Help.. o que é mais rápido?
Olá! Estou chegando na comunidade agora e já vou abusando. rsrs
Seguinte, preciso tirar a dupla nacionalidade de mamae. O casamento já foi transcrito, trabalho feito pelo Consulado do Rio. No caso, anterior a 1981.
A pergunta é: estou indo para Lisboa agora no fim do mês. Ela não. Posso fazer o processo dela por lá? E quanto tempo levaria isto?? A documentação é qual no caso?
Obrigada!!!
Seguinte, preciso tirar a dupla nacionalidade de mamae. O casamento já foi transcrito, trabalho feito pelo Consulado do Rio. No caso, anterior a 1981.
A pergunta é: estou indo para Lisboa agora no fim do mês. Ela não. Posso fazer o processo dela por lá? E quanto tempo levaria isto?? A documentação é qual no caso?
Obrigada!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Transcrito que casamento? Anterior a 1981 (antiga lei) quem? Vovo ou mamae?
Processo em PT demora uns 2 meses para atribuicao e uns 7 meses aquisicao. Nao ficou claro quem nacional portugues, ou s sua mamae era casada com portugues. Ou era sua avo ou avo.
Desculpe a falta de acento, o teclado e Ingles, haahauah
Como o Alex disse, esta meio confusa a sua duvida.
Escreva aqui, detalhadamente, quem é o portugues, que casamento foi transcrito, para que possamos te ajudar.
Eu gostaria de saber se caso eu desse entrada no pedido dela em Lisboa seria mais rápido... se eu poderia levar a documentação e fazê-lo lá. É isso. rsrs
sim, tudo que eh feito direto na CRC em Lisboa eh mais rapido do que pelo consulado. Sua mae pode passar uma procuracao pra vc e vc da entrada no pedido pra ela la em Lisboa. De documentos acredito que so precisa mesmo da certidao de nascimento dela de inteiro teor e a certidao de casamento de seus pais, tudo devidamente legalizado no Brasil antes. Sua mae nao vai precisar comprovar vinculos efetivos com Portugal, entao o precesso exige menos documentos.
Tem modelo de procuracao aqui na comunidade no guia de ajuda. Eh melhor vc ir com procuracao e la na CRC vc preenche o formulario correto e assina la por sua mae.
vc mesma ja tem a nacionalidade?
tenho sim. Eu tirei a nacionalidade primeiro que ela. rsrs Já faz uns 3 anos.
A minha dúvida é: será que esta primeira etapa, até ter o boletim de nascimento demora muito... porque eu vou ficar 40 dias por lá. Se demorar mais do que isso, acho que será mais prático fazer pelo consulado mesmo, não?
eh bem provavel que vai demorar mais do que 40 dias ate o processo ser aprovado e sair o assento de nascimento. Mas se vc vai de qq forma a Lisboa, compensa muito dar entrada por la. A certidao depois eh enviada pro Brasil pro seu endereco. Fazendo pelo consulado pode contar que vai demorar mais.
Se sua mae nao tem pressa, entao nao faz muita diferenca, mas se ela quer logo a nacionalidade, entao eh melhor fazer direto em Lisboa (pessoalmente/com procuracao ou pelo correio).
Eu tenho duvidas quanto a documentação e a autenticação. Pelo visto, a documentação pedida pelo consulado é uma.. e pelo CRC é outra, não???
Aqui no Rio não pediram a certidao de casamento deles. Em vez disso, pediram uma certidao de registo de casamento, emitida em Portugal.
A certidao de nascimento de mamae será autenticada pelo Itamaraty... e pelo consulado do Rio??
Perdidinha da silva, eu.
o que voce pode adiantar eh fazer a procuracao e legaliza-la no Consulado, a certidao de nascimento de inteiro teor da sua mae, que deve ser legalizada no Itamaraty e Consulado e uma xerox autenticada do RG tambem legalizada no Consulado. Se voce nao tiver ( e vai precisar para o processo ! ) a certidao de nascimento portuguesa do seu pai com o casamento averbado, voce pode pedir em qualquer conservatoria do registro civil de Lisboa, sai na hora.
