Aquisição X Atribuição urgente
Amigos... até entao vinha tirando duvidas para fazer o processo de minha mãe por aquisição (já que é casada com meu pai, portugues, desde 1930 e muitos). Entretanto,
lendo que há divergencias sobre morar lá ou nao para conseguir isto, e que é mais demorado... pensei na possibilidade de fazer o processo dela por atribuição, já que é filha de portugues.
Informações: tenho certidao de nascimento de inteiro teor dela, o pai dela (portugues), foi o declarante. Isto evitaria uma transcrição de casamento?
Tenho certidao de nascimento dele e de casamento, se for o caso.
Problema: nao tenho certidao de nascimento da mae dela, brasileira. E acho dificil conseguir. Esta certidao é ESSENCIAL?
Obrigadaaaaaaaaaaaa!
lendo que há divergencias sobre morar lá ou nao para conseguir isto, e que é mais demorado... pensei na possibilidade de fazer o processo dela por atribuição, já que é filha de portugues.
Informações: tenho certidao de nascimento de inteiro teor dela, o pai dela (portugues), foi o declarante. Isto evitaria uma transcrição de casamento?
Tenho certidao de nascimento dele e de casamento, se for o caso.
Problema: nao tenho certidao de nascimento da mae dela, brasileira. E acho dificil conseguir. Esta certidao é ESSENCIAL?
Obrigadaaaaaaaaaaaa!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Já a certidão da mãe dela não é nem opcional, muito menos essencial. Você não precisa dela, ponto final.
É isso mesmo que o Matheus escreveu, como foi seu avô(portugues) quem fez o registro de sua mãe, não necessita de averbar casamento e nem da certidão de sua avó, segue o que vai precisar:
DO SEU AVÔ:
- Nº e ano de acento, nome da freguesia, concelho e conservatoria de onde ele foi registrado, não é necessario enviar a certidão, mas se quizer para agilizar, pode enviar uma copia simples, desde que coloque esses dados no formulario 1C
DA SUA MÃE:
- Certidão de nascimento de inteiro teor, com firma reconhecida de quem emitir, legalizada no Itamaraty, e autenticada no consulado,
- Xerox autenticada do RG dela e autenticada no consulado,
- Formulario 1C preenchido, mas somente assinado na presença do funcionario do consulado,
- Vale postal no valor equivalente a 175 euros, pagos no correios.
Qualquer duvida , volte a perguntar.
E não precisa da certidao de casamento de vovô e vovó?
Vou a Lisboa agora no dia 30.. então é melhor fazer uma procuração ou basta sair daqui com o 1-C preenchido e assinado por mamae no consulado??
Outra coisa: Só posso fazer isso em Lisboa? Na verdade, vou a Madeira, minha familia é de lá... eu só passaria em Lisboa pra dar entrada no processo dela. Se puder fazer pela Madeira... seria melhor.
Olha... tomara que eu possa contribuir de alguma forma.. porque esta comunidade é tudo de bom!!
Como fica a questao do nome.. tenho que pôr o nome de solteira de mamae no 1-C? Porque na procuração sairá com o de casada.
Porque eu fiz a transcrição do casamento dela com papai.. no meu processo. É melhor anexar a certidao de casamento portuguesa dela tambem?
ô menina confusa. rsrs
voce pode entregar a documentacao em qualquer conservatoria do registro civil de PT, o formulario 1C pode ser entregue ja previamente assinado presencialmente pela sua mae e legalizado no Consulado, dispensando a procuracao. O nome dela no formulario deve ser o de casada, leve uma certidao de casamento da sua mae apenas para comprovar a mudanca de nome, ou, caso a certidao de nascimento dela ja tenho o casamento averbado, nao precisa entao da certidao.
E se o pai dela eh mesmo o declarante, nao precisa fazer a transcricao de casamento dos seus avos, e nao vai precisar da certidao de casamento deles.
ô vida. Lá vou eu com as dúvidas de novo. Seguinte:
Meu avô (portugues) tem na documentação (nascimento e casamento) : pai: antonio rodrigues mae: virginia da encarnação (ambos portugueses)
Mas declarou minha mãe, no brasil, com avós paternos: pai: antonio rodrigues mae: virginia da encarnação RODRIGUES.
Isso é grave? Ou dou entrada e vejo se cai em exigência?
nao parece grave, afinal eh o sobrenome do marido dela, da entrada assim mesmo, eh bem provavel que nao tera problemas.
por atribuicao eh bem mais facil e rapido, manda bala!
Então, darei entrada no Funchal mesmo. Já levantaram a certidao de vovô (1898)!!!
Foi na hora, impressionante. Sendo que aqui no Rio... levaram cinco dias pra me dar uma certidao de nascimento. Aff!!
Se alguém precisar de alguma coisa na Madeira e eu puder ajudar... Às ordens!