Preciso do assento de nascimento de meu pai.

Oi!

Rosangela, acho que você pode me ajudar nessa.

Já estou bem informada e vou dar entrada no meu processo na semana que vem, assim que a minha certidão chegar de Brasilia. Meu pai já obteve a cidadania dele por atribuição (recentemente) e agora é a minha vez.
Eu sei que não preciso esperar a averbação do casamento dele com minha mãe, já que ele foi o declarante na minha certidão de nascimento.

A questão é a seguinte: vou precisar do numero do assento de nascimento de meu pai, mas a certidão portuguesa de nascimento dele seguiu pro consulado ou CRC (não sei e não importa) pra resolver a questão da averbação de casamento na certidão de nascimento.

Ele não tem o numero do assento de nascimento anotado em lugar algum (inacreditável!) e eu preciso desse numero pra preencher o formulário 1C e já começar o meu processo na próxima semana.

Eu tenho somente uma xerox da certidão portuguesa de casamento dele, onde consta o numero do assento de casamento. Com esse numero posso cosneguir o assento de nascimento?

Pelo Portal do Cidadao posso solicitar uma nova certidão de nascimento? Quanto tempo demora? E qual outra maneira que eu tenho pra conseguir saber o assento de nascimento dele?
Quero estar com tudo pronto pra que meu processo não atrase ainda mais.

Resumindo: quero somente saber o ASSENTO DE NASCIMENTO DE MEU PAI, PORTUGUES POR ATRIBUIÇAO, sendo que disponho do assento de casamento dele. Só isso. Como faço?

Muito obrigada!

Comentários

• Erica

Voce pode pedir pelo portal do cidadão, informa apenas o ano de acento dele, e a conservatoria é a CONSERVATORIA DE REGISTOS CENTRAIS - LISBOA, e pede narrativa para atribuição de nacionalidade para menores, é gratis e dai vc ja fica sabendo o numero de acento, demora uns 20 dias para chegar, ou liga na CRC e pede para saber o numero, o tel é 0021 351 2138 17647 ou 213817600.
  • Sandra

Vou tentar por telefone. Mas é simples assim?
    Eles vão simplesmente informar?

Aopção de esperar 20 dias está fora de cogitação.
    Eu sei que é preciso ter paciência, mas, nesse caso, fica difícil. A informação que eu quero existe e eu preciso chegar a ela em menos tempo pra dar início ao meu processo.

(Realmente inacreditável meu pai não ter guardado direito uma cópia da certidão de nascimento dele.)
  • Erica,

a CRC te informa o numero de assento, eh bem facil, mas uma dica: comece a fazer ligacoes desde ja, porque eles tem demorado para atender e ai pode levar alguns dias pra conseguir, ja que ninguem consegue ficar o dia inteiro ao telefone tentando . . .

Boa Sorte !
  • Cibele

Obrigada, Cibele!

Aviso se conseguir.
  • Vou começar minhas tentativas amanhã.

Uma duvida: basta somente ligar e solicitar? Eles me dão essa informação sem problema algum?

Quero me certificar disso pra que, quando eu consiga falar, não corra o risco de ficar sem minha informação por não ter algum dado que eles solicitem.
    Seriam o que? Nome completo do meu pai, data de nascimento... Eu tenho tambem o assento de casamento dele.
    Basta?

Obrigada!
  • Meu esquema é mais ou menos igual ao seu Erica.

Minha mãe conseguiu por atribuição e dia 15 vou fazer a transcrição do casamento dela junto com meu pedido por atribuição.

Vou levar o assento de nascimento dela, certidão, pis-pasep, periquito, papagaio...rsrsrsrs...se eles falarem: Esta faltando...eu já emendo: TA NÃO, ESTA AQUI !!!!! Rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.