mas ainda não consegui descobrir como eu posso verificar isso, vocês sabem como ? O fato dele ser viuvo em sua morte, implica em alguma coisa?
Além disso minha avó foi registrada por ele e é legalmente reconhecida como filha, na certidão dela consta que foi ele quem a registrou, se ele não houver feito a transcrição, preciso fazer? Pretendo enviar a documentação direto para Portugal, assim sendo há necessidade da transcrição ?
Eu ja enviei um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e eles me responderam que eu deveria entra em contato com os arquivos distritais e lá eu não consigo encontrar nada, entrei em contato com o consulado de Portugal e eles disseram que eu teria q entra em contato com a CRCentrais, enfim não consigo achar o local ideal para fazer a busca da trascrião
Da parte legal, ja consegui todos os documentos dele e de minha avó, mas da minha bisavó (brasileira) não tenho nada, haveria necessidade de alguma documentação, ja que ela é brasileira ?

Os dados do meu bisavô são:
Nome: Ocar Augusto de Carvalho
Filiação: Francisco Augusto de Carvalho e Ana Pereira de Carvalho
Data de Nascimento: 09/09/1890
Local de Nascimento: Distrito de Viseu, Concelho Taboaço, Freguesia Adorigo

Desde já agradeço pela ajuda

Att

Carol

Comentários

  • @cagarcia, o fato dele ser viúvo quando faleceu não implica em nada. Você pretende realizar o processo da sua avó, é isso? Sua avó é viva?
    Para o processo de sua avó ela pode fazer pelo ACP do Porto sem a necessidade de transcrição de casamento do seu bisavô já que ele foi o declarante na certidão de nascimento dela.
  • Isso mesmo Daniel, farei o processo para a minha avó, se eu enviar para o ACP do Porto então não ha vera a necessidade de transcrição do casamento dele ? e do óbito precisa? Obrigada !
  • @cagarcia, primeiro terá que localizar o assento de batismo de seu bisavô e solicitar uma cópia certificada ao arquivo distrital. Essa certidão é necessária para instrução do processo. Pelo que você falou deve estar no arquivo distrital de Viseu, não sei se você já localizou esse registro.

    Para o processo de sua avó vai precisar de:
    - Certidão de nascimento de sua avó por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do documento de identidade de sua avó emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma da sua avó reconhecida em cartório por autenticidade
    - Certidão do assento de nascimento certificada de seu bisavô via original
    - Certidão de casamento ou óbito inteiro teor apostilada de seu bisavô para comprovação da fixação do nome na maioridade (os assentos de batismo tinham registrado apenas os nomes próprios, sem sobrenomes)
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de
    crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail

    Verifique no cartório se consta averbado o casamento e alteração de nome da sua avó na certidão de nascimento, se não estiver peça para ser averbado senão terá que mandar também a certidão de casamento inteiro teor apostilada de sua avó para comprovar alteração de nome pelo casamento.

    As conservatórias não exigem a transcrição dos óbitos e, no seu caso da pra fazer o processo de sua avó sem transcrever o casamento de seu bisavô também.
  • Boa noite Daniel, o assento de batismo dele eu nao localizei, dos documentos dele eu tenho tanto a certidão de nascimento quanto o passaporte dele.

    obrigada pela ajuda
  • editado March 2019
    @cagarcia, ele nasceu em 1890 e tem certidão de nascimento??? Os assentos de nascimento portugueses foram implementados apenas em 1911, antes disso eram assentos de batismo.
    O registro dele estava em alguma conservatória e essa o informatizou???
  • Na verdade a certidão de nascimento dele foi feita em 1923, apesar do nascimento ter sido em 1890, não sei se ele atualizou por causa de alguma viagem, ou se houve algum outro motivo....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.