Documentos que comprovem que eu represento meus filhos na menoridade.

Boa tarde,
Estou dando início a um processo de nacionalidade portuguesa para os meus filhos (12 e 16 anos).
Já tenho nacionalidade portuguesa adquirida em 1992.
Não sou casada oficialmente com o pai dos meus filhos. Vivemos uma união estável desde 2000. Meu marido não entrará no processo de nacionalização.
Resolvi contratar um escritório de advocacia para fazer todos os trâmites da nacionalização das crianças diretamente por Portugal.
Além dos documentos exigidos: certidão de nascimento de inteiro teor com apostilamento de Haia, identidade das crianças autenticada, procuração, etc. O escritório está me pedindo documentos que comprovem que eu represento meus filhos na menoridade.
Já solicitei a Declaração de Nascido Vivo no hospital em que nasceram. Mas ainda terei que reconhecer a firma de quem assinar a declaração e ainda apostilar.
Me pediram contratos de escola, cursos, etc, mas isso tudo ficará muito caro, pois tenho que reconhecer a firma de todas as assinaturas e ainda apostilar.
Os advogados me disseram que tudo isso é necessário para que não caia em exigência.
Gostaria de saber se isso tudo procede? É necessário toda essa comprovação de que sou a mãe de meus filhos?

Comentários

• @Elisete para filhos nascidos de mãe solteiras após 1978, a maternidade já está estabelecida, mas aconselhamos a mandar documentos adicionais como,,cópia de carteira escolar e de vacinação do filho e tb declaração de batismo ou declaração da maternidade onde a criança nasceu.Todas as cópias devem ser apostiladas.
  • Obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.