Comecando do Zero

Entao galerinha da Comunidade, vou comecar minha saga agora.
Cheguei ha 1 semana em Portugal, estou na Marteleira - Torres Vedras.
Casei com meu Portugues em janeiro desde ano em Maceio - Alagoas - Brasil.
Primeiro passo entao eh transcrever o casamento aqui em Portugal?
Ha tenho dois filhos, um soh meu de pai falecido e outra minha e dele de 1 ano e meio.
O q fazer para eles tb?
Bem primeiro tenho q ir na Loja do Cidadao eh? Q documentos levar?
To perdida...

Bem este topico vai ter uma longa duracao, pois eh uma longa estrada.

Obrigada.

Comentários

• Joyce

Sim, o primeiro passo é transcrever eu casamento em PT. Depois de três anos vc poderá dar entrada no seu processo (isso se vc continuar morando aí em PT, pois deverá provar laços efetivos)
    Em relação aos seu filhos é o seguinte... O seu primeiro filho vc poderá transmitir a cidadania a ele quando vc conseguir a sua, espero que alguém teade pq aco que o seu marido poderá assumir a paternidade dele por adoção se ele for menor de 18 anos,mas não estou seguro nessaresposta po isso peço paraaguém ajudar.
    á a sua flha com o português vc poderá dar entrada imediatamente e se ela for menor vc não terá gastos coma taxa da CRC.
    Bom, sei que ainda vc terá muitas dúvidas, coloque-as aqui para podemos ajudar.
  • Meninas muito obrigadaaaaaaaaaa.
    Outra perguntinha: Entao soh dou entrada na minha residencia? Dos meus filho nao?
  • Rosangela bigaduuuuuuu.
    Mais uma pergunta: A carteira de motorista depende da residencia? Ou ja posso da entrada na mudanca da carteira brasileira pra de portugal, independente do outro processo?
    Bjs.
  • Trouxe sim.
    Mais sera q tera validade ate la?
    Num sao apenas 3 meses cada documento?
  • Oi pessoas depois d quase 3 semanas esperandao a transcricao do casamento de brasileiro pra portugues em fim saiu.
    Fui buscar ontem la em Bombarral, maissssssss, pra minha surpresa, estamos casados agora em Portugal com SEPARACAO IMPERIAL DE BENS.
    Fiquei puta da vida, pq no Brasil a certidao de casamento esta como COMUNHAO PARCIAL DE BENS.
    E o motivo para tal mudanca q eles alegaram, eh q meu marido nao fez um tal processo q eu n me recordo o nome, tipo uma publicacao, q poderia ser feita em qualquer conservatoria ou consulado, antes de casar no estrangeiro.
    Mais como ele iria saber q teria q fezer este processo se niguem explica os pros e os contras. Disseram q ele n respeitou a lei, quando se casou no estrangeiro, foi em uma conservatoria e apenas pediu a certidao de nascimento pra casar no Brasil.
    E eu disse: Mais cabe ha vcs explicarem quais sao os documentos ou procedimentos para da inicio ha qualquer porcesso. E sabe o q ha bentida me respondeu: Nao nao, nos damos soh a certidao mesmo q a pessoa diga q eh para casar no estrangeiro, nao somos pagos pra explicar nada.
    Pode.................................
    Resultado, to irada, e casada com separacao total de bens e ela disse q a solucao, eh se divorciar e casar de novo.
  • Rosangela, uma duvida.
    Vc me disse pra ir no site do Sef e imprimir a Ar para Familiar de Cidadao da Uniao Europeia.
    Bem la no site eu imprimo:
    - Pedido de reagrupamento familiar

E este o nome certo ou nao...
    Abracos e obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.