Qual a melhor ordem para conseguir o processo de todos? Muitas dúvidas...
Joviane
Member
Bom dia, tenho algumas dúvidas em como proceder e gostaria da ajuda de vocês.
Meu caso é o seguinte. Meu pai é português, nascido em Funchal na Ilha da Madeira. Quero tirar a minha nacionalidade e tenho dois filhos. Eu tenho que tirar a minha primeiro para tirar a deles ou consigo tirar tudo junto?
Outra coisa, se quiser tirar a do meu marido (não somos casados ainda), é melhor casarmos primeiro antes de eu tirar a minha nacionalidade ou tiro a minha nacionalidade, casamos e depois tiro a dele? E a das crianças, tiro antes ou depois de casar?
Além disso, qual o melhor cartório para dar entrada no processo? É melhor ir para Portugal e já fazer tudo ou dá pra tirar daqui tranquilamente? Se for melhor ir pra lá, registro o casamento lá ou faço aqui antes de ir?
Se puderem ajudar fico muito grata, são muitas dúvidas hehehe
Meu caso é o seguinte. Meu pai é português, nascido em Funchal na Ilha da Madeira. Quero tirar a minha nacionalidade e tenho dois filhos. Eu tenho que tirar a minha primeiro para tirar a deles ou consigo tirar tudo junto?
Outra coisa, se quiser tirar a do meu marido (não somos casados ainda), é melhor casarmos primeiro antes de eu tirar a minha nacionalidade ou tiro a minha nacionalidade, casamos e depois tiro a dele? E a das crianças, tiro antes ou depois de casar?
Além disso, qual o melhor cartório para dar entrada no processo? É melhor ir para Portugal e já fazer tudo ou dá pra tirar daqui tranquilamente? Se for melhor ir pra lá, registro o casamento lá ou faço aqui antes de ir?
Se puderem ajudar fico muito grata, são muitas dúvidas hehehe
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
É melhor casar antes ou depois de eu solicitar a minha atribuição?
Para seu processo você vai precisar de
- Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
- Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
- Cópia do assento de nascimento de seu pai ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso esteja informatizado
- Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
Se você teve alteração no nome terá que justificar essa mudança caso a mudança não esteja averbada na sua certidão de nascimento juntando também sua certidão de casamento inteiro teor apostilada. Se for o caso pergunte no cartório quando for solicitar a certidão se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar sua certidão.
Dar entrada pessoalmente ou enviar os documentos não terá muito impacto no prazo de finalização do processo, recomendo mandar os documentos pois a espera para ser atendido tende a ser grande no ACP, acredito que você terá interesse em fazer outras coisas enquanto estiver em Portugal e não passar metade do dia em uma fila de espera da conservatória para ser atendida.
Pra o processo de sua mãe vai precisar de:
- Certidão de nascimento da sua mãe por cópia reprográfica, apostilada
- Cópia autenticada do documento de identidade da sua mãe, emitido há menos de 10 anos, apostilado
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade. Sua mãe tem que assinar na presença do funcionário do cartório
- Cópia do assento de nascimento de seu avô ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C
- Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
- Como sua mãe teve alteração no nome pelo casamento vai ter que juntar também a certidão de casamento inteiro teor apostilada, como falei antes
Se optar por pagamento com cartão de crédito pode ver as instruções em
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
Obrigada pela dica de enviar daqui ao invés de fazer pessoalmente, vou fazer isso então.
Depois é só seguir o mesmo processo para os meus filhos?