NIF sem Cartão Cidadão

Olá pessoal.
Estou em Portugal há alguns dias fazendo um curso e consegui algumas entrevistas, inclusive já recebi proposta de emprego.
Por coincidência, e porque o Universo conspira a favor, nessa mesma semana eu recebi um e-mail da Conservatória de Ovar que minha cidadania está pronta! Já tenho o número do processo.

Agendei o pedido de cartão cidadão, mas devido a alta demanda só consegui agendar para Abril.

Pergunta: inicialmente irei trabalhar com recibo verde e preciso urgentemente do NIF (até para outras coisas, como conseguir alugar um apartamento). Hoje acaba meu curso e semana que vem terei tempo para resolver isso. Gostaria de saber se somente com o número da cidadania eu consigo ir e tirar meu NIF, ou se não tendo o cartão cidadão, obrigatoriamente eu preciso de um representante fiscal. Outra pergunta, é mais rápido ir em um Serviço de Finanças ou Loja do Cidadão? Qual é mais ágil?

Obrigado!

Comentários

  • @baruch acho que o @caiodib saberá responder melhor ,pois ele mora em Portugal.
  • @baruch, a única forma que vejo para fazer o NIF sem ter o Cartão de Cidadão é tendo residência fixa e alguém para ser representante fiscal.
    Penso que as Finanças não estejam numa altura boa para se ir, devido ao IRS.

    Se estiver em Lisboa, faça o Cartão de Cidadão com a taxa de extrema urgência no Campus da Justiça. Se chegar bem cedo, fica pronto no mesmo dia.
    Se estiver em outro Concelho, saiba que nem todas as Conservatórias e Lojas do Cidadão exigem agendamento prévio. Se estiver no Porto, a 4ª Conservatória não exige.
    O NIF já é feito junto com o Cartão do Cidadão, bem como o número da segurança social e da saúde.
  • @caiodib obrigado pelas dicas.
    Estou em Lisboa.
    Semana que vem tentarei resolver isso.
  • @caiodib sou portuguesa, não tenho cartão cidadão, vou para Portugal somente para tirar minha documentação e ir pra Irlanda.. existe a necessidade de eu emitir meu NIF? Não tenho nenhum representante Fiscal.
  • @thalitaberbert, quem reside num país do espaço comum não precisa ter representante fiscal.
    A vantagem de fazer o NIF é ter acesso ao CSD, que lhe vai permitir aceder os serviços de saúde irlandês
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.