AJUDA.. Nacionalidade via Arquivo Central do Porto

Pessoal, quem enviou o processo via Porto teve a dupla cidadania concedida em quanto tempo? Vcs poderiam me explicar detalhadamente os trâmites após a documentação chegar lá? Em quanto tempo chega a certidão aki no Brasil para entrada no CC e Passaporte?

Dei entrada na documentação do meu noivo e estamos ansiosos...

Obrigada!!

Comentários

  • Atribuição ou Naturalização?
  • Atribuição. Filho de Portugues casado com brasileira. Ambos vivos e transcrição de casamento já foi feita.

  • Olá
    Fiz minha atribuição pelos arquivos centrais do Porto, com o Sr. Mario Vales, ficou pronto em 1 semana.
    Todos que fizeram por lá, tiveram seus processos prontos em 1 -2 semanas. O Hermano Torres, postou todos os passos no guia da ajuda.
    Michely, manda um email para o Sr. Mario, certeza que ele vai responder.
    A minha certidão levou quase um mês para chegar aqui. Já os docs que eu mandei para o Porto levaram 15 dias para chegar lá. Vc pode acompanhar pelo site dos correios, através do nº do seu comprovante.
    Espero ter ajudado.
  • nossa uma semana? incrível,se naturalização quanto tempo deve levar?
  • Ingrid,

    O Arquivo Central do Porto, não faz processos de naturalização, apenas processos de atribuição quando o português em questão que transmitirá a nacionalidade, nasceu em território português. 
  • então onde faço a minha naturalização? na CRC do porto?
  • Você pode optar por fazer no consulado que atue na sua área de residência ou mandar os documentos diretamente pelo correio para a Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa. 
  • ah ok,obrigado,Hermano!
  • Pessoal, mais uma ajudinha... Meu processo chegou lá semana passada... Alguem sabe como posso acompanhar? Se tem algum telefone pra ligar? Obrigada!!
  • No Guia de Ajuda tem o E-mail do Sr Mário que é quem resolve os processos de nacionalidade por lá! Pelo E-mail vc pode pedir informações.
  • Michely,
    No Porto trabalham super rapido. Se os documentos estavam em ordem logo, logo tera noticias do Sr. Mario.
    Espere uns dias antes de ligar. Se ele nao se ocupa atendendo telefonemas e respondendo e-mails pode se dedicar a resolver os processos! hahaha
  • Pessoal, o Sr Mario me enviou uma resposta dizendo que O processo está para despacho do Conservador.

    Vcs sabem o que isso significa? Se tem muitas etapas depois?

    bjos

  • Quando o conservador analise sai a resposta se a cidadania é concedida ou nao.
    Em pouco tempo voce tera a resposta e, se concedida, o numero do assento (registro de nascimento).
  • O Conservador é quem bate o martelo, se tiver tudo ok, ele vai conceder. Pensamento positivo, que tudo vai dar certo. Boa sorte Fábio, mais longe já esteve, voce está a um passo de se tornar Português...
  • Pessoal!

    Saiu a dupla cidadania do meu noivo! Seguem as datas:

    05/02 enviei o processo para o Porto

    13/02 o envelope chegou na CRC

    12/03 recebi o email do Sr Mario com o número do assento

    Peço ajuda de vcs agora para tirar o passaporte. Qual a forma mais rápida? Marquei para segunda 18/03 um horário no consulado de SP mas me informaram que demora 30 dias uteis (cartao cidadao + passaporte)... Teremos uma viagem no inicio de abril que planejava ir com o passaporte portugues, mas acho que não dará tempo... Alguma dica?

    Muito obrigada a todos dessa comu. Sem vcs não teria conseguido a dupla cidadania tão rapidamente!!

  • Michely,
    Em SP podem pagar uma taxa de emergencia e talvez saia mais rapido.
    Veja no site.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.