Decisão Importante - Começo do Processo
talvez vc nem precisaria ter feito a transcricao de casamento. Quem eh portugues e quem eh o filho dele ?
Voce pode dizer quais os nomes estao errados ? Vamos pensar juntos . ..
Voce pode dizer quais os nomes estao errados ? Vamos pensar juntos . ..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
passe essas infos que a Cibele pediu. E diga como ficou o nome de seu avô na certidão de nascimento de seu pai ou mãe (o que for o filho do português).
O nome do meu avô em Portugal consta como: Manoel Joaquim Mesquita
E seu nome no Brasil consta como: Manoel Mesquita Jr.
Esta empresa no Rio me deu a seuinte informaçao necessaria p/ este processo:
1 etapa - transcricao de casamento do meu avo
2 etapa - pedido de cidadania pro meu Pai (filho dele)
3 etapa - transcricao de casamento do meus Pais
4 etapa - pedido de cadadania pra mim
Obs.: Mto obrigado que vc respondeu quase que instantaneamente!
eu fiz retificacoes judiciais em varias certidoes da minha familia, meus bisavos eh quem eram portugueses e tinha varios nomes errados, retifiquei todas as certidoes da minha avo, das irmas dela e da minha mae, todas onde apareciam os benditos nomes, a retificacao vem averbada atras da certidao. O unico documento que eu precisei modificar foi o RG da minha avo, no caso dela precisava porque no processo de atribuicao tem que enviar uma copia de um documento de identificacao, o resto ficou tudo igual, dos meus bisavos, que eram os portugueses, esses nao precisavam de nenhum documento de identificacao, entao, somente nas certidoes eh que aparecem as retificacaoes.
Seu avo esta com receio por causa da aposentadoria, ele ja deve ter todos os documentos brasileiros, certo ? RG, CPF, e mais conta em banco e etc. O que eu quero dizer eh que apenas a certidao de nascimento tera esse averbamento e qdo eh preciso usar a certidao de nascimento ? Todo o tempo soh precisamos dos nossos documentos de identificacao.
Vc vai fazer o processo por naturalizaca ou primeiro a atribuicao do seu pai/ou mae e depois vc ?
O caso da minha esposa é mais ou menos parecido, o processo dela será de aquisição, pois o pai dela já morreu:
Veja a situação:
O nome de solteiro dela: Paula do Carmo
O nome do pai dela(filho de portugues): José do Carmo
(aqui começa a confusão)
O nome do avô dela : José do Carmo
O nome do bisavô dela: José do Carmo Bravo
Já estamos com a certidão de baptismo dele que tivemos que solicitar diretamente no Arquivo Distrital de Beja, pois era muito antiga(na época do nascimento era válida como certidão e consta o número do assento).
O problema, como vocês sabem é que nos registros portugueses, somente aparece o nome no registro, sem o sobrenome, então por dedução, o sobrenome do avô seria "Bravo", mas no registro de nascimento do pai dela, o nome do avô aparece apenas como José do Carmo (não sei se por erro do escrevente ou do próprio avô que nem sabia o nome dele, rsss...) e o pior, na certidão diz que o bisavô também se chama apenas José do Carmo (olha a salada).
Estamos pensando em enviar o processo dela assim mesmo e esperarmos a resposta da CRC, o que vcs acham da situação?
Cibele:
Nao entendi o fato do averbamento somente na certidao de nascimento... a certidao de nascimento do meu avô é o unico documento portugues que consta o seu nome verdadeiro consequentemente provando que ele é portugues...
Pra ser sincero nao sei qual a diferença da naturalizacao e atriuiçao... (desculpe a ignorancia)...
Na verdade gostaria de fazer o que fosse mais simples ou coerente pelo fato da divergencia do nome.
Lara:
Quais são os documentos necessarios p/ envio? e pelo que vc me falou, parece bem mais simples do que a empresa tinha me passado (claro, eles estavam querendo me cobrar quase 2500 reais por etapa!!!).
