Registro de Nascimento...
A muito tempo eu venho lutando, contra a má vontade dos Consulados em querer dificultar que filhos de portugueses, se tornem portugueses por atribuição.
De todos os assentos de registros dos meus tios, ocorridos na Conservatoria de Registros Centrais em Lisboa, somente a do meu pai nunca chegava.
Passei quase um ano, visitando o Consulado de Manaus, e só recebi promessas e nada mais, que o assentamento do registro de meu Pai estava chegando.
Através de um primo meu, verifiquei no verso da certidão emitida do Pai dele pela IRN, o endereço da Conservatória, com os devidos telefones e e-mail.
Como eu não tinha mais nada a ganhar ou a perder, resolvi enviar um e-mail, para a Conservatoria de Registros Centrais em Lisboa, relatando toda a minha situação vexatória, que estava passando aqui no Brasil, junto ao Consulado e para não perder mais tempo, enviei junto do e-mail o Registro de Nascimento do meu Pai Português.
Advinha o que aconteceu?
Depois de 2 dias a Conservatória me respondeu, assentando o meu Pai no Registro da mesma como Português, me enviando a certidão de nascimento português do mesmo.
O que eu levei mais de 6 meses pedindo em Consulado, em 2 dias foi resolvido.
Eu estou contando este relato, porque sei que existe outras pessoas, na mesma situação que a minha, sem saber de como solucionar o problema.
Já dei entrada em toda a documentação e estou aguardando resposta por parte da Conservatória Portuguesa.
Vou deixar a quem interessar o endereço do contato o qual segue abaixo:
Conservatoria de Registros Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca n 198-202
Tel: 213817600, 21-3817670, Fax: 2138817698
Email: crcentrais.cert-cons@dgm.mj.pt
Espero ter ajudado voces.
Alberto.
De todos os assentos de registros dos meus tios, ocorridos na Conservatoria de Registros Centrais em Lisboa, somente a do meu pai nunca chegava.
Passei quase um ano, visitando o Consulado de Manaus, e só recebi promessas e nada mais, que o assentamento do registro de meu Pai estava chegando.
Através de um primo meu, verifiquei no verso da certidão emitida do Pai dele pela IRN, o endereço da Conservatória, com os devidos telefones e e-mail.
Como eu não tinha mais nada a ganhar ou a perder, resolvi enviar um e-mail, para a Conservatoria de Registros Centrais em Lisboa, relatando toda a minha situação vexatória, que estava passando aqui no Brasil, junto ao Consulado e para não perder mais tempo, enviei junto do e-mail o Registro de Nascimento do meu Pai Português.
Advinha o que aconteceu?
Depois de 2 dias a Conservatória me respondeu, assentando o meu Pai no Registro da mesma como Português, me enviando a certidão de nascimento português do mesmo.
O que eu levei mais de 6 meses pedindo em Consulado, em 2 dias foi resolvido.
Eu estou contando este relato, porque sei que existe outras pessoas, na mesma situação que a minha, sem saber de como solucionar o problema.
Já dei entrada em toda a documentação e estou aguardando resposta por parte da Conservatória Portuguesa.
Vou deixar a quem interessar o endereço do contato o qual segue abaixo:
Conservatoria de Registros Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca n 198-202
Tel: 213817600, 21-3817670, Fax: 2138817698
Email: crcentrais.cert-cons@dgm.mj.pt
Espero ter ajudado voces.
Alberto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
boa dica do Jose Alberto pra aqueles que se encontram na mesma situacao, dar entrada pelo Consulado eh uma bobagem, e logo mais serao menos Consulados Portugueses no Brasil, querem encerrar as atividades do Consulado de Santos em breve.
Continuando a minha saga, recebi outro e-mail, da Conservatória de Lisboa, me informando que o registro de assentamento do meu Pai estava sendo encaminhado para o setor de certidões.
O endereço do e-email para quem interessar do setor de certidões é:
crcentrais.macau@dgrn.mj.pt
Outro fato muito importante que eu descobri, foi que o Consulado onde requeri o pedido da minha Nacionalização, não falou a verdade, para mim durante esses quase 1 ano, que estou lutando para fazer o registro de meu Pai.
Sempre quase todas as vezes, recebia a resposta de que já haviam mandado o pedido e assim acreditei, pois quem, poderia duvidar da palavra de um funcionário de alto escalão de um Consulado.
Como mentira tem perna curta somente no dia 13.07.2009, meu Pai foi assentado nos Registros da Conservatória de Lisboa, através do e-mail que eu mandei, conforme explicado no primeiro tópico desta mensagem.
Agora ficou a dúvida de se requerer o pedido de Nacionalização Portuguesa, pelos Consulados, que para mim perderam a credibilidade.
Não tem nenhum mistério, é só vocês explicarem os motivos detalhadamente, que com certeza os pedidos vão ser acolhidos.
Se eu fiz deu certo, porque para vocês não vai dar certo também?
Tem que tentar de todas as maneiras, NUNCA SE DEVE DESISTIR E SIM PERSISTIR.
Eu arrisquei e acabou dando certo.
Espero esta ajudando quem precisa.
Aquele abraço a todos.
Alberto.