Noivo sem certidão de nascimento em Portugal e no Brasil
Prezados, boa tarde.
Se possível, podem me esclarecer uma dúvida?
Estive em Portugal para retirar a certidão de nascimento do meu avô e descobri que meus bisavós vieram para o Brasil antes do nascimento de meu avô, de modo que não localizaram a certidão de nascimento requerida.
Assim, iniciei a busca no local de destino do navio através do qual meus bisavós vieram para o Brasil .
Pois bem, em Avará - SP me informaram que não foi localizada a certidão requerida.
Meu avô veio para o Rio de Janeiro pouco antes de se casar, mas também não localizei aqui qualquer registro de nascimento.
Outro problema é que todos os documentos que tenho de meu avo (certidão de casamento e óbito), fazem menção a ele como "natural de Portugal".
Assim, minha duvida é: como devo proceder?
Em suma: todos os documentos do meu avô descrevem ele como Português, todavia, seus pais vieram para o Brasil antes de seu nascimento e, ainda, aqui no Brasil não foi localizada sua certidão.
É possível requerer a transcrição do casamento sem a certidão de nascimento do cônjuge ?
Fico no aguardo de mais orientações.
Um abraço.
Se possível, podem me esclarecer uma dúvida?
Estive em Portugal para retirar a certidão de nascimento do meu avô e descobri que meus bisavós vieram para o Brasil antes do nascimento de meu avô, de modo que não localizaram a certidão de nascimento requerida.
Assim, iniciei a busca no local de destino do navio através do qual meus bisavós vieram para o Brasil .
Pois bem, em Avará - SP me informaram que não foi localizada a certidão requerida.
Meu avô veio para o Rio de Janeiro pouco antes de se casar, mas também não localizei aqui qualquer registro de nascimento.
Outro problema é que todos os documentos que tenho de meu avo (certidão de casamento e óbito), fazem menção a ele como "natural de Portugal".
Assim, minha duvida é: como devo proceder?
Em suma: todos os documentos do meu avô descrevem ele como Português, todavia, seus pais vieram para o Brasil antes de seu nascimento e, ainda, aqui no Brasil não foi localizada sua certidão.
É possível requerer a transcrição do casamento sem a certidão de nascimento do cônjuge ?
Fico no aguardo de mais orientações.
Um abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ele também costumava falar que era Paulista, então fiz inúmeras buscas em cartórios de SP, inclusive Avaré que era o destino indicado pelo pai dele na lista de bordo do navio, mas não encontrei nada.
Não sei mais por onde procurar.
Muito obrigada pela resposta!
desse avô e bisavós vc não passou os dados. Passou?
Olá Guilherme. Então, passei há algum tempo, mas já descobri muitas coisas novas rs
Tanto tempo procurando essa certidão que já achei todos os outros documentos que precisave.
Então, o marido da portuguesa chamava JAYME DOS SANTOS ou JAIME DOS SANTOS nascido em 10.08.1901, filho de ANTONIO JOSE RODRIGUES E VICTORIA DOS REIS. Ele dizia que sua família havia desembarcado em São Paulo. Ele tinha quatro irmãos de nomes Maria Amélia, João, Abílio e Davi.
No registro do passaporte consta que vieram ao Brasil apenas os pais e os irmãos Abílio e Davi, em 1887.
A esposa do Jayme era portuguesa e chamava LAURA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES, encontrei o registro de nascimento dela em Travancas, nascida em 06.09.1906, filha de Manoel João Rodrigues e Francisca Thereza Rodrigues.
Sei também que eles se casaram no RJ e após o casamento ela passou a se chamar LAURA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS.
Além disso sei que os dois eram primos e tiveram 21 filhos, todos nascidos no RJ, dos quais conheço apenas 6.
É TUDO QUE SEI...
Obrigada!!!
A freguesia é Travancas mesmo? Chaves? Não encontrei a Laura.
Nesse arquivo: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1055557
Meu problema maior é que não localizo a certidão do cônjuge (Jaime), o que me impede de fazer a transcrição.