Avó do meu pai que era Portuguesa !
Primeiramente obrigada pela permissão de entrar nesse fórum, minhas duvidas são muitas ainda, até pq sou iniciante nesse processo. A minha primeira dúvida é... a Avó do meu pai, que era Portuguesa ( já falecida ). Quando chegou ao Brasil, se casou com um Brasileiro que no caso é o avô do meu pai, os dois tiveram filhos, um desses filhos é a mãe do meu pai, porém todos eles morreram, o avô, a avó do meu pai ( Que era a Portuguesa ) e a mãe do meu pai também, porém minha avó que era a mãe do meu pai, quando era viva não chegou a tirar a cidadania dela, e pra ela seria mais fácil, sendo que a mãe dela ou seja a ( avó do meu pai ) que era a Portuguesa! Agora eu estou tendo que juntar toda a documentação pra poder fazer a cidadania do meu pai como neto, só que como eu cheguei a explicar no início desse texto... a avó do meu pai Portuguesa morreu aqui no Brasil, e ela morreu em 1963, o avô do meu pai que era casado com ela morreu em 1953 , ele morreu 10 anos antes dela, pra eu conseguir fazer a transcrição de casamento deles, será necessário eu ter primeiro a certidão de nascimento dela que se encontra em Portugal ou eu posso pedir a transcrição de casamento deles primeiro pra depois eu conseguir a certidão de nascimento dela ? Mais uma dúvida, eu consigo achar a certidão de nascimento dela lá em Portugal apenas tendo o nome dela completo e o nome dos pais dela completo ? Vou precisar enviar pra Portugal a certidão de óbito Dela junto com o do avô do meu pai ou será só necessária a de casamento mesmo ? Eu conseguindo a certidão de casamento deles aqui no Brasil será que vai me facilitar saber em qual bairro ou freguesia que ela era em Portugal ? Desculpem tantas perguntas e esse texto mais eu to com muita dúvida, se vocês puderem me tirar ficarei agradecida.
Esta discussão está fechada.
Comentários
Vale lembrar que na alteração da Lei condicionou a atribuição da nacionalidade portuguesa ao neto à existência de laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/
Sugiro fazer uma leitura sobre o assunto
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
Caso a prova de efetiva ligação não seja problema para solicitar a cidadania para seu pai, inicialmente será necessário transcrever o casamento da portuguesa em Portugal e depois o processo de nacionalidade do seu pai.
Não é necessário do registro de óbito, a do casamento sim para a transcrição e também para coletar informações caso tenhamos dificuldades para encontrar o registro português.
Passe o nome, filiação e provável data nascimento da sua "bisa", precisará do registro para os processos.
E sobre o casamento dela aqui no Brasil, estou verificando se eu consigo alguma informação pra saber o lugar da onde ela nasceu .
Informe o nome e a filiação, veremos se são suficientes para encontrar alguma informação
Nome : Francisco Bento da Rosa
Filiação ( Pai ) : Bento da Rosa .
( Mãe ) : Maria da Conceição Rosa .
Amélia de Menezes Evangelho
Filiação ( Pai ) : Antônio Luiz Evangelho
( Mãe ) : Rosa Marianna Evangelho .
No casamento consta, salvo engano, ambos brasileiros
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTZ7-5JK?i=102&cc=1582573
Mesmo com este visto, para ter direito a nacionalidade terá que viver em Portugal por 6 anos (ou 5 anos, não me recordo agora se houve alteração na lei para esse caso) e, mesmo assim, poderá pedir aquisição de nacionalidade por tempo de residência o que não tem nada a ver com ser bisneta de português.
Você questionou sobre as possibilidades que teria e a resposta do @Vlad está dentro do que a lei estabelece.
Se você tem informação de que isso é possível compartilhe o link aqui, por aqui estamos sempre aprendendo mesmo porque a lei tem alterações sempre. Agora, se a resposta que teve não foi a que esperava pergunte, EDUCADAMENTE, se alguém conhece alguma outra possibilidade e não dizer o que disse, rispidamente, como você fez. Aqui todos são voluntários e doam parte de seu tempo livre para prestar auxílio as pessoas e acredito que ninguém tem que ficar aturando esse tipo de comentário.