Avó do meu pai que era Portuguesa !

Primeiramente obrigada pela permissão de entrar nesse fórum, minhas duvidas são muitas ainda, até pq sou iniciante nesse processo. A minha primeira dúvida é... a Avó do meu pai, que era Portuguesa ( já falecida ). Quando chegou ao Brasil, se casou com um Brasileiro que no caso é o avô do meu pai, os dois tiveram filhos, um desses filhos é a mãe do meu pai, porém todos eles morreram, o avô, a avó do meu pai ( Que era a Portuguesa ) e a mãe do meu pai também, porém minha avó que era a mãe do meu pai, quando era viva não chegou a tirar a cidadania dela, e pra ela seria mais fácil, sendo que a mãe dela ou seja a ( avó do meu pai ) que era a Portuguesa! Agora eu estou tendo que juntar toda a documentação pra poder fazer a cidadania do meu pai como neto, só que como eu cheguei a explicar no início desse texto... a avó do meu pai Portuguesa morreu aqui no Brasil, e ela morreu em 1963, o avô do meu pai que era casado com ela morreu em 1953 , ele morreu 10 anos antes dela, pra eu conseguir fazer a transcrição de casamento deles, será necessário eu ter primeiro a certidão de nascimento dela que se encontra em Portugal ou eu posso pedir a transcrição de casamento deles primeiro pra depois eu conseguir a certidão de nascimento dela ? Mais uma dúvida, eu consigo achar a certidão de nascimento dela lá em Portugal apenas tendo o nome dela completo e o nome dos pais dela completo ? Vou precisar enviar pra Portugal a certidão de óbito Dela junto com o do avô do meu pai ou será só necessária a de casamento mesmo ? Eu conseguindo a certidão de casamento deles aqui no Brasil será que vai me facilitar saber em qual bairro ou freguesia que ela era em Portugal ? Desculpem tantas perguntas e esse texto mais eu to com muita dúvida, se vocês puderem me tirar ficarei agradecida.

Comentários

• Olá Marcelle Maciel123

Vale lembrar que na alteração da Lei condicionou a atribuição da nacionalidade portuguesa ao neto à existência de laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa.
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/

Sugiro fazer uma leitura sobre o assunto
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1

Caso a prova de efetiva ligação não seja problema para solicitar a cidadania para seu pai, inicialmente será necessário transcrever o casamento da portuguesa em Portugal e depois o processo de nacionalidade do seu pai.

Não é necessário do registro de óbito, a do casamento sim para a transcrição e também para coletar informações caso tenhamos dificuldades para encontrar o registro português.

Passe o nome, filiação e provável data nascimento da sua "bisa", precisará do registro para os processos.
  • Como eu disse as únicas informações que eu tenho sobre a Portuguesa é o nome completo dela, os pais dela e a data em que ela veio a óbito, por isso que eu perguntei se só com essas informações eu consigo saber aonde que ela nasceu ?
    E sobre o casamento dela aqui no Brasil, estou verificando se eu consigo alguma informação pra saber o lugar da onde ela nasceu .
  • Marcelle Maciel123

Informe o nome e a filiação, veremos se são suficientes para encontrar alguma informação
  • Preciso saber qual desses dois que era O Português.

Nome : Francisco Bento da Rosa
    Filiação ( Pai ) : Bento da Rosa .
    ( Mãe ) : Maria da Conceição Rosa .

Amélia de Menezes Evangelho
    Filiação ( Pai ) : Antônio Luiz Evangelho
    ( Mãe ) : Rosa Marianna Evangelho .

