Check List de Documentos - Naturalizacao

Oii Genteee

Se tudo der certo, quinta feira estou enviando meus documentos para a conservatoria de Lisboa para a naturalização. Vou fazer através do meu avo.
Gostaria somente de ver se ta tudo correto

--> Certidao de nascimento minha de inteiro teor
--> Certidao de nascimento do meu pai (filho do portugues) de inteiro teor
--> Historico Escolar da Universidade
--> Atestado de Antecedentes Criminais, retirado na policia federal

Os documentos acima todos legalizados pelo consulado

--> Certidao de Nascimento do avo portugues (copia autenticada em cartorio)
--> Averbacao do Casamento do portugues
--> Requerimento assinado no Consulado de Portugal em Sao Paulo com o pedido de naturalizacao.

Tudo isso no envelope do sedex juntamente com o comprovante de pagamento de 175 euros do vale postal para o seguinte endereco

Conservatória dos Registos Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca, 198
CEP 1099-003

Bom...é isso...liguei milhoes de vezes para a Conservatoria de Lisboa e eles me informaram que está tudo correto...mas como eu sei que o povo da comunidade é expert também nas documentacoes, por isso que envio pra vcs...está tudo correto???

Muito obrigadaaa pela ajuda...e assim que eu enviar dou noticias pra todos!

Beijosss

Comentários

• certinho..hehehe manda brasa!!!!!
  • então Junior, é que eu olhei os necessários...se os que eles pedem estão aí..qualquer informação adicional é valido...vide meu caso!
  • bom, se a Mari já transcreveu o casamento do avô, tudo bem. Mas se foi o avô quem declarou o nascimento do pai dela, realmente não precisava da transcrição.
  • Naoo
    o meu avô casou no Brasil com a minha avó em 1961...o ano retrasado ele descobriu que ainda era solteiro em Portugal (claro que quase q a minha avó o mataaa hahaha) ai ele mandou averbar o casamento lá.
    Ele me entregou um papel hoje, que é do consulado, informando que já estava averbado o casamento dele...e eu acho que talvez seja interessante eu enviar esse papel também.
    Aiaiaiai to tao ansiosa para enviar meus documentos que vcs nao fazem ideia...cansei já de toda vez q eu vou pra Espanha, a policia me maltratar porque eu sou brasileira...espero que de tudo certo!!
  • Nando,

tanto faz, 198 ou 200 vai dar no mesmo lugar, na CRC. No site do Consulado de SP eles colocam o numero como 198.
  • Mandei hojeee meus documentos!!!!
    Foi ao total 544 reais de vale postal e mais 54 de sedex!
    Agora é so esperar chegar lá..paguei 3,50 para ter o aviso de recebimento...e rezar para tudo dar certo!!
  • [APAGADO]
  • Junior,

nao da pra saber ateh chegarem os documentos, eles mandam uma cartinha com o motivo, nos fale o que esta errado ou faltando assim que vc receber.
  • Não se preocupa nao Junior
    Os meus também foram devolvidos na primeira vez...e qdo chegou em casa era uma assinatura que eu nao tinha reconhecido firma no cartório...eles te mandam o cheque de volta e a carta explicando o que tem q fazer...em dois dias já está tudo na sua casa....ai é so arrumar e mandar de novo.
    E pra vc ver como o consulado é honesto..eu mandei um cheque de 169 reais para as legalizações ...e eles me mandaram 10 reais em dinheiro, pois as legalizações saiam 159 reais.
  • Mari,

voce mandou legalizar os documentos como ? Pelo valor que voce comentou, me parece que voce mandou apenas para legalizar os documentos no Consulado no setor de legalizacoes e nao no setor de naturalizacao de netos, foi isso ou nao ?

Se sim, voce assinou o requerimento no Cartorio e mandou legalizar no Consulado ?

Espero sua resposta para ajudar o Junior e desatar o noh ! A diferenca sua e a dele tambem eh que seus avos ja tinham o casamento averbado em PT e ele nao, que alias, nao faz diferenca se os declarantes de todas as certidoes de nascimento sao da descendencia portuguesa, mais uma implicancia do Consulado.
  • CIbele

O que eu fiz foi o seguinte
    Eu enviei todos meus documentos para Legalização no Consulado e depois que estavam todos prontos e chegaram na minha residencia, eu marquei um dia e fui assinar o requerimento presencialmente no Consulado...demorou 5 minutinhos e eu conversei com o cara que me atendeu e ele confirmou que era somente isso, que agora era só enviar para Portugal.
  • Junior

Não..foi marcado para dois dias depois..na verdade depende muito da agenda deles...mas acho que se vc ligar amanha vai ser marcado pra segunda ou terca
  • [APAGADO]
  • Gente,

uma dúvida

quanto tempo demorou para chegar os documentos de vcs em Portugal???
    Eu entrei na página dos correios hoje, e apareceu que já foi recebido em Portugal, e claro estou super ansiosa, pois eu paguei o AR (Aviso de Recebimento) e até agora nao recebi nenhum aviso.
    E outra coisa...quando eles recebem, qual é a média de tempo de eles enviarem alguma resposta sobre a sua documentacao??'
    Eu procurei na comunidade, mas nao entendi muito bem...
  • Calma Mari, nao se desespere
    seus docs estao la, se no site esta td ok nao ha motivos pra se preocupar
    aguarde duas semanas e ligue pra pegar o numero do processo
    o meu eles enviaram em resposta a um email...
    uma boa saida tb!!!
  • documentação...

O Consulado de Manaus me passou esses documentos:

1) Certidão original VERBUM AD VERBUM de nascimento emitida a menos de 6 meses, reconhecida em cartório notarial local e no Consulado.
    2) 2 cópia autenticada em cartório notarial local de documento de identificação.
    3) cópia simples de comprovante de residência.
    4) 1 cópia simples legível da certidão do casamento ocorrido no brasil.
    5) 2 cópia simples legível da RG dos pais (autenticada).
    6) requerimento de inscrição de nascimento.
    7) certidão de nascimento/doc. de identidade do genitor não portugiês, no caso de casamento não transcrito no Consulado.
    8) 1 foto 3x4.

custos:

1) procedimento de inscrição nasc/atribuição nacionalidade...art. 26 1.1 E 175,00.
    2) certidão de nascimento no consulado.................................art. 19 1 E 15,00.
    3) reconhecimento consular (certidão de nascimento)............art. 42.1 E 20,00.
    4) reconhecimento consular (presencial)................................art. 42.6 gratis

Esta foi a documentação que me passaram, porém gostaria de uma avaliação de voces, no sentido de ver se tudo isso é necessário, para chegarmos a uma definitiva conclusão, de quais documentos são realmente necessarios para a naturalização.
  • Gennteeeee
    acabei de ligar na Conservatória de Lisboa e eles me informaram já o número do processo!! E pediram para que daqui 3 meses eu retorne a ligação, pois agora vão fazer o processo de verificação com as autoridades competentes!!
    Eu mandei os documentos dia 15 de abril..chegaram em Portugal dia 20 e hoje dia 28 que eu obtive essa resposta
    Bom...pelo conhecimento de todos, isso está correto?? esta andando bem??
  • Mari,

isso mesmo, esta tudo andando bem no seu processo. Vamos aguardar, naturalizacao leva em media 7 meses para conclusao. Boa sorte !
  • Ufa! Q boa notícia entao!! hehehe
    Uma outra perguntinha...sem querer ser muito chata...eu vi muitas pessoas comentando que sempre ligam para o CRC para ver como está o processo..entao seria legal por exemplo eu ligar em Junho para ver como anda??
  • Gente..uma dúvida...
    tenho uma amiga que também está tirando a cidadania portuguesa pelo mesmo processo que eu...de naturalização...só que ela vai se casar agora em junho com um inglés e consequentemente vai ter o visto para viver em Londres com o marido (caso deseje)...será que isso vai atrapalhar no processo de cidadania portuguesa dela?
    eu to fazendo a pergunta no mesmo tópcio que eu abri para nao virar uma confusao..como eu li em alguns topicos para quando tiver uma dúvida continuar no mesmo tópico que abriu....caso eu esteja fazendo errado, me avisam ok?
  • Mari,

nao tem problema algum, eu morei na Inglaterra com visto britanico enquanto esperava a conclusao do meu processo. Nao ha correlacao entre o processo de cidadania e vistos britanicos.
  • [APAGADO]
  • mesmo se casando??
    pq o estado civil vai ser alterado de solteira para casada
  • Mari,

nao tem problema algum mesmo, em Portugal, ela primeiro tem que se tornar portuguesa ( o processo sai com o nome de solteira sempre ) e soh entao depois de "nascer portuguesa" ela podera atualizar o estado civil, eh tudo feito na sequencia dos fatos. Por isso, ela pode ficar despreocupada mesmo que casando e mudando o nome no meio do processo.
  • Genteee
    dei um up nesse tópico, porque na verdade acho meio chato ficar abrindo outro tópico pra tirar dúvidas do meu processo.
    Eu to querendo ir pra Portugal e Espanha em setembro..só que eu vou via Madrid..e na verdade que a imigracao em Madrid sempre me enche o saco quando eu vou pra lá...vcs sabem se a Conservatoria mandaria algum documento pra mim dizendo que eu estou em processo de Naturalização para que seja mais facil se a imigracao me encher o saco???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.