Será que seria mto pedir pra me passar uma listinha do que preciso mandar primeiramente e pra onde (endereço) e tb se nao for pedir mto, clarear qual vai ser o caminho da coisa depois desse primeiro envio de documentos..
Gente, mto obrigado mesmo por toda ajuda!!!
o caso da sua esposa eh mais simples, nao precisa de retificacao, como vc ja comentou, os registros de nascimento em Portugal eram feitos sem o sobrenome, e eh de se supor que posteriormente o filho venha usar o sobrenome do pai, no seu caso esta certo, o sobrenome nao foi "inventado", como aconteceu em alguns casos aqui na comunidade, entao eh valido.
O problema é que o "Bravo" foi extraído, pois a certidão portuguesa que temos do avô, consta o bisavô como Bravo, a lógica era que o Bravo fosse o sobrenome da familia, mas depois do avô até ela, ficou só "Carmo" que era o nome do meio e na certidão do pai dela não aparece nenhuma vez o nome "Bravo".
Será que assim mesmo não dá meleca? rsss... estamos querendo mandar assim mesmo e ver no que dá....
Obrigado mais uma vez....
eu sei que nao tera nenhum averbamento na certidao portuguesa, imagino que ele tenha uma certidao de nascimento brasileira por ele ter os documentos brasileiros, posso estar enganada, mas eh assim nos dias de hoje, nao sei como era ha anos atras. Assim como, em um processo de nacionalidade, por exemplo, a prova que somos portugueses eh a nossa certidao de nascimento, ficamos com duas, uma brasileira e uma portuguesa, e soh com a certidao portuguesa eh que conseguimos nossos documentos, e vice-versa. Resumo, se ele nao tiver, entao nada ira mudar pra ele, somente na certidao do seu pai e na sua, e se quiser mesmo consertar tudo, na de casamento do seu avo tambem e de quem mais aparecer o nome dele.
O jeito mais facil e rapido eh por atribuicao, primeiro seu pai se torna portugues e depois voce.
Pra ter ideia, para o processo de atribuicao do seu pai sao necessarios apenas 4 documentos, a certidao portuguesa do seu avo, certidao de nascimento do seu pai, copia do RG do seu pai e o formulario 1C. Mais nada !
eu acho que o maior problema nao esta em ter usado o Bravo ou nao, esta que o nome do bisavo na certidao do pai ficou sem o Bravo, ainda assim eu mandaria numa boa.
Também falei pra minha esposa mandar assim mesmo, sem dó nem piedade, rsss...
O máximo que pode acontecer é eles informarem que falta fazer alguma coisa e atrasar um pouco o processo, do resto está numa boa....
Eu acredito que passa, pois embora não tenha o Bravo na certidão, tem o nome da Avó que coinscide, acho que tudo é levado em conta...
Vou falar para ela juntar o resto dos documentos e mandar assim mesmo...
Mil vezes obrigado pela força !!!!
O meu avô nao tem certidao de nascimento do Brasil, somente a RNE...
Entao, eu creio que de nada afetará o fato das retificaçoes nesses documentos que aparecem o nome do meu avô, mas o problema é que ele já é bem velhinho e ja começa a resmungar e chorar qdo falam de retificar documento dele!!! e o pior de tudo é que moro no Canada e fica dificil de lidar com essa situaçao por fone!
Eu irei tentar primeiro com a divergencia do nome e caso nao de certo, recorro à retificacao (pra isso provavelmente meu vô vai querer um advogado, juiz, etc. pra confirmar pra ele que ele nao vai deixar de ter nenhum direito no Brasil!! lol)
E na sua opiniao, será que é valido enviar tb junto desse documentos que vc falou, a declaraçao que a empresa sugeriu (registrada no cartorio com pessoas que o conhecem pra dar fé de que trata-se da mesma pessoa) ou é besteira, só pode dar mais pano pra manga pra eles quererem recusar??
