certidão portugal - brasil

olá amigos,
estou estranhando a demora pra receber uma certidão de portugal. através do portal do cidadão, verifiquei que a mesma foi enviada dia 02/06, e até agora nada. preciso dela até o fim do mês urgente, pois senão minhas certidões brasileiras vão expirar o prazo!!

será que está chegando ou pode demorar mais??
abraços a todos.

Comentários

• Marina,

tem levado de 20 a 30 dias para chegar a certidao.

Suas certidoes e toda a documentacao ja esta legalizada pelo Consulado ? Se sim, nao se preocupe, elas nao perderao a validade. Soh tem validade de 1 ano ateh ser legalizada, depois que legalizou nao perde a validade.
  • cheguei em casa agora e ela estava lá!! obaaa...
    =]
    obrigada pela resposta mesmo assim!
  • Legal que chegou bem rapido !
  • Ei Cibele,

Eu estou com uma dúvida em relação a documentos, talvez você pudesse me ajudar.

O consulado informou o seguinte:

1 - O registo do(s) progenitor(es) tem de estar actualizado, mediante transcrição de casamentos e óbitos, caso estes tenham ocorrido. Poderá dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa juntamente com a actualização do estado civil dos pais.

2 - As transcrições dos progenitores podem ser feitas no Consulado devendo ser apresentadas as certidões de nascimento dos nubentes, bem como a de casamento (inteiro teor) dos mesmos. Todas devem ter sido emitidas há menos de 180 dias. Igualmente deverá ser apresentada a Certidão de óbito dos pais caso tenha ocorrido.

O consulado pede:

3 - CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO PARA FINS DIVERSOS DO(S) PROGENITOR(ES) PORTUGUÊS(ES). Devidamente actualizada conforme instruções descritas acima. Original + 1 fotocópia

4 - CERTIDÃO DE NASCIMENTO do PROGENITOR NÃO PORTUGUÊS (estrangeiro) – Expedida há menos de 180 dias. Original + uma fotocópia
  • O meu progenitor português nasceu no Brasil e adquiriu a cidadania portuguesa em Novembro passado.

Nas minhas fotos, Album "Cidadania portuguesa" tem alguns dos documentos que irei apresentar no dia 15 de Julho. São os documentos que eu tenho dúvida.

Você poderia dar uma conferida e comentar se vc acha que esta tudo ok ? Rsrsrsrs, sei que vc não trabalha no consulado, só queria uma opinião sua. Já experimentei mandar por email esses documentos ao consulado e não obtive resposta.
  • Alexandre,

os Consulados soh complicam, realmente eles pedem que todos os dados sejam atualizados, inclusive as datas das certidoes nao sao mais de 180 dias, o Consulado de Sao Paulo ja mudou isso no site deles.

Descomplique, faca pelo correio, quem eh o portugues na sua familia ?
  • Alexandre,

pela data que vi nas certidoes deve ser seu avo o portugues, nao sei, voce esta fazendo qual processo ? Transcricao de casamento ? Atribuicao ou naturalizacao ?
  • Ei cibele.

O meu avô é portugues de nascimento. Minha mãe por nacionalização.

O meu progenitor portugues tem uma certidão de nascimento expedida pelo cartorio da cidade dela.

Tem também o assento de nascimento, que vc pode observar, porém, sem a averbação do casamento que vai ser feito no dia da apresentação dos documentos visando a minha nacionalização.

Sobre as certidões, eu queria saber se são essas mesmos que estão no meu album. As do meu progenitor portugues eu estou levando dois tipos porque já havia apresentado em data anterior e eles não aceitaram. Também levei o assento de nascimento de minha mãe e eles não aceitaram como certidão de nascimento do meu progenitor portugues.

As outras certidões, minha, de casamento de meus pais, etc, estão todas certinhas...

Eu só estou com dúvida se a certidão de minha mãe é essa mesmo que devo apresentar. A do meu pai, se eles não aceitarem, eu não tenho mais de onde tirar outra....rsrsrsrsrs

Sds,
    Alexandre
  • Meu processo é atribuição. De minha mãe para mim.
  • Ei cibele.

O meu avô é portugues de nascimento. Minha mãe por nacionalização.

O meu progenitor portugues(minha mãe) tem uma certidão de nascimento expedida pelo cartorio da cidade dela.

Tem também o assento de nascimento, que vc pode observar, porém, sem a averbação do casamento que vai ser feito no dia da apresentação dos documentos visando a minha nacionalização.

Sobre as certidões, eu queria saber se são essas mesmos que estão no meu album. As do meu progenitor NÃO portugues eu estou levando dois tipos porque já havia apresentado em data anterior e eles não aceitaram. Também levei o assento de nascimento de minha mãe e eles não aceitaram como certidão de nascimento do meu progenitor portugues.

As outras certidões, minha, de casamento de meus pais, etc, estão todas certinhas...

