Duvidas a respeito de certidoes !!

Bom sou neto d portugueses e estou tirando a minha nacionalidade. Meus avos casaram em portugal e foram p/ o brasil apos o casamento entao a minha pergunta e a seguinte:
Preciso da certidao de nascimento de ambos ou apenas a certidao de casamento resolve o meu problema ? Tambem precisarei da certidao de obito de ambos ?

Obrigado jp

Comentários

• A certidão de nascimento do português é necessária.
    Veja na certidão do filho (a) do português quem declarou o nascimento deste (a). Assim você saberá qual certidão de nascimento deverá pedir em Portugal.
    Pergunta: seu pai ou sua mãe, ou seja, o filho (a) do português quer solicitar a cidadania portuguesa?
  • denise,

Eu (neto) que quero solicitar a nacionalidade !!
  • Perguntava pelo pai ou a mãe, pois o processo por atribuição é mais simples.
    De todas formas, para o seu processo por naturalização, você precisará da certidão de nascimento do português que registrou seu pai ou sua mãe.
    Não se preocupe, pois não é difícil consegui-la. Você só tem que ter os dados: data de nascimento, concelho e freguesia e filiação. Certidões com menos de 100 anos podem ser pedidas no Portal do Cidadão.
  • Joao Paulo,

nao precisa de certidao de casamento nem de obito, isso no seu caso, por serem os seus dois avos portugueses, tanto no processo de naturalizacao quanto no de atribuicao, basta a certidao de nascimento ( nao soh basta como eh necessaria ), e como a Denise ja adiantou, tem que ser de quem foi o declarante do nascimento do filho/a ( seu pai ou sua mae, nao sei quem eh o descendente dos portugueses ).

Por atribuicao eh mais simples, mas soh da pra fazer se o filho/a do portugues estiver vivo. Esta ?
  • João Paulo, por aqui nós recomendamos todo mundo que PODE, fazer por atribuição. Nem todo mundo pode (por já ter pai ou mãe falecidos), então daí só resta fazer por naturalização (passando direto do avó para o neto). Pq atribuição? Pq é menos burocrático, envolve menos documentos e o melhor, demora menos.

Quem é o filho de seu avô (sua mãe ou seu pai?), seu avô declarou o nascimento do filho? E quem declarou o seu nascimento? Responda pra gente te orientar melhor!
  • lara,

meu pai eh filho de portugueses, na certidao dele (meu pai) nao consta quem foi o declarante. Nao to com ela, to tentando falar com meu pai no brasil e nao to conseguindo !! Acho q ele nao ta sabendo olhar. Mas tbem nao foi meu pai que fez a declaracao na minha certidao !! MAs na certidao do meu pai consta o nome dos meus avos e na minha conta o nome do meu pai e dos meus avos !! Tem algo haver com a pessoa q declarou ?
  • João Paulo, a certidão que você tem é de inteiro teor? É de uma dessas que você precisa para iniciar o processo. Nela deve constar o declarante.

E o declarante é importante, sim. É a maneira mais fácil de provar que o filho do português foi reconhecido na menoridade. Se não tiver sido o português o declarante, é necessária a averbação do casamento com o declarante. Se não tiverem sido casados, é bem mais complicado, apesar de não ser impossível.
  • Joao Paulo,

toda certidao tem que ter um declarante, tipo "nasceu dia tal do ano tal fulano de tal filho de xxxxx e yyyyyy, e foi o declarante o pai/ou a mae/ ou alguem " e as vezes consta no fim da certidao, " foi o declarante..... ". Pede pra ele dar uma boa olhada ou te passar um fax se for facil.

Por atribuicao, se nao foi seu pai o declarante do seu nascimento, tera que primeiro fazer a transcricao de casamento dos seus pais ( se houve casamento ), antes de entrar com seu pedido de atribuicao, mas antes de voce, precisaria fazer o processo de atribuicao do seu pai, e se foi o seu avo o declarante, fica mais facil, nao vai precisar de nenhuma transcricao.

Se fizer por naturalizacao, voce precisa das certidoes de nascimento do seu avo ou da sua avo ( de quem for o declarante do seu pai eh melhor) , do seu pai e sua.
  • Joao Paulo,

e voce precisa decidir se quer fazer por atribuicao ou naturalizacao, atribuicao eh mais facil, por outro lado, tem que ver a questao dos declarantes, eh muito importante pra decidir se vai precisar de transcricoes de casamento entre os processos.

