Atribuição do meu pai concedida. Como procedo com a minha?

A atribuição de meu pai concedida (Tondela:15/06 - Certidão Brasil:19/12/2018)

Tenho agora muitas dúvidas para dar sequencia na minha atribuição

1 - É preciso transcrever o casamento de meus pais? (meu pai é declarante do meu nascimento)

2- Meu pai precisa tirar o cartão cidadão para eu dar entrada na minha atribuição?

3- Sou casada, dou entrada com nome de solteira no formulário? Pois na minha Cert. Nasc. int Teor estará divergente do RG

4- O meu formulário também será 1C?

4 - O que mais preciso providenciar?

Obrigado.

Comentários

• 1) Fazendo pelo ACP, não (pelo menos era assim até pouco tempo atrás, realmente não sei dizer se mudou) Se seu pai tiver interesse de residir em Portugal, pode ser que ele ainda assim queira;
    2) Não.
    3) Na sua certidão de nascimento provavelmente foi averbada a certidão de casamento. Isso, mais o documento com o nome de casada comprova a mudança. Ou pode mandar a certidão de casamento junto com os documentos para comprovar a mudança (note que isso não fará com que seu casamento seja transcrito "automaticamente");
    4) Sim, você agora é filha de português originário, portanto recai sobre o mesmo caso de quando foi feita a nacionalidade dele.
    4bis) Documentação normal para atribuição: certidão por cópia reprográfica apostilada + cópia autenticada do documento de identidade + certidão de casamento, a depender do 2) acima + 1c com firma reconhecida por autenticidade + vale postal de 175 euros (acho que dá pra fazer pagamento por cartão para ACP)
  • Muitíssimo Obrigado!

• Caros, boa noite!

Vou iniciar o meu processo de cidadania por atribuição, porém tenho uma dúvida quanto a certidão reprográfica de inteiro teor. Como sou casado e houve alteração no meu sobrenome, qual certidão devo solicitar no cartório, a de nascimento ou casamento?

Desde já agradeço.
  • @Maycon Rodrigues, se estiver averbado o casamento e a alteração no nome na sua certidão de nascimento basta ela. Caso não esteja ou você solicita que a averbação seja feita antes de emitir a certidão ou também terá que enviar a certidão de casamento inteiro teor apostilada para justificar a mudança no nome.
    Pergunte no cartório antes de solicitar a certidão de nascimento reprográfica se o casamento está averbado no registro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.