Documentação necessária para atribuição de neto após atribuição de filha de português
Fernando
Member
Bom dia,
Agora em dezembro tentarei fazer pessoalmente diversos trâmites diretamente nas conservatórias. No entanto, surgiram várias dúvidas montando um check-list da documentação necessária. Busquei no forum, mas não encontrei uma resposta prática. Então se puderem ajudar, agradeço muito. Meus avós maternos são portugueses e se casaram no Brasil, minha mãe é viva e viúva.
1ª. ETAPA: TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DOS AVÓS PORTUGUESES
1. Requerimento de transcrição do casamento assinado por autenticidade(*) pelo neto (usarei o modelo Ponta Delgada)
2. Cópia autenticada do RG do neto requerente (*)
3. Certidão de nascimento modelo RESUMIDO do neto apostilada para comprovar o vínculo com os nubentes
4. Cópia simples do registro de nascimento dos nubentes (ambos são portugueses).
5. Certidão de Casamento de Inteiro Teor dos nubentes apostilada
6. Pagamento realizarei na própria conservatória
(*) Dúvida: indo pessoalmente vocês julgam necessárias essas autenticações já que estarei apresentando os originais e presencialmente?
2ª. ETAPA: REQUERIMENTO DA NACIONALIDADE DA MINHA MÃE
1. Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade pela minha mãe (**)
2. Certidão de Nascimento da requerente por cópia reprográfica apostilada
3. Cópia simples do pai português declarante
(**) Dúvida: devo levar uma procuração e, neste caso, seria eu que assinaria em nome da minha mãe no formulário 1C? Ou posso levar diretamente o formulário assinado por ela?
3a. ETAPA: E AGORA JOSÉ???
Essa é a parte que não encontrei resposta prática, tipo check-list no forum, encontrei muita coisa do tipo "depois que sua mãe/pai conseguir a atribuição, você poderá solicitar a sua".
1. Afinal o que é a atribuição em termos de DOCUMENTAÇÃO portuguesa?
2. Ou seja, o que é gerado documentalmente (em Portugal) que deverei juntar ao meu processo para pedir a transcrição de casamento de meus pais e, posteriormente, solicitar a atribuição de minha nacionalidade (neto)?
3. Na prática, que informação terei para preencher o Quadro 2 do Formulário 1C e quais documentos devo anexar com referência a minha mãe?
Agora em dezembro tentarei fazer pessoalmente diversos trâmites diretamente nas conservatórias. No entanto, surgiram várias dúvidas montando um check-list da documentação necessária. Busquei no forum, mas não encontrei uma resposta prática. Então se puderem ajudar, agradeço muito. Meus avós maternos são portugueses e se casaram no Brasil, minha mãe é viva e viúva.
1ª. ETAPA: TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DOS AVÓS PORTUGUESES
1. Requerimento de transcrição do casamento assinado por autenticidade(*) pelo neto (usarei o modelo Ponta Delgada)
2. Cópia autenticada do RG do neto requerente (*)
3. Certidão de nascimento modelo RESUMIDO do neto apostilada para comprovar o vínculo com os nubentes
4. Cópia simples do registro de nascimento dos nubentes (ambos são portugueses).
5. Certidão de Casamento de Inteiro Teor dos nubentes apostilada
6. Pagamento realizarei na própria conservatória
(*) Dúvida: indo pessoalmente vocês julgam necessárias essas autenticações já que estarei apresentando os originais e presencialmente?
2ª. ETAPA: REQUERIMENTO DA NACIONALIDADE DA MINHA MÃE
1. Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade pela minha mãe (**)
2. Certidão de Nascimento da requerente por cópia reprográfica apostilada
3. Cópia simples do pai português declarante
(**) Dúvida: devo levar uma procuração e, neste caso, seria eu que assinaria em nome da minha mãe no formulário 1C? Ou posso levar diretamente o formulário assinado por ela?
3a. ETAPA: E AGORA JOSÉ???
Essa é a parte que não encontrei resposta prática, tipo check-list no forum, encontrei muita coisa do tipo "depois que sua mãe/pai conseguir a atribuição, você poderá solicitar a sua".
1. Afinal o que é a atribuição em termos de DOCUMENTAÇÃO portuguesa?
2. Ou seja, o que é gerado documentalmente (em Portugal) que deverei juntar ao meu processo para pedir a transcrição de casamento de meus pais e, posteriormente, solicitar a atribuição de minha nacionalidade (neto)?
3. Na prática, que informação terei para preencher o Quadro 2 do Formulário 1C e quais documentos devo anexar com referência a minha mãe?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1- Ok
2- Não precisa
3- Peça a sua certidão de nascimento de inteiro teor digitalizada(mesmo preço da comum)
4- Certo
5- Certo
6- Todas as certidões precisam ser apostiladas
Sobre seu RG cópia simples e apresente o original
1- Certo
2- Certo
3- Certo
Falta o xerox do RG autenticado e apostilado da sua mãe (se levar o 1 C já assinado por ela)
Pode levar assinado ou assinar por ela caso leve a procuração
* se sua mãe alterou o nome de solteira pra casada,veja se esta averbado na certidão de nascimento
Caso não esteja,precisa da certidão de casamento inteiro teor digitalizada e apostilada
Apos a atribuição da sua mãe,precisa transcrever o casamento dela antes de pedir sua atribuição
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Mas a dúvida principal permanece, veja "Apos a atribuição da sua mãe,precisa transcrever o casamento dela antes de pedir sua atribuição"... Então o que é essa "atribuição"? O que vai ser gerado para que eu possa anexar na requisição de transcrição do casamento? É uma certidão, número de um registro ou ambos? O que fisicamente/documentalmente é essa "atribuição" para que eu possa anexar ao processo?
Quando do deferimento do processo será gerado e registrado o assento de nascimento em Portugal, esse assento é identificado por um número/ano e local, exatamente como acontece no Brasil.
Para os próximos processo será necessário informar os dados do assento ou juntar uma cópia da certidão deste.
Alguém pode me informar o passo a passo?
E os lugares mais fáceis?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
OBS:vc tem a opção de fazer pelo consulado tb