Divergência (supressão de nome) entre Casamento e Batismo e RG
Daniel Gaspar
Member
Pessoal, alguém pode me ajudar pra saber se preciso retificar ? Já iria preencher o 1C quando surgiu a dúvida.
Nome da portuguesa no assento: Maria da Luz Cardoso
Nome da portuguesa após casamento no Brasil (com português): Maria Cardoso Amaral
Nome da portuguesa na certidão de batismo da filha e no RG da filha: Maria Amaral
Como devo preencher o campo filiação-mãe no 1C ?
Será que cairemos em exigência por essa divergência nos documentos ?
Obrigado!
P.S. Se eu usar o pai português para atribuição deverei enviar certidão casamento autenticada (para comprovar o nome - nasceu antes de 1911). Essa certidão precisa ser apostilada ou cópia autenticada da inteiro teor serviria ?
Nome da portuguesa no assento: Maria da Luz Cardoso
Nome da portuguesa após casamento no Brasil (com português): Maria Cardoso Amaral
Nome da portuguesa na certidão de batismo da filha e no RG da filha: Maria Amaral
Como devo preencher o campo filiação-mãe no 1C ?
Será que cairemos em exigência por essa divergência nos documentos ?
Obrigado!
P.S. Se eu usar o pai português para atribuição deverei enviar certidão casamento autenticada (para comprovar o nome - nasceu antes de 1911). Essa certidão precisa ser apostilada ou cópia autenticada da inteiro teor serviria ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quando checarem os dados para ver se o casamento está transcrito vão achar a divergência no nome da mãe.
As conservatórias não aceitam mais cópia autenticada da certidão para comprovação do nome, tem que ser uma certidão original, inteiro teor apostilada.
Sim, estaria enviando amanhã a transcrição do casamento dos meus bisavós. Como minha vó (brasileira requerente) é muito idosa já iria aproveitar a ida ao cartório para assinar o 1C além do requerimento de transcrição.
Você acha que terei problema já nessa transcrição ? (por conta do nome da minha bisavó no RG da minha avó)
- preencher o 1C com o nome de casada da bisavó (pois provavelmente assim que ficará no assento após averbação do casamento): Maria Cardoso Amaral
- Retificar a certidão de nascimento da minha avó para contemplar esse nome de casada e não somente Maria Amaral
- Tirar novo RG da minha vó com novo nome de sua mãe.
Faz sentido isso ? É esse o caminho correto ou não precisarei das retificações ?