Divergência (supressão de nome) entre Casamento e Batismo e RG

Pessoal, alguém pode me ajudar pra saber se preciso retificar ? Já iria preencher o 1C quando surgiu a dúvida.
Nome da portuguesa no assento: Maria da Luz Cardoso
Nome da portuguesa após casamento no Brasil (com português): Maria Cardoso Amaral
Nome da portuguesa na certidão de batismo da filha e no RG da filha: Maria Amaral

Como devo preencher o campo filiação-mãe no 1C ?
Será que cairemos em exigência por essa divergência nos documentos ?

Obrigado!

P.S. Se eu usar o pai português para atribuição deverei enviar certidão casamento autenticada (para comprovar o nome - nasceu antes de 1911). Essa certidão precisa ser apostilada ou cópia autenticada da inteiro teor serviria ?

Comentários

  • @Daniel Gaspar, acredito que terá que retificar os documentos sim. Mesmo se fizer o processo pelo pai terá que ter o casamento transcrito em Portugal pois, como você mesmo disse, ambos são portugueses e é obrigatório nesse caso. Se ainda não transcreveu o casamento providencie primeiro a transcrição pois cairá em exigência pela falta dela.
    Quando checarem os dados para ver se o casamento está transcrito vão achar a divergência no nome da mãe.
    As conservatórias não aceitam mais cópia autenticada da certidão para comprovação do nome, tem que ser uma certidão original, inteiro teor apostilada.
  • Obrigado Daniel!
    Sim, estaria enviando amanhã a transcrição do casamento dos meus bisavós. Como minha vó (brasileira requerente) é muito idosa já iria aproveitar a ida ao cartório para assinar o 1C além do requerimento de transcrição.
    Você acha que terei problema já nessa transcrição ? (por conta do nome da minha bisavó no RG da minha avó)
  • @Daniel Gaspar não acredito que terá problema para solicitar a pra transcrição do casamento, basta ser descendente para solicitar e, mesmo com a divergência no nome da mãe, os dados do pai acredito que estejam certos.
  • De qualquer acho que procederei da seguinte forma:
    - preencher o 1C com o nome de casada da bisavó (pois provavelmente assim que ficará no assento após averbação do casamento): Maria Cardoso Amaral
    - Retificar a certidão de nascimento da minha avó para contemplar esse nome de casada e não somente Maria Amaral
    - Tirar novo RG da minha vó com novo nome de sua mãe.
    Faz sentido isso ? É esse o caminho correto ou não precisarei das retificações ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.