Transcrição de casamento - Brasil x Portugal - SEF

Caros, boa tarde!

Peço desculpas inicialmente se esse tópico já foi abordado anteriormente, mas fazendo uma busca, não encontrei, visto que é algo mais específico.
Estou em Portugal e realizei meu processo de atribuição, estou aguardando meu cartão do cidadão e o próximo passo será transcrever meu casamento.
Fui até o local em Marco de Canaveses, onde solicitei meu cartão, e após tirar dúvidas lá, devido ao péssimo atendimento das senhoras do local, fui até Amarante, onde o atendimento foi exemplar.
Porém, a senhora de Amarante, informou que qualquer casamento com menos de 10 anos, precisa ser verificado pelo SEF, pois houveram muitos casos recentes de casamento por interesse.
Estou casado há pouco menos de 7 meses, e o preocupante é que ela disse que se por um acaso o SEF encrencar, o valor de 120 euros é perdido, não que haja motivos para eles encrencarem, porém não gostaria de ser esse "escolhido".
Com isso, a dúvida é: o processo pelo Brasil, via consulado, passa pelos mesmos trâmites de tirar diretamente em Portugal (verificação e aprovação do SEF), ou o nível de certeza, por estar fazendo pelo consulado no Brasil é mais certo?
Agradeço desde já a ajuda e pelas ajudas anteriores que tive nesse fórum!
Daniel Henrique

Comentários

  • @DaniDash vc pode fazer pelo consulado que não tivemos informação que transcrições de casamento recentes podem ser enviados para o SEF. Nas conservatórias isso pode acontecer sim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.