Autenticação e Procuração

Bem gente... consegui juntar a documentação necessária p/ dar entrada no pedido de nacionalidade p/ a minha mãe.

Só duas coisas mais:
- A xerox da Certidão de Nascimnto do meu avô (expedida em Portugal) tem q ser autenticada e tb levada ao Itamaraty?

- Como já falei, enviarei todos os doc's p/ o meu irmão q está na Suiça, a xerox da Carteira de Identidade tb tem q ser autenticada e levada ao Itamaraty?

Obrigado à todos!

Comentários

• Renato

A legalizacao pelo Itamaraty e somente das certidoes de NASCIMENTO do requerente, entao nao precisa enviar os outros docots pro Itamaraty.
    Quanto aos documentos de identificacao devem ser autenticados e legalizados pelo consulado da sua regiao.
  • Renato

somente documentos brasileiros podem ser legalizados/autenticados no Brasil. A certidao portuguesa de seu avo vc deve enviar original recente e com selo branco ou se nao quiser enviar a certidao, coloque todos os dados no formulario de requerimento (numero de assento, conservatoria, freguesia, concelho, etc)
  • Será que se eu não mandar ao Itamarati minha procuração pública com reconhecimento de firma do cartório para averbação do meu casamento, fazendo-o somente ao consulado Portugues de São Paulo, que tem convenio com os cartórios, eles legalizam e principalmente, seria válida em portugal.
    Estou com ela na mão sem saber se mando ao Itamarati ou ao consulado.
  • "Renato
    A legalizacao pelo Itamaraty e somente das certidoes de NASCIMENTO do requerente, entao nao precisa enviar os outros docots pro Itamaraty.
    Quanto aos documentos de identificacao devem ser autenticados e legalizados pelo consulado da sua regiao."

Renato tem certeza? Mes que vem vou dar entrada na minha documentacao mas acho que serah em Portugal mesmo, precisa ser legalizado pelo Itamaraty? Porque minha mae obteve outras respostas de uma advogada que fez o processo de umas parentes dela, ela falo que lah em Portugal eles nao fazem questao que sejam autenticados e legalizados pelo Itamaraty.

Caso eu esteja falando besteira, por favor me corrijam.
  • Eliana,

a procuracao eh pra enviar apenas para o Consulado.

Rodney,

eu tbem nunca mandei nenhuma certidao dos meus processos para o Itamaraty, pra nao falar nenhuma, mandei da minha filha apenas, pq minha irma mora em Brasilia, se ela nao morasse, nem essa eu teria enviado, esse ano fiz cinco atribuicoes da minha familia, todas concluidas sem passar nada pelo Itamaraty, importante eh o Consulado legalizar, mas me parece que o Paulo teve problema por nao ter enviado, por isso a cautela, mas nao sou a unica na comunidade que nao mandou para o Itamaraty, sinceramente, nao vejo problemas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.