Eu só estou com dúvida se a certidão de minha mãe é essa mesmo que devo apresentar. A do meu pai, se eles não aceitarem, eu não tenho mais de onde tirar outra....rsrsrsrsrs

Sds,
    Alexandre
  • Olhando de novo as certidoes . . . a primeira certidao do seu pai nao aceitaram porque eh uma certidao comum, a segunda me parece correta e de inteiro teor.

Da sua mae nao entendi porque nao aceitaram a certidao de nascimento com o assento portugues, na verdade, nem precisa da certidao de nascimento dela brasileira, nao faz sentido, eles pediram isso ?

Do mais, leve a documentacao exigida pelo Consulado, lembrando que tambem a sua certidao de nascimento precisa ser de inteiro teor.
  • A minha é de inteiro teor. Agora é esperar o dia 15 e torcer. Rsrsrsrs.

Cibele, brigadão pela atenção ae. Idenpedente do resultado, estarei dando o relato aqui dessa trajetoria.

A minha mãe que eu achava mais complicado, deu certo...mas ela foi atendida por brasileiros. Eu e meu irmão fomos por portugueses.

Minha mãe disse que eles só faltaram pegar na mão dela para assinar os papéis.

Na minha vez os portugas não sabiam o que estavam pedindo. A certidão do meu pai valia, depois falaram que não. O assento da minha mãe valia, depois disseram que não valia como certidão de nascimento. Isso no mesmo dia, intervalo de 5 minutos.

Não explicaram o porquê.

Pra vc ter uma ideia, meu irmão voltou no dia seguinte e levou as certidões. Quem atendeu foi os brasileiros. Parece que há um rodizio de dias. Eles falaram que estavam ok. Ae meu irmão falou: Poxa, eu trouxe elas ontem e vocês disseram que não eram essas.

Resposta: Ah é ? Hummm, então não são essas.

SURREAL né ?

Forte abraço.
  • Cheguei a conclusao que o Consulado esta mais pra circo, soh que os palhacos somos nos !

Entre idas e vindas no fim da certo.

Boa sorte !
  • Alexandre

Se eu fosse voce,esqueceria o consulado e dava entrada direto por Portugal, enviando pelos correios, como fiz com a minha, e a maioria aqui da comunidade, o consulado so complica.
  • só pra constar, pedi a certidão do meu pai dia 14/06, pasmem: chegou HOJE

loucura!
  • ah, e no site do portal do cidadão consta que o pedido está em processamento!
  • Dia 14 foi domingo, o pedido soh entrou na segunda, levou dois dias ?
  • Mariana...

Onde você moraa??

veio rápido dmais hein??!
  • eu moro no Rio de Janeiro
    gente, parece mentira, eu sei, hoje eu tava até revoltada!

pq eu ficava entrando no site, pra ver se mudava o status do pedido, e só aparecia "em processamento"... já estava pensando que tinha sumido a certidão, ou que não se trabalha em portugal etc.

até que quando cheguei em casa hoje, estava aqui a certidão

mas tem um porém no envio, foi por correio azul (1,85 euro)

o pedido foi feito em 14/06 e enviado, me parece, em 15/06, e a certidão lavrada em 15/06

inclusive, eles fizeram um novo assento para o meu pai, desse ano, informatizando o original.
  • ah sim...grande detalhee...hahaha
    correio azul é mais rapido mesmo...

• gente, mas o correio normal era tipo 1,10, e o azul 1,85
    pra que correio normal???
  • Importante eh que chegou rapido ! Voce teve muita sorte . . . ja paguei correio azul, amarelo, vermelho, cor-de-rosa e nunca veio rapido . . . soh quando pago correio de ouro eh que chega, rsrsr.
  • foi muito bom ter chegado rápido assim, fiquei muito empolgada agora... tava contando em só mandar o processo no fim de julho, mas agora vou mandar essa semana ainda!
    obrigada a todos!
  • só uma dúvida, vocês acham que no formulário 1C, no campo do assento, eu substituo o assento original por aquele novo que eles me forneceram?
  • ah, deixa eu fazer um comentário só pra mostrar a ironia das coisas
    minha certidão de nascimento de inteiro teor pedida aqui no Rio de Janeiro, pedida na segunda-feira da semana passada, pessoalmente, ainda não está pronta!

incrível!!!
  • DÚVIDA

A certidão que me enviaram é uma informatização do registro original, datado de 1953.

Portanto, mudaram o assento do nascimento do meu pai, para um deste ano!
    Essa informação vem em cota à certidão.

Junto à certidão vem um documento certificando a autenticidade da certidao enviada, e nele consta que "substitui a certidao de copia integral Assendo de Nascimento para Outros fins"

voces acham que eu devo usar este novo numero de assento para instrucao no formulário 1C, ou uso o original?
    obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.