Informação sobre nacionalidade

Alguém pode me informar se Ponta Delgada faz atribuição de nacionalidade? E posso mandar por vale postal se assim eu preferir? Obrigada

Comentários

• Outra dúvida minha é, se eu optar por fazer um vale postal para a obtenção da nacionalidade para a ACP do Porto eles irão aceitar? Ouvi dizer que se pagar por cartão de crédito o vale vai para Lisboa algo assim.
  • @Angela Moreira, Ponta delgada não tem balcão de nacionalidade.
    O vale postal sempre é enviado ao mesmo endereço da conservatória para qual serão enviados os documentos, não pode fazer o vale para uma conservatória e depois enviar os documentos para outra.
    Se optar pelo pagamento por cartão de crédito pode enviar os documentos pro ACP do Porto sim. Apesar de em todos os lugares quando você faz o pagamento ainda informar apenas o endereço de Lisboa para envio dos documentos algumas conservatórias já estão autorizadas a receber por essa modalidade, ACP é uma dessas.
  • Então deixa eu ver se entendi. Eu faço o pagamento através do portal e aí eles mandam um e-mail do formulário 1c. Depois eu preencho e quando eu for aí correios enviar eu envio por EMS apenas? Aí eu pago somente o valor do envio correto? E lá nos correios depois de pagar o envio falo o endereço da ACP do Porto?
  • Eu não sei se por que eu fiz a transcrição de casamento da minha mãe por vale postal que eu to mais confiante nesse método do que se eu pagar a minha nacionalidade por cartão de crédito. Outra dúvida, a ACOmP do Porto aceita vale postal para atribuição da nacionalidade? Por q se aceitar eu mando vale postal ao invés de pagar com cartão de crédito
  • @Angela Moreira, se fizer o pagamento por cartão você apenas não terá que fazer o vale postal. Como várias agências se recusam a fazer o vale é prático, além de não ter que ir com o dinheiro do vale postal em espécie aos correios. Tem a facilidade também de não ter o problema do vale expirar e ter que mandar outro vale.
    O processo é o mesmo tanto para pagamento por cartão de crédito como por vale postal, você junta todos os documentos e envia para o a conservatória.
    Sim, ACP aceita pagamento por vale postal, qual forma de pagamento utilizar é uma questão de preferência sua. Tem opção de pagar das duas maneiras você utiliza a que mais te agradar.
  • Ah sim sim, entendi perfeitamente. É esse negócio que vc disse sobre o vale expirar, qual o prazo? Por que eu quando fiz a transcrição de casamento eu na verdade nem sabia que o vale postal tinha prazo, simplesmente fiz e aguardei a certidão chegar na minha casa. Claro, fui acompanhando pelos correios e o ctt. Uma última pergunta: a conservatória de tondela faz atribuição de nacionalidade né ?
  • @Angela Moreira, o vale postal tem validade de 30 dias. As conservatórias só sacam o vale depois da chegada dos documentos então se tiver algum atraso pra chegar, o que é comum nos correios no final / começo do ano, pode ser que não de tempo.
    Tondela faz atribuição sim. ACP do Porto é o local mais rápido atualmente.
  • Muito obrigada, vou conversar com minha mãe a respeito da forma de pagamento. Já que ACP está sendo mais rápida, optarei por lá mesmo. Agora em relação aos correios, estamos no início do ano. Será que vão demorar a entregar o vale, talvez por causa do recesso e a demanda? Desde já agradeço pelo esclarecimento das minhas duvidas
  • @Angela Moreira eu quando fiz os processos optei por enviar pela DHL e não pelos correios. É um pouco mais caro mas de 3 a 4 dias úteis é entregue.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.