Atribuicao > primeiro seu pai se torna portugues depois voce, media de 2 a 3 meses cada processo, se precisar de transcricao, direto em PT com procurador, leva uma semana. Cada processo custa 175 euros e a transcricao 100 euros, menos burocratico, menos papelada ( soh precisa da certidao de nascimento do portugues e do filho do portugues, copia do RG e formulario ). Filhos menores e maiores tera direito a qualquer momento de pedir a cidadania, na menoridade eh de graca.

Naturalizacao > direto pra voce, o processo custa 175 euros, vai precisar de historico escolar e antecedentes criminais, media de 6 a 8 meses pra conclusao. Os filhos nascidos depois da naturalizacao tem direito a cidadania, mas tem custo de 120 euros, filhos nascidos antes soh tem direito a cidadania se forem menores, filhos maiores nao tem direito.

Voce decide e ai nos podemos te orientar melhor.
  • Cibele,

Oi cibele , quero fazer o meu processo por naturalizacao !! Bom Meu avo (portugues) declarou o nascimento do meu pai, mas o meu nao foi nem meu pai nem minha mae q declarou !! Pode afetar em algo ? Minha mae tambem nao e casada com meu pai !! So veja se estou certo aki no que tenho q fazer:

- Autenticar a minha certidao e a do meu pai no Itamaraty e no consulado portugues no brasil
    -Autenticar em cartorio brasileiro o meu registro criminal e meu historico universitario
    -Preencher o formulario p/ o ministro da justica de portugal
    -Apos juntar tudo com a certidao de nascimento da minha avo q tirei no portal do cidadao
    -e por fim ir ao consulado portugues onde moro (londres) e dar entrada

Estou certo ?

Obrigado pela sua ajuda
  • Joao Paulo,

mas o melhor eh vc colocar a certidao do seu avo, ja que ele registrou seu pai, ou, coloca da sua avo e junto a certidao de casamento, pois tem que provar que ele foi reconhecido na menoridade, o mesmo pra voce, se nao foi seu pai e se eles nao foram casados, eh bem provavel que vao pedir provas de reconhecimento na menoridade tambem, o que diz o site do IRN;

Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira. Esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade.[i/]

Os documentos sao esses mesmos que vc colocou, soh faltou uma copia autenticada do seu RG ou passaporte, e se vc vai dar entrada no Consulado de Londres, eh bom checar se eles pedem mais documentos e como eles querem que esses documentos sejam legalizados e talvez precise de comprovante de residencia tbem.
  • Joao Paulo,

mas o melhor eh vc colocar a certidao do seu avo, ja que ele registrou seu pai, ou, coloca da sua avo e junto a certidao de casamento, pois tem que provar que ele foi reconhecido na menoridade, o mesmo pra voce, se nao foi seu pai e se eles nao foram casados, eh bem provavel que vao pedir provas de reconhecimento na menoridade tambem, o que diz o site do IRN >

Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira. Esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade.

Os documentos sao esses mesmos que vc colocou, soh faltou uma copia autenticada do seu RG ou passaporte, e se vc vai dar entrada no Consulado de Londres, eh bom checar se eles pedem mais documentos e como eles querem que esses documentos sejam legalizados e talvez precise de comprovante de residencia tbem.
  • Cibele,

Na minha certidao consta q o meu registro foi feito na menoridade ( 1 semana apos o meu nascimento) So q nao foi nem meu pai nem minha mae o declarante !! Ja a certidao de nascimento do meu avo ta dificil porque ele nasceu antes de 1906, e o site do portal do cidadao so tira de 1906 em diante !!! Entao vou fazer isso mesmo que vc falou !! Pergar a certidao da minha avo` q eh d 1915 juntar com a de casamento c/ o meu avo e enviar !! Agora outra pergunta. Posso enviar direto p/ portugal ? ou tem que ser do consulado onde moro em londres ? Me falaram que o consulado portugues de londres e mto enrolado !! Obrigado pela sua ajuda !!!

Jp
  • Joao Paulo,

aqui a maioria do pessoal manda pelo correio ou vai pessoalmente a PT, um ou outro usa o Consulado, que eh o que tem de mais burocratico.

Da pra enviar pelo correio, eh mais simples e pode confiar que da certo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.