Documentos em mãos. E agora??

Bom galera, depois de tentar procurar uma resposta na outra comunidade, que me foi respondido que só através de advogado, gostaria de ajuda.

Tenho todos os documentos listados no item 9 da Aquisição (avô português). O que fazer agora? Tenho que ir ao consulado? Pagar alguma coisa no correio?

Preciso resolver isso até semana que vem, ja que a certidao de antecedentes expira no final do mês.

Muito obrigado.

Rodrigo

Comentários

  • Rodrigo

    Não precisa de advogado não, procure as informações aqui nesta comunidade... Para adiantar vc precisa legalizar as certidões de nascimento no Itamaraty e depois legalizar todos os documentos no consulado (há pessoas que dizem que não é preciso legalizar o histórico escolar, mas se eu fosse vc legalizaria tbm)
    Depois de tudo legalizado vc deve ir ao correio, pagar através do "Dinheiro Certo" a taxa de 175 Euros e enviar tudo para Portugal.
    É basicamente isso... Procure nos tópicos que há várias informações como vc deve proceder.
    Mas qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.
  • Já legalizei tudo. Tá tudo pronto. Então nem preciso ir ao Consulado? Faço TUDO pelo correio? Pensei que era através do Consulado.
  • Rodrigo

    Voce ja tem todos os documentos necessarios legalizados no Itamaraty e no Consulado? E o requerimento de solicitação de nacionalidade tambem ja assinado e legalizado? Se for sim a resposta, então é so enviar pelo correio para a CRC lisboa e o dinheiro, via correio , pelo DINHEIRO CERTO.Envia os docs, pelo SEDEX MUNDI.
  • Sandra

    Obrigado. Ainda falta ir ao Consulado, quais documentos preciso legalizar e levar pra lá?

    Rodrigo
  • Rodrigo

    No consulado voce so vai carimbar os documetos brasileiros e no Itamaraty a certidão de nascimento brasileira.
  • Sandra

    Muito obrigado, vou ao Consulado amanhã pela manhã.
  • Mas sabem qual é o meu grande problema?

    Meu avô nasceu no Brasil mas foi registrado lá em Portugal. Ele, juntamente com meus bisavós, voltaram pra casa (Vila Real) uns anos depois. Não sei porque passaram uns anos aqui no Brasil.

    A certidão dele é portuguesa, mas consta com nascido no Rio de Janeiro. Não acredito que será um problema, mas acho que não custa nada pedir ajuda...

    Rodrigo
  • Como já passou um tempo acho que você já resolveu, mas é bom a gente tentar esclarecer pra quem ler o tópico no futuro.

    Até onde sei não faz nenhuma diferença seu avô ter nascido no Rio de Janeiro, desde que ele seja cidadão português. Seja porque na época foi registrado via consulado, seja por qualquer outro meio.

    Por exemplo, quando se tem um avô português e um pai brasileiro, faz-se a atribuição para o pai se tornar cidadão português. Nesse caso, ele pode ter nascido no Rio, em Campinas, ou em Teresina que não importa, ele se tornou um cidadão português e pode passar esta nacionalidade por atribuição para seus filhos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.