prazo de validade de documentos para envio

Estou voltando a dar andamento em meu pedido de cidadania portuguesa. Minha certidão de inteiro teor é de 20 de maio de 2011 e o carimbo do ministério das relações exteriores é de 04/04/2012. Posso já levar para reconhecer no cartório? Estou dentro do prazo? Poderiam por favor me ajudar. Parece que a certidão vale 1 ano, mas com o carimbo do Ministério dentro de um ano ainda vale?

Comentários

  • Ué, os documentos que você mandou para Lisboa a pouco tempo não são os do seu processo? 


    "Posso já levar para reconhecer no cartório?"  - No cartório ou no consulado?

    O consulado não aceita dar inicio nos processos com base em certidão emitida a mais de 6 meses, e não recomendam mandar para Portugal documentos que ultrapassem esse tempo porque certidões afim de compor o registro civil português precisam ser atualizadas, por isso, estipulam esse período de validade de 6 meses. Por outro lado há quem diga que a certidão após ser legalizada no consulado não perde a validade.

    Se a sua certidão já estiver legalizada no consulado, mande um e-mail para CRC e pergunte se a certidão seria aceita sob essas circunstâncias. 

    Se a sua certidão não estiver legalizada no consulado, ai realmente não serve, terá que emitir outra no cartório e fazer todo o processo de legalização de novo.   
  • olá Hermano, desculpe quem mandou esta mensagem foi minha irma, que é casada, sei que o procedimento é diferente. por isso ela quem esta solicitando orientações!
     
  • Fanny o prazo de validade das certidões é de 1 ano. De primeiro era de 6 meses. Voce tem que checar no Consulado. Agora em Portugal esse procedimento não existe. O que interessa para a CRC é se a certidão e legítima ou verdadeira, sendo original é o que interessa para os Portugas. Um grande abraço, muita saúde a voce e toda a família, feliz 2013...
  • FANNY
    Segundo esclarecimentos do Sr Mario, do Porto:
    As certidões, para efeitos da nacionalidade, desde que legalizadas

    pelo Consulado, não têm prazo de validade, no entanto para outras

    situações podem ter e para casamento, deverá ter um prazo máximo

    de 6 meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.