Atribuição de Neto x Aquisição por cônjuge

Qual a melhor e/ou possível para milha esposa diante da situação?

Sou filho de português e estou tirando a minha e logo após tirarei a dos meus filhos mas a questão é para minha esposa, pois ela é neta de português com seu pai já falecido. Não tem a ligação efetiva que eles aceitam normalmente, mas vi num site um comentário sobre mudanças recentes na lei.
Dizia o seguinte:

"Oposição à cidadania de cônjuge e companheiro
Como era antes
De acordo com a Lei da Nacionalidade, em qualquer das hipóteses de aquisição de cidadania pelo casamento ou união estável a inexistência de ligação efetiva à comunidade nacional portuguesa constituía fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade pelo Ministério Público.

Contudo, prevê o Regulamento da Lei da Nacionalidade que deve ser presumida a referida ligação quando o requerente, dentre outras hipóteses, for natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e existam filhos, portugueses de origem, do casamento ou da união estável que fundamenta a declaração. Ou seja, nesta hipótese não haveria motivo para oposição à aquisição da nacionalidade por cônjuge ou companheiro.

O que mudou?
Agora na própria Lei da Nacionalidade consta que a oposição à aquisição de nacionalidade, em razão da inexistência de ligação efetiva à Portugal, não se aplica às situações de aquisição de nacionalidade em caso de casamento ou união estável quando existam filhos comuns do casal com nacionalidade portuguesa.

Ou seja, a Lei acaba por ampliar o escopo da hipótese de presunção de vínculos já prevista no Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, tornando a mesma aplicável também ao requerente que não seja natural de país de língua portuguesa e ainda que o filho do casal não tenha cidadania originária, mas sim derivada."

Então, será que ela consegue a atribuição como neta , sendo nascida no Brasil, casada e mãe de portugueses ou é melhor tentar como cônjuge ?

Comentários

  • @Renato aconselho sua esposa a tentar a nacionalidade como cônjuge de português.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.