A documentacao pedida pelo Consulado eh diferente da CRC, acho que aqui ninguem ainda fez esse pedido direto em Lisboa, seria bom voce ligar na CRC e perguntar certinho quais documentos precisa, o que nao deve ser muita coisa.
Você sabe como se tira esta procuração?? Eu vou ao consulado e peço uma, é isto?
Já estou achando que o processo vai sair mais em conta sendo feito pelo consulado... estarei enganada?
Obrigadaaaa
Com certeza fazer pelo consulado não sai mais em conta, pois geralmente eles pedem mais documentos do que se necessita realmente, caso vc faça por Portugal.
A procuração é feita em cartorio, é uma procuração publica da sua mãe te dando poderes para fazer isso por ela, no consulado essa procurações, com certeza são bem mais caras, em cartorio custa em media R$70,00.
Depois vc leva a procuração no consulado para legalizar, junto com todos os outros documentos, depois leva tudo e da entrada em Portugal, ja que vc esta indo para lá.
O Consulado do Rio pede os seguintes documentos :
A mulher casada com cidadão português até 3/10/1981, adquire a nacionalidade do marido, precisando apresentar para o efeito os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento original portuguesa do marido, com o casamento averbado em Portugal, expedida há menos de 180 dias + 1 fotocópia simples; (clique aqui para obtê-la)
- Certidão de nascimento original da requerente, expedida há menos de 180 dias, autenticada pelo Itamaraty do Rio de Janeiro (Av. Marechal Floriano, 196 - Centro) + 1 fotocópia simples;
- 2 fotocópias autenticadas da carteira de identidade da requerente;
- Requerimento da requerente (modelo abaixo);
- 1 foto 3x4 colorida com fundo branco da requerente;
- Certidão original portuguesa do registo de casamento expedida há menos 180 dias; (clique aqui para obtê-la)
- Certidão de casamento original expedida há menos de 180 dias, quando for o caso.
Modelo de Requerimento
Exmo. Senhor
Conservador dos Registos Centrais
Nome……………, nascida aos ………, no………, filha de……….. e de……….., residente,.(endereço completo)…… casada com …..., natural da freguesia…..., concelho…...., inscrito neste Consulado-Geral sob o n.º ….., casamento realizado aos….., vem mui respeitosamente, apoiada no que determina a Base X da Lei 2098, de 29 de Julho de 1959, requerer a aquisição da nacionalidade portuguesa e a transcrição do assento do seu nascimento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão.
Nestes Termos,
Pede Deferimento,
Rio de Janeiro, _____de _______________de ________.
No consulado de SP eles dao prazo de 4 meses nesses casos, no Rio nao faco ideia.
eu vi em algum lugar algo sobre "certificado de registo criminal". Isso é realmente necessário??
E alguém sabe se eles (CRC) prestam informações por email??
Obrigadaaaa
a CRC presta sim informacao por e-mail, se nao conseguir uma resposta rapida, eh melhor tentar ligar, parece que eles estao atendendo, mas liga no geral
00 351 21 381 7600/ 7610/ 7670.
Mas nao precisa de antecedentes criminais pra esse tipo de processo.
Vocês que acompanham os casos, poderiam me dizer se a procuração serve para assinar algum requerimento por lá? Vai que aparece um papel surpresa por lá.. rsrs
e eu só estarei levando o requerimento assinado por ela no consulado... Paranóia.
se voce fizer a procuracao, eh voce quem vai assinar o requerimento la na CRC, sua mae nao pode assinar o requerimento, tem que leva-lo sem assinar, somente preenchido.
Outra opcao eh sua mae assinar o requerimento no Consulado, e ai nao precisa de procuracao soh pra entregar a documentacao, pelo menos eh possivel isso com os pedidos de atribuicao ( eu mesma entreguei da minha irma pessoalmente sem procuracao, ela assinou o formulario e legalizou no Consulado ).
Duas coisas voce precisa confirmar na CRC ( pelo visto ja estao atendendo aos telefones ), se o requerimento eh esse mesmo que esta no site do Consulado e se voce pode apenas levar a documentacao ja legalizada e o requerimento assinado pela sua mae no Consulado, isentando da procuracao.