Transcrição de óbito, atualização do estado civil, e como realizar alguns processos com Portugal

Olá pessoal, tudo bem?

Pretendo tirar a cidadania portuguesa pois tenho planos de morar fora do Brasil nos próximos anos. Meus avós maternos são portuguesas, meu avô já é falecido, então tenho direito pelos dois. Consegui o número de assento dos dois, mas me recomendaram fazer pelo meu avô, até porque ele foi o declarante de nascimento da minha mãe.

Algumas dúvidas:

1. como meu avô é falecido, preciso realizar a transcrição de óbito dele, certo? Como consigo fazer isso diretamente com Portugal? (procurei no site da Conservatória e não encontrei nenhuma informação)

2. eu consigo mandar os documentos de óbito junto com os documentos para processo de atribuição, ou só podem ser processos separados?

3. alguém já conseguiu tirar a cidadania sem atualizar estes dados? Teve algum problema?

4. como minha mãe é casada com um brasileiro, o nome dela difere do nome de solteira (na certidão de nascimento). Desta forma, preciso enviar também a certidão de casamento para Portugal, certo? Ela também precisa ser em inteiro teor, com cópia repográfica e apostilada?

5. quando for tirar a minha cidadania, logo após a atribuição da minha mãe, precisarei realizar a transcrição de casamento dela? ou no processo de cidadania dela, já consigo enviar a certidão de casamento e ela estará registrada como casada (ou seja, com os dados atualizados)?

Desde já agradeço :)
Gabi

Comentários

  • Alguém consegue ajudar? Por favor :)
  • @gabsmleite,
    1, 2 e 3 -se fizer o processo direto pelas conservatórias não precisa transcrever o óbito

    4 - Sim, certidão inteiro teor apostilada. Não precisa ser reprográfica.
    5 - Depois que sair o registro de sua mãe terá que transcrever o casamento dela para depois poder fazer o seu processo.

    Os assentos de nascimento de seus avós já estão informatizados? Eles casaram no Brasil ou em Portugal?
  • @Daniel Henriques

    Obrigado pelas respostas!

    Sim, os assentos dos meus avós já estão informatizados, já possuo o número dos dois... posso pedir a atribuição por qualquer um deles, certo? Independente do declarante do nascimento da minha mãe?

    Eles se casaram em Portugal mesmo, e vieram para o Brasil depois de alguns anos... dessa forma, não precisarei transcrever o casamento deles, correto?
  • @gabsmleite, sim isso mesmo. Pode indicar o assento que preferir, é indiferente pois eles já estão registrados como casados lá.
  • @Daniel Henriques

    Muitíssimo obrigado pela ajuda! Já vou solicitar os documentos para dar entrada no processo dela. :)
  • Preciso fazer a transcrição de casamento, tenho que esperar ficar pronto para depois iniciar meu processo de atribuição?
    Como eu faço para enviar pela DHL? Moro em Araraquara e a DHL mais próxima é em Ribeirão Preto.
  • @Milena, sim, primeiro tem que esperar o processo de transcrição ficar pronto. Se não conseguir uma DHL próxima, a solução é enviar pelo correio EMS.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.