Dúvida sobre procuração

Eu já li os tópicos, mas tenham paciência com esta pessoa enrolada aqui. rsrs Tudo para entregar o processo direto lá na amada terra!

Copio o modelo do site para o fim desejado... levo ao cartorio... lá eles farão a procuração... faço o reconhecimento da firma do tabelião... levo ao consulado e faço a legalização. É isso???

Ou tem itamaraty no meio?

E o que é exatamente esta legalização??? È um reconhecimento presencial de firma? Uma autenticação??

Obrigadaaaaa

Comentários

• Viginia eu vou lhe contar como eu fiz, bom eu fiz a procuração de proprio punho e a assinatura é presencial, é so consulado portugues da o carimbo e pronto.
    ñ precisa levar no itamaray!
  • Virginia, vc pode usar o modelo de procuração que temos aqui na comunidade (é o modelo oficial) e sua mãe deve levar ao cartório e assinar lá presencialmente. A firma dela será reconhecida por autenticidade e eles colocam um selo na procuração. Depois vc deve levar essa procuração ao consulado e lá eles colocam um outro selo, o chamado selo branco, que é uma autenticação baseada na autenticação do cartório.

Pode ser que o cartório redigite a procuração ou então eles podem usar o documento que vc levar já pronto mesmo.

Qq outra dúvida é só perguntar!
  • Confirmando

Você nao acha necessário que a procuração seja emitida no papel do cartorio... ou não faz diferença?
    E confirmando a procuração para aquisição de nacionalidade: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/modelo-de-procuracao-2-19010/downloadFile/file/procura3.pdf?nocache=1200046071.6
  • Não, o mais importante é o selo de autenticidade da firma, é isso que valida o documento. Vc preenche tudo e sua mãe apenas assina no cartório.

como sua mãe é brasileira, fica aqui uma dica pra procuração:
    freguesia = cidade
    concelho = estado
  • o que posso fazer para conseguir minha cidadania posto que os papeis da minha familia gama! foram perdidos em um incêndio?
    os papeis da família mattos não estão com meu avô! mas todos os meus sobrenomes são portugueses e os sobrenomes de meus antepassados incluem outros sobrenomes portugueses, como o lima de meu pai e o oliveira de minha mãe!
    respondam"
  • Lucas,

sobrenomes nao vao chegar a lugar algum, precisa saber quem eh o portugues na sua familia.
  • Alguém sabe me dizer sobre o Suprimento Judicial? me ajuda no caso o pai não assine o pedido de atribuição de nacionalidade?
    Será que a conservátoria aceita? Quem precisa de atribuição é menor.
    Obrigada
  • Custo

Só pra eu saber o custo disto no Consulado, e ir prevenida, será uma legalização ou reconhecimento de firma??? Alguém sabe dizer quanto custa??
    Já descobri que não precisa agendar, é só ir lá. :)
  • Virginia,

vao te cobrar por uma legalizacao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.