ACP - Processo entregue pessoalmente - Dúvida sobre a necessidade de transcrição de casamento

Pessoal,
Entreguei hoje pessoalmente o pedido de atribuição de nacionalidade para minha mãe diretamente na ACP. O pai dela (meu avô) português foi o declarante. Conforme tinha visto aqui no fórum, e por indicação de outra conservatória, fui fazer diretamente na ACP porque não haveria necessidade da transcrição do casamento dos meus avós (ambos portugueses). Bastando apresentar os seguintes documentos:
1. Certidão de nascimento copia reprografica apostilada (onde o pai português foi o declarante).
2. Cópia simples da certidão de nascimento do português
3. Cópia autenticada e apostilada da identidade da minha mãe
4. Formulário modelo 1C assinado por autenticidade no Brasil.

Acontece que a atendente da conservatória disse que eu deveria transcrever o casamento da MINHA MÃE, que ainda não é portuguesa obviamente, e fazer um processo judicial por conta da mudança de nome (acréscimo do sobrenome do marido) antes do pedido de nacionalidade ser analisado pelo conservador(a). Pergunto: Isso faz sentido? Como posso solicitar a transcrição de casamento se minha mãe ainda nem é portuguesa? Processo judicial por conta de mudança do nome? Minha mãe é viúva e não se casou novamente.

Ainda assim dei entrada no processo, mas confesso que bateu um arrependimento, tenho amigos que fizeram por Almada e não tiveram esse tipo de empecilho. Apenas tiveram que seguir todas etapas: transcrição do casamento dos avós, atribuição da nacionalidade do pai (ou mãe), transcrição do casamento dos pais e, finalmente, pedido de atribuição de sua própria nacionalidade.
Por favor, alguém me de uma ajuda.

Obrigado.

Comentários

• editado December 2018
    @Fernando..o que a atendente está pedindo é fora de contexto. Vai ver é alguma novata que não entende os procedimentos corretos. O que ela poderia exigir "em tese" seria a transcrição do casamento do seu avô e não dos seus pais que ainda nem portugueses são.Creio que quando for para os conservadores, não vai haver questionamentos.É muito arriscado enviar para Almada e o processo ir parar na CRC de Lisboa.
  • Fernando,

transcreva o casamento dos avós.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.