Atribuição para Deficientes

Gente,

Tentei procurar isso no fórum antes e não encontrei nada.

Recentemente a cidadania do meu pai ficou pronta e estamos começando os preparativos pra mandar dos filhos (somos 4 filhos).
Ele é o declarante em todas as nossas certidões e fomos todos declarados ainda na menoridade. A única questão é que uma de minhas irmãs é deficiente e não fala, nem assina, em suma, não se comunica de formas tradicionais. Pra dificultar mais ainda, ela é maior de idade, tendo 31 anos.

De qualquer forma, ela é completamente dependente dos meus pais até hoje, inclusive ainda morando com eles. Como devemos agir para solicitar a cidadania dela? É de desejo dos meus pais se mudar para Portugal com ela em um futuro próximo, e isso ajudaria muito.

Obrigado.

Comentários

• @Bruno Assumpção, normalmente quando a pessoa não pode assinar é feita uma procuração e o procurador assina por ela por ela. Você pode ver que até no formulário 1C existe local específico para o caso de ser feito o processo por procuração. Essa procuração é feita em cartório mesmo e tem modelo aqui no fórum, é uma procuração específica que da poderes para fazer o processo de nacionalidade. Vou ver se encontro o modelo e posto o link aqui.
  • Eu imaginei fazer pro procuração, mas normalmente quem assina a procuração é quem vai passar os poderes para outra pessoa, não? Se ela não pode assinar, achei que a procuração não serviria.
  • @Bruno Assumpção, vários foristas já fizeram processos por procuração no caso de parentes idosos que não assinam, sei que tem um nome específico de procuração quando a pessoa não consegue assinar mas não me recordo para te dizer. No tabelião eles te informam todos os procedimentos de como fazer isso.
    Para o processo de nacionalidade segue o modelo de procuração específico
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115555/#Comment_115555
  • @Bruno existe a opção de procuração a Rogo..esse é o termo.
  • Obrigado gente!!

@Vlad esse tipo de procuração serve também para um idoso que não pode assinar mais por perda de capacidade motora? Uma amiga me pediu ajuda pra tirar a da avó dela, mas tá uma confusão porque ela precisaria tirar uma identidade mais atualizada e a avó dela não sai mais de casa porque não consegue mais andar e não consegue mais assinar e eu não sei como resolveria isso aqui no Rio, que é o Detran que emite.
  • @Bruno vc tem que se informar no cartório como funciona a procuração a rogo. Eles devem ter o modelo para cada caso
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.