Onde posso encontrar esse formulario e pra onde devo enviar (qual o endereço do CRC?
Obrigado!
Caê
esta certo, no Brasil as leis sao diferentes pra naturalizados, sendo assim, a boa noticia eh que nada vai mudar para o seu avo, da uma acalmada nele, rsrsr, eu sei como funciona a cabeca dele, minha avo tambem eh assim . . . .
Se quiser arriscar entao manda os documentos como estao, e deixa a bomba pra CRC. Nao da pra saber o que vai acontecer, se vao aceitar ou se vao pedir mais provas ou retificacoes, se pedir provas fica mais facil, se pedir retificacao eh provavel que o tempo que eles te darao nao sera suficiente pra conclusao de um processo judicial, e a ai vc tera que reembolsar mais 175 euros pra um novo processo, mas tudo isso sao suposicoes, se fizer a retificacao eh certeza que nao tera problemas, bem, eh uma loteria, vc decide !
Ah ! E eu soh mandaria os documentos necessarios, essa carta com assinaturas pra provar A+B soh vai confundir.
O link para o formulario DE ATRIBUICAO e o endereco esta no guia de ajuda aqui da comunidade, na parte de eventos.
Vou correr atras disso sim dessa maneira e correr esse risco (pois nao quero stressar meu avô antes de tentar!)
Vou ver tb talvez se o consulado de Portugal aqui de Montreal de repente pode ser util pra algo, seja informaçao ou ajuda, enfim...
Provavelmente vcs irão me ver por aqui abrindo alguns tópicos..rs.. e vou postando a minha situação conforme for andando a coisa pois talvez pode ser que seja util p/ outras pessoas! e vou frequentar mais esta comunidade, pois vcs são demais!
Se precisarem de algo aqui do Canada, mais especificamente Provincia de Quebec, estou às ordens!
Mais uma vez mto obrigado!
Caê
eu sou a favor de vc tentar sim antes de fazer as retificacoes, pode dar certo. Uma coisa que pode definitivamente ajudar na aprovacao do processo eh o nome de seus bisavos constarem na certidao de nascimento de seu pai (como avos dele), confere se os nomes batem com os nomes do pais de seu avo na certidao de nascimento dele. Fica mais facil pra CRC concluir que se trata da mesma pessoa.
O endereco da CRC esta no final do formulario 1C, sao bem poucos documentos. Nao se esqueca que a certidao de seu pai precisa ser de INTEIRO TEOR. Precisa legalizar no Itamaraty e no consulado.
A copia do RG de seu pai deve ser autenticada em cartorio e legalizada no consulado. O formulario 1C seu pai assina presencialmente. Seu pai esta no Rio? Ele pode fazer a parte de Itamaraty e consulado facilmente, em um dia.
em Sao Paulo da pra fazer tudo pelo correio. A certidao de nascimento do seu pai esta em qual cidade ? Santos ?
Muitos cartorios aceitam enviar a certidao pelo correio, precisa fazer um deposito na conta deles e eles te mandam, da uma ligada no cartorio e confirma, nao esquece que a certidao tem que ser de inteiro teor.
A questao eh que alguem tem que receber essa certidao e mandar legalizar no Itamaraty e Consulado, nenhum amigo disposto a te ajudar por la ? Nao eh nada dificil, soh precisa se deslocar para o correio.
E seu pai pode estar fazendo uma copia do RG dele autenticada e enviar pra pessoa que ficar responsavel em juntar essa documentacao, essa pessoa deve enviar tudo para o Consulado legalizar e depois te enviar, o formulario 1C vc deve assinar presencialmente no Consulado ai do Canada.
O pagamento tambem pode ser feito no Brasil, eh feito no correio atraves de vale postal, e ai basta que a pessoa te envie o protocolo do vale pra vc anotar o numero no formulario.
Voce tem mesmo que encontrar alguem pra te ajudar.