Mudança para Portugal com marido - quais os direitos e como é o processo?

Pessoal,

Estou no processo de tirar a nacionalidade por atribuição, quero poder mudar com o meu namorado para Portugal no começo de 2020. Pensamos em casar em Junho desse ano, quando eu ja tiver a nacionalidade, mas ainda não tiver tirado o cartão cidadão e passaporte, para esses documentos ja saírem com o nome de casada.. minha duvida é a seguinte:

Mudando comigo pra lá, como e o processo de entrada dele no país?
E como funciona para ele lá? Ele pode estudar, trabalhar, ter acesso a tudo como um cidadão comum?

Estamos com muitas duvidas relacionadas a isso!

Obrigada!!

Comentários

  • editado January 2019
    O casamento de vocês pode ser feito a qualquer momento, inclusive antes de sair sua nacionalidade. Obviamente que a data vocês que escolhem, mas não precisa esperar sair a sua nacionalidade pra casar pra ele ter direitos.
    Ele como cônjuge poderá residir, trabalhar, só tem uns trâmites burocráticos que precisa fazer na chegada lá. O casamento precisará ser transcrito.
    Vale a pena dar uma lida nesse tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia#latest
  • Muito obrigada pela resposta!
    Eu sabia que poderíamos casar em qualquer momento independente do processo da nacionalidade, decidimos fazer depois que obter para não ficar em cima da hora, sendo que enviei meus documentos pra Portugal essa semana.
    Ótimo o tópico, obrigada! Vou dar uma olhada.
    Sabe me dizer se a transcrição precisa ser feita aqui ou podemos fazer lá?
  • @isapfefer, complementando @jhmelman,
    Sobre o casamento, podem casar a qualquer momento. É até melhor que casem com a maior antecedência possível ao processo de transcrição de casamento (ex: 6 meses antes).
    O processo de transcrição de casamento é feito com envio de documentos da mesma forma que foi feito o de nacionalidade, e pode ser feita tanto por Consulado, quanto por Conservatórias.

    O ideal é que entrem em Portugal já com o processo de transcrição de casamento pronto, visto que o único passo que faltará, será o pedido do cartão de residente para cônjuge de cidadão português. Ele só poderá estudar e trabalhar após ter o cartão de residência.

    O processo do visto de residência pode ser rápido ou não, dependendo para onde forem e em qual SEF forem realizar, embora tenho visto casos de tempos muito diferentes feitos num mesmo sítio. Fizemos o de meu pai pelo SEF do Porto e demorou um mês, do agendamento a receção do cartão, mas houveram casos em que o processo demorou mais.

    Como suas dúvidas são pertinentes ao tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia#latest , sugiro postar lá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.