• Marcelle Maciel123

No casamento consta, salvo engano, ambos brasileiros
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTZ7-5JK?i=102&cc=1582573
  • Bom a minha esperança era realmente de um desses dois serem o Português, pq anterior a eles seria bisavós do meu pai, e como todos já morreram pelo oq eu ja li, infelizmente não teria como fazer a dupla nacionalidade do meu pai, pq a minha pretenção era fazer a nacionalidade do meu pai primeiro como neto, pra depois eu poder fazer a minha pois penso em sair do País ( Brasil ) e fazer a minha vida fora. Porém eu tenho uma outra alternativa mais pra isso preciso tirar essa minha outra dúvida . Eu tenho um imóvel aqui no Brasil avaliado por 150 mil reais, é uma ( Sala comercial ) se caso eu vender esse imóvel, eu sei que 150 mil chega em um valor aproximado de 37 a 40 mil euros, com esse valor eu consigo comprar algum imóvel em Portugal ? E se eu comprar esse imóvel em Portugal, após 6 anos eu consigo a dupla cidadania?
  • editado January 2019
    @Marcelle só se vc for neta..se for bisneta de portugueses , mesmo comprando o imóvel vc não terá direito à nacionalidade portuguesa a não ser que algum ascendente seu esteja vivo( seu pai)..para poder pedir como neto
  • Olha bem eu já li em varios lugares e não foi só em um, que se a pessoa comprar um imóvel em Portugal e comprovar vínculo durante 5 a 6 anos, ela tem direito a cidadania sim, até pq ela vai está como investindo em Portugal de alguma forma, desculpa mas essa sua respostas não coincide, até pq existe até um projeto de investimento em Portugal que a pessoa tem esse direito, ou vc está desatualizado ou então eu não sei.
  • @Marcelle Maciel123, me parece que você está um pouco equivocada e deveria pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Existe, de fato, um visto para investimento só que você tem que comprar um, ou vário imóveis, que juntos somem 500.000 euros, você está falando de investimento de R$150.000, o que hoje vai representar um pouco mais de 30.000 euros depois das despesas de envio, etc... Acho que está bem aquém do exigido por lei.
    Mesmo com este visto, para ter direito a nacionalidade terá que viver em Portugal por 6 anos (ou 5 anos, não me recordo agora se houve alteração na lei para esse caso) e, mesmo assim, poderá pedir aquisição de nacionalidade por tempo de residência o que não tem nada a ver com ser bisneta de português.

Você questionou sobre as possibilidades que teria e a resposta do @Vlad está dentro do que a lei estabelece.

Se você tem informação de que isso é possível compartilhe o link aqui, por aqui estamos sempre aprendendo mesmo porque a lei tem alterações sempre. Agora, se a resposta que teve não foi a que esperava pergunte, EDUCADAMENTE, se alguém conhece alguma outra possibilidade e não dizer o que disse, rispidamente, como você fez. Aqui todos são voluntários e doam parte de seu tempo livre para prestar auxílio as pessoas e acredito que ninguém tem que ficar aturando esse tipo de comentário.
  • editado January 2019
    Em Relação a ( Avós e bisavós ) isso já foi esclarecido e se vc ler as minhas respostas anteriores, saberá o pq eu entrei em outro assunto, e não, eu não fui mal educada, tudo depende do ponto de vista. Mas se vc viu isso como ( Rude ) infelizmente eu não vou e nem quero mudar a sua opinião, assim como vc tem a sua eu respeito e quero que seja o mesmo com a minha. Não estou aqui para ofender ninguém, porém assim como eu já li a respeito no assunto e sei sobre a lei do investimento em Portugal, se uma outra pessoa que não soubesse estivesse aqui através da respostas dele, já teria perdido as esperanças de tentar conseguir a dupla nacionalidade e sem saber que poderia sim, então ao meu ver, por ser um fórum de auto ajuda principalmente a gente tem que tomar cuidado com as informações que passamos pra as pessoas ( principalmente ) se não vc pode às vezes acabar tirando a oportunidade de alguém sem ao menos tomar consciência disso.
  • editado January 2019
    @Marcelle se informe antes sobre leis de nacionalidade portuguesa antes de vir questionar os moderadores.Vc pode adquirir visto de empreendor ou visto Gold se abrir algum negócio ou investir em Portugal.. O visto Gold só é concedido para quem investe mais de € 500 mil euros o q não é seu caso. Depois de 5 anos morando em Portugal aí sim vc pode pedir a nacionalidade portuguesa .
  • editado January 2019
    @MarcelleMaciel123 foi BANIDA por arrogância e comportamento inadequado no Fórum.
Esta discussão está fechada.