Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro 1954

Prezados,

Estou atrás da Habilitacao de Casamento realizado no cartório na quarta circunscricao da Gloria em 09.01.1954. Ao entrar em contato com o Arquivo Nacional eles me informaram que nao possuem habilitacoes dessa data. Essa informacao é verdade? Saberiam me dizer onde posso encontrar tal habilitacao?

Agradeceria imensamente a ajuda
Atenciosamente,
Rene Moreira

Comentários

  • Olá Kleber,

    Obrigado pela informacao. O cartório já me informou também que nao possuem nenhuma habilitacao de casamento com eles. Abaixo a resposta deles:

    "Em atendimento à sua solicitação por escrito, de desarquivamento do Processo de Habilitação de casamento de informo que não é possível atendê-la devido ao fato de este Processo já ter sido incinerado, pois sua guarda não é obrigatória ao Cartório de acordo com a Tabela de Temporalidade em vigor, promulgada pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (publicação no DOERJ de 08/01/2003, Seção I, Parte III), através da qual tais processos de habilitação de casamento devem ficar em acervo da Serventia por apenas cinco anos.
    Ressalto ainda que quando assumimos a titularidade da Serventia, em 1998, já não existiam arquivos de processos anteriores à década de 1990 e ainda que não havia a obrigatoriedade de microfilmagem de tais documentos, que somente surgiu em 2003.
    Sendo o que me cumpre informar, despeço-me, continuando à disposição para quaisquer outras informações necessárias."

    Alguma outra ideia?

    Att.
    Rene Moreira
  • Rene Moreira

    Ocorreu o religioso? ...talvez uma possibilidade de buscar informações.
  • Já tentou pelo Arquivo Nacional? Achamos a habilitação de casamento do meu avô de 1931 arquivado no Arquivo nacional ; http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/content/article.html?id=160:registros-civis-da-cidade-do-rio-de-janeiro
  • POde ir presencialmente que eles ajudam a fazer a busca. Levar todas as informações que tiver
    Atendimento Presencial (RJ):
    Endereço: Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
    Horário de atendimento de 7h30 às 19h30, sendo permitida a entrada apenas até às 18h30
  • Desculpe, não tinha visto que já haviam consultado o Arquivo Nacional.
    Já tentou o arquivo da Arquidiocese do Rio? fica no subsolo da Catedral. Eles tem livros de casamento e livrs com habilitações de casamento bem antigos. http://www.cbg.org.br/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/curia-metropolitana-rj/
  • Prezados Kléber e Teresa,

    Agradeco imensamente a ajuda de vocês. Vamos às respostas:

    O Arquivo Nacional diz que possuem sim habilitacoes de Casamento mas até uma certa data que nao inclui 1954. Fico imaginando entao, se nao estao no Arquivo Nacional e nem nos Cartórios, entao onde poderiam estar?

    Referente às habilitacoes no religioso, sim, esta é uma possibilitade que eu considero também, entretanto gostaria de deixá-la pra depois pois como moro na Áustria, nao tenho disponibilidade de ir até a Cúria realizar tal pesquisa. Além disso existe um fator que dificultaria ainda a pesquisa: saber em qual paróquia eles se casaram. Eu sei que eles moravam ali na Glória, inclusive tendo o casamento civil sendo feito na 4 Circunscricao, entretando nao sei informar em qual paróquia ele ocorrou e se é que ocorreu, pois os dois casaram com mais de 40 anos de idade, entao nao sei se optaram por fazerem um casamento religioso também.

    Caso tenham mais alguma ideia que possa me ajudar, serei muito grato.

    Rene Moreira
  • @Rene Moreira
    Achei informação no site do Arquivo Nacional - SIAN
    http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/Pesquisa_Multinivel_Painel_Resultado.asp?v_CodReferencia_id=1014&v_aba=undefined

    Pelos dados informados, poderia ser:
    Certidão de Casamento - 4ª Circunscrição, Livro B-95, Folha 214, Termo 15474, de 09/01/1954.
  • @Rene Moreira
    Quais seriam os nomes dos nubentes?
  • Bom dia

    Estou tendo o mesmo problema. Meu processo caiu em exigência e pedem cópia do processo de Habilitação de Casamento de meus avós. Eu já tinham me informado que o cartório queima depois de um tempo. E agora vi aqui no site essa possibilidade no arquivo nacional. O cartório do casamento é em Campo grande e o ano é 1915.Eles querem cópia Autenticada do processo e dos documentos do meu avô. Tipo RG. Será que tenho chance de atende-los

  • @Lomeu

    nunca vi esta exigência.

    Qual foi a documentação que vc enviou para o início do processo?

  • @Lomeu

    o AN só tem cópias de habilitação de casamento para alguns cartórios do município do Rio e alguns períodos; entre em contato